Superando a Ansiedade
Quem é o dono de quem? • Sermon • Submitted
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Começamos na semana passada uma série de mensagens sobre a nossa relação com o dinheiro, e na primeira mensagem falamos sobre as palavras de Jesus afirmando que temos que escolher a qual Deus vamos servir: a Deus ou as riquezas.
Sim, o dinheiro tem o poder de se transformar em um Senhor e quando ocupa esse lugar, ele é um carrasco e exige devoção exclusiva. A partir disso, Jesus continua falando sobre o resultado da devoção a cada um desses senhores. O resultado de servir a Deus ou ao dinheiro.
25 — Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas? 26 Observem as aves do céu, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, as sustenta. Será que vocês não valem muito mais do que as aves? 27 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
28 — E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé? 31 Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. 33 Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.
34 — Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
Jesus aqui está nos dizendo que servir ao dinheiro, ser escravo dos fascínios desse mundo produz uma doneça na nossa alma, a ansiedade (na NAA preocupação, em outrqas ansiosos). Depositar, segurança, sentido e significado em coisas materiais e trasnitórias é como entrar em um ciclo repetitivo de ansiedade que nos sufoca. O pastor Hernandes Dias Lopes costuma dizer que a ansiedade é o estrangulamento da alma. Se você serve ao dinheiro e as riquezas, você vai sempre deopender de mais e vai ser como caminhar atrás do horizonte.
Uma vez ouvi uma pessoa dizendo sobre três grandes doenças deste tempo: Depressão, excesso de passado - Stress, excesso de presente - Ansiedade, excesso de futuro.
A ansiedade é um dos males deste século. Atinge homens e mulheres, jovens e velhos, doutores e analfabetos, religiosos e ateus.Viver ansioso, é viver com os nervos à flor da pele. E meditando nessas Palavras de Jesus vemos dois imperativos fundamentais para nós:
Não fiquem ansiosos
Não fiquem ansiosos
Você é uma pessoa ansiosa? Você é daquele tipo de gente que vive roendo as unhas, antecipando os problemas? Os problemas ainda estão longe e você pensa que eles estão batendo à sua porta? Você sofre pensando no que vai comer, com o que vai se vestir? Onde vai morar, onde vai trabalhar, onde seu filho vai estudar?
Por isso, Jesus aqui começa falar sobre algo central em nosso relacionamento com Ele, a maneira que vivemos neste mundo em relação ao Pai. Sim, é sobre isso que Jesus fala quando Ele diz: Não andem preocupados por coisa alguma. Esse imperativo do próprio Senhor Jesus é sobre não estar ansioso por coisa alguma deste mundo, nada, dinheiro, bens, política...
Por isso Jesus aqui fala sobre o resultado da escolha por qual Senhor você optou servir. Quando servimos às riquezas, aos facínios deste mundo nós nos tornamos naturalmente mais ansiosos. Sim, os fascínios deste mundo não são capazes de aplacar a nossa ansiedade, pelo contrário, nos torna ainda mais ansiosos. Por isso eu gostaria de primeiramente esclarecer algumas coisas:
O que não é ansiedade:
O que não é ansiedade:
Ansiedade não é desprezar as necessidades do corpo, Jesus nos ensinou a orar pedindo ao Pai o pão nosso de cada dia.
Ansiedade também não é irrresponsabilidade com o futuro. A bíblia aprova o trabalho previdente da formiga que trabalha no verão e guarda para o inverno. Deus age primeiramente por meios ordinários, e a forma ordinária de Deus te abençoar é te dando saúde e capacidade de trabalho no presente, para que com sabedoria você guarde para o futuro.
Ansiedade não é correr atrás, "matar um Leão por dia", temos que trabalhar. A preguiça, o ócio é pecado. Até mesmo a comparação que Jesus faz com a natureza, vemos que os pássaros voam atrás do alimento que Deus prove na natureza, as plantas extraem do solo e do sol os nutrientes.
Ansiedade também não é estar isento de dificuldades. A própria natureza que é ilustrada por Jesus, mesmo sendo sustentada pelo Senhor, ela não está isenta a danos. Embora Deus nos alimente, ele não nos isenta de períodos de dificuldade.
Características da ansiedade
Características da ansiedade
Já que Jesus afirma claramente que não devemos ser ansiosos, precisamos saber o que de fato é ansiedade, do que Ele está falando. Por isso eu gostaria de enumerar algumas caracteristicas da vida ansiosa por causa do dinheiro e bens materiais.
Destrutiva
Destrutiva
É um dos males da atualidade, extrangula a alma e nos adoece emocionalmente fisicamente.
Enganadora
Enganadora
Ela tem o poder de criar problema onde não existe, as vezes sofremos por um problema que não existe, algo que achamos que vai ou pode acontecer. A maioria dos problemas que nos deixam ansiosos na verdade nunca vão acontecer, então sofremos desnecessáriamente. A ansiedade tem o poder de aumentar os problemas e diminuir nossa capacidade de resolvê-los.
A ansiedade tem o poder de desviar os nossos olhos de Deus e fixá-los nas circunstâncias. A ansiedade tem o poder de desviar os nossos olhos da eternidade e fixá-los apenas nas coisas temporais. A ansiedade é um ato de incredulidade, de falta de confiança em Deus. Onde começa a ansiedade, aí termina a fé.
Inútil
Inútil
A preocupação, segundo Jesus, em vez de alongar a vida, pode muito bem encurtá-la. A ansiedade nos mata pouco a pouco. Rouba nossas forças, mata nossos sonhos, mina nossa saúde, enfraquece nossa fé e tira nossa confiança em Deus. Os hospitais estão cheios de pessoas vítimas da ansiedade. A ansiedade mata! Como já afirmamos, o sentido da palavra “ansiedade” é estrangular, é puxar em direções opostas. Quando estamos ansiosos, teimamos em tomar as rédeas da nossa vida e tirá-las das mãos de Deus.
A ansiedade nos leva a perder a alegria do hoje por causa do medo do amanhã. Precisamos viver um dia de cada vez. Devemos planejar o futuro, mas não viver ansiosos por causa dele. Preocupar-nos com o amanhã não nos ajuda nem amanhã nem hoje. Se alguma coisa nos rouba as forças hoje, isso significa que vamos estar mais fracos amanhã. Significa que vamos sofrer desnecessariamente se o problema não chegar a acontecer e que vamos sofrer duplamente se ele vier a acontecer.
Ilusória
Ilusória
A ansiedade é uma falsa visão da vida, de si mesmo e de Deus. A ansiedade nos leva a crer que a vida é feita só daquilo que comemos, bebemos e vestimos. Ficamos tão preocupados com os meios que nos esquecemos do fim da vida, que é glorificar a Deus. A ansiedade não nos deixa ver a obra da providência de Deus na criação. Jesus tá elevando a sua existência a uma outra dimensão muito maior do que aquilo que você veste, come e bebe.
O remédio: buscai primeiro o Reino de Deus.
O remédio: buscai primeiro o Reino de Deus.
Jesus não apenas faz o diagnóstico, mas também dá o remédio para a cura da ansiedade, como vemos a seguir.
Buscar primeiro o Reino dos Céus, e não os reinos deste mundo. O que são os reinos deste mundo: Dinheiro, fama, bens, poder, governos e até mesmo a nossa pátria terrena. Isso significa que não precisamos correr atrás de ganhar dinheiro? De forma alguma. Isso significa que a fama por si só é ruim? Também não. Isso significa que os bens são inúteis? Também não. Isso significa que eu preciso ser um alienado politicamente? De forma alguma. E por fim, isso significa que eu devo desprezar o amor à pátria? Também não.
O que isso signifca é:
O dinheiro e bens são necessários, mas eu não sou escravo dele. Preciso usar o dinheiro e amar as pessoas, e nunca o contrário. Se para ganhar dinheiro eu sacrifico as coisas do alto, isso sim é pecado.
A fama, caso você a alcance, deve ser consequência e não propósito. E caso isso ocorra, que a sua fama torne o nome de Jesus ainda mais famoso que o seu nome. Que na sua carreira a fama seja apenas consequência e nunca o objetivo.
Política, é importante, impacta nas nossas vidas, mas precisamos nos lembrar de quem é nosso rei. Depositar expectativas redentivas em qualquer poliíco é pecado. Não foi nem Bolsonaro nem Lula que morreu pela igreja, e se a sua comunhão com a igreja de Cristo está no candidato que outro vota você está pecando, está desperezando o que Cristo fez, mesmo que seu irmão possa estar equivocado nas percepções políticas dele.
Ame a sua pátria, mas lembre-se que ela não é o seu destino final e que a verdadeira nação que você pertence é composta por pessoas de todo povo, tribo, lingua e nação.
Para superar a ansiedade eu preciso:
Em primeiro lugar, vencemos a ansiedade quando entendemos que Deus é nosso Pai e conhece todas as nossas necessidades (6.32). Vencemos a ansiedade quando confiamos em Deus (6.30). A fé é o antídoto para a ansiedade. Deus nos conhece e nos ama. É o nosso Pai. Ele sabe do que temos necessidade. Nele vivemos e existimos. Ele é o Deus que nos criou e nos mantém a vida. Ele nos protege, nos livra, nos guarda e nos sustenta. O apóstolo Paulo nos ensinou a vencer a ansiedade orando a Deus (Fp 4.6,7).
Em segundo lugar, vencemos a ansiedade quando sabemos que, ao cuidarmos das coisas de Deus, ele cuida das nossas necessidades (6.33). Aqui temos uma ordem e uma promessa. A ordem é buscar o governo de Deus, a justiça de Deus, a vontade de Deus e o reinado de Deus em nosso coração em primeiro lugar. Onde e como Deus reina? Qual é o local onde Deus é e deve ser reconhecido como Rei? Na igreja, Ele é o cabeça do corpo que é a Igreja.
Quando pririzamos onde Deus reina, experimentamos da sua justiça. São os interesses de Deus, ocupando nossa mente e nosso coração. Somos desafiados a buscar o governo e o domínio de Cristo em todas as áreas da nossa vida: casamento, lar, família, vida profissional, lazer. A promessa é que, quando cuidamos das coisas de Deus, ele cuida das nossas necessidades.… todas essas coisas vos serão acrescentadas (6.33). Deus trabalha em favor daqueles que nele esperam.
Em terceiro lugar, vencemos a ansiedade quando descansamos no cuidado diário de Deus (6.34). Não administramos o futuro. Antecipar o futuro e começar a sofrer por ele não é prudente. Devemos cuidar do hoje e deixar o amanhã nas mãos daquele que cuida de nós.
Quando não priorizamos o Reino, nos tornamos adoradores da matéria. Buscar primeiro o Reino de Deus é o remédio para não abraçarmos adorações vães e fúteis. Pare com ambições terrenas e passe a ter ambições eternas.
Conclusão
Conclusão
Os fascinios desse mundo só alimentam a ansiedade, e nunca aplacam. Quanto mais eu desejo e deposito dependência e segurança em qualquer coisa material e transitória, mais ansioso eu me torno. A ansiedade nesse sentido é pecado, é falta de fé. Não uma fé naquilo que eu quero que aconteça, mas a fé na certeza de quem cuida de mim. Não é fé que receberei um milhão de reais, mas a fé em quem cuida de mim mesmo que eu não ganhe nada. Essa pespectiva eterna me leva a priorizar o Reino onde Cristo governa.
Confiar em Deus é a resposta para a nossa ansiedade sobre coisas que não temos nenhum controle (a gente até se engana achando que tem).
Quando a sua falta de fé te levar a duvidar da providência de Deus, lembre-se da maior providência de todas: o evangelho (estávamos perdidos, fomos encontrados, tinhamos uma dívida impagável e ela foi paga por Jesus).