Inconformados
Sermon • Submitted
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
Romans 12:1-2
Romans 12:1-2
Introdução
A epistola de Paulo a Romanos foi dividida em duas partes, na primeira, capítulos 1 - 11 o Apostolo apresenta a teoria do estudo da justificação pela fé, dos capitulos 12 - 16 o autor expoe as questões práticas.
Os versos 1 e 2 do capitulo 12 são uns dos mais importantes em toda a Bíblia, e contém mais termos teológicos e verdades chaves para o seu tamanho do que talvez qualquer outro versículo da Escritura.
Paulo concluiu as suas longas e exigentes explicações sobre o pecado humano, sobre o evangelho de Cristo, sobre o papel da lei, da etnia Israel e do verdadeiro Israel. Com o "portanto" de 12:1, Paulo começa a desenvolver aplicações gerais resultantes para a vida cristã.
Rogo-vos - Pede, motiva, comissiona, encoraja.
Miséricordia de Deus - Justificativa para a ação, Antes deste versículo em Romanos, Paulo mencionou a misericórdia de Deus dez vezes (Rom. 9:15 [duas vezes], 16, 18 [duas vezes], 23; 11:30, 31 [duas vezes], 32), e menciona-o mais duas vezes seguindo este versículo (12:8 [a misericórdia de Deus manifestada por instrumentos humanos]; 15:9). A sua conclusão do capítulo 11 resume tudo o que ensinou sobre a soberania de Deus na salvação, dizendo que "Deus uniu todos os homens à desobediência, para que Ele tenha misericórdia de todos eles" (Rom. 11:32).
A única coisa que salva uma raça humana perdida no pecado é a misericórdia de Deus. Misericórdia é oiktirmos (compaixão, piedade; além deste versículo, cf. 2 Cor. 1:3; Phil. 2:1; Col. 3:12; Heb. 10:28), essa resposta de Deus baseada na compaixão para com a situação dos humanos que o leva a renunciar ao que eles merecem, castigo pelo pecado, e dar-lhes o que eles não merecem, perdão.
A motivação para todas as suas exortações é a misericórdia de Deus em tornar a salvação disponível a todos em Cristo (daí que o "portanto" -Paul não tenha trocado aleatoriamente de temas; ele prossegue um argumento). Ele concentra-se primeiro na vida na igreja (Rm 12) e depois move-se para a vida no mundo (Rm 13). Ele voltará à vida na igreja nas duas últimas secções do livro.
(Kenneth Boa e William Kruidenier, Romanos, vol. 6, Holman New Testament Commentary (Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers, 2000), 362-363.)
(Douglas Mangum, ed., Lexham Context Commentary: New Testament, Lexham Context Commentary (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020), Ro 12:1-13:14.)