DESCANSO PARA SUA ALMA - Sl.62
Sermon • Submitted
0 ratings
· 14 viewsO Salmo 62 fala de uma condição comum a todas as pessoas de todas as idades em todas as culturas. Fala do fato de que uma pessoa não pode encontrar o verdadeiro descanso na vida à parte de Deus.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O Salmo 62 fala de uma condição comum a todas as pessoas de todas as idades em todas as culturas. Fala do fato de que uma pessoa não pode encontrar o verdadeiro descanso na vida à parte de Deus. Todas as épocas ao longo da história podem atestar isso. Vemos isso no esforço interminável para encontrar paz e satisfação através de todos os caminhos imagináveis, exceto através de Deus. Vivemos em uma época inquieta, talvez não mais do que em outras épocas, mas por diferentes razões.
Cada época, cada cultura tem suas próprias características peculiares que definem sua inquietação. Algumas das características modernas incluem agendas cheias, e, além da agenda cheia, temos os celulares que competem constantemente com o tempo de silêncio de que tanto precisamos. Relacionado a isso está o materialismo e a publicidade. Somos constantemente bombardeados com anúncios que nos incentivam a comprar cada vez mais. Nunca estamos satisfeitos porque nos dizem constantemente que não estamos satisfeitos. Poderíamos citar outras razões para nossa inquietação – famílias feridas, pressões mundiais, uma infinidade de medos e ansiedades.
Mas a principal razão para a inquietação de nossa época é a mesma de qualquer época. É um abandono de Deus, um afastar-se de Deus. Somente o contato com o Deus vivo e verdadeiro pode trazer verdadeiro descanso e paz à nossa alma.
Proposição
Proposição
É isso que Davi compartilha conosco no Salmo 62. Podemos destacar três verdades neste Salmo sobre o descanso: 1) A natureza de Deus é tal que encontramos descanso Nele; 2) Você não pode encontrar o verdadeiro descanso à parte de Deus, e, 3) Conhecer essas verdades não é suficiente – você deve se aplicar continuamente para encontrar seu verdadeiro descanso somente em Deus.
I. A NATUREZA DE DEUS É TAL QUE ENCONTRAMOS DESCANSO NELE (1-2, 11-12)
I. A NATUREZA DE DEUS É TAL QUE ENCONTRAMOS DESCANSO NELE (1-2, 11-12)
A primeira verdade que Davi traz no salmo é esta: a natureza de Deus é tal que encontramos verdadeiro descanso nele. Veja o que Davi diz no vers. 1 ... “
A. Tenha pensamentos dignos de Deus – Mt.11:28-30; Jo. 3:17
A. Tenha pensamentos dignos de Deus – Mt.11:28-30; Jo. 3:17
É importante que tenhamos pensamentos dignos de Deus. Muitas pessoas têm ideias erradas de Deus. Algumas pessoas pensam em Deus como um desmancha-prazeres. Acreditam que Deus quer pegá-los ou negar-lhes a verdadeira satisfação na vida. Mas Deus não é um desmancha-prazeres. Pelo contrário, Deus deseja que você tenha uma vida mais abundante, que você seja liberto dos pecados que o enredam e o arrastam para baixo. Deus deseja o melhor para você e Ele sabe o que é o melhor.
Deus não deseja sobrecarregar você com todos os tipos de fardos e obrigações. Em vez disso, ele deseja libertá-lo para que você possa encontrar descanso - Mt. 11.28-30
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Deus não é um juiz que deseja nos condenar. João 3:17
Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Sim, Deus é nosso juiz, e ele vai julgará o pecado, mas seu desejo é salvar, não condenar.
B. Receber a salvação de Deus pela fé - Efésios 2:8-9
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
É isso que Davi diz aqui no versículo um do Salmo 62: “Dele vem a minha salvação”. Minha salvação não vem de mim mesmo. Não vem de minhas obras ou de meus atos religiosos, mas de Deus (Efésios 2:8-9).
A natureza de Deus é tal que encontramos descanso nele, e não podemos encontrar descanso em Deus se nossa salvação for pelas obras.
C. Compreender o poder de Deus para proteger e preservar
C. Compreender o poder de Deus para proteger e preservar
Davi continua descrevendo o caráter de Deus no salmo.
Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado.
De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio.
Quando Davi usa a palavra “rocha” ou “rochedo” aqui para descrever Deus, ele não está pensando em uma pequena pedra caída no chão, do tipo que Davi costumava pegar para usar em sua funda. Não, Deus é uma rocha poderosa, um “refúgio”, um lugar de abrigo para Davi. Uma grande montanha feita de rocha sólida. Davi está dizendo que Deus é um fundamento completamente confiável para sua vida, uma fonte segura de força, um lugar de abrigo que nada pode penetrar.
A palavra “fortaleza” refere-se a um lugar alto, seja uma torre ou uma fortaleza de alta montanha. Quando combinamos a fortificação sólida com a vantagem da altura, então temos um local de segurança absoluta. Estaremos salvos de inimigos, de animais selvagens, de enchentes ou qualquer outra coisa que possa nos ameaçar. Deus é nossa fortaleza.
Duas vezes no Salmo, Davi diz que ele “nunca será abalado”, literalmente, “não serei abalado”. A palavra “abalado” aqui é uma figura de linguagem que se refere a uma grande insegurança. Davi usou a mesma palavra no Salmo 38:16 para falar de seu pé escorregar/resvalar. Isaías usa a mesma palavra para descrever ídolos instáveis caindo de suas plataformas (Isaías 40:20, 41:7). Os falsos ídolos devem ser pregados para que não caiam, mas Deus não deixará o pé de Davi escorregar. Deus não pode ser abalado, e porque Deus é a rocha de Davi, seu refúgio e fortaleza, portanto, Davi também não será abalado.
Davi termina sua descrição da natureza de Deus nos versículos 11-12, dizendo:
Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus, e a ti, Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras.
Deus tem poder ilimitado, mas também é gracioso e escolhe usar esse poder para o nosso bem. Deus é poderoso, fiel, inabalável, cheio de misericórdia, graça e salvação. Essa é a primeira verdade que Davi traz no salmo desta manhã. A natureza de Deus é tal que encontramos verdadeiro descanso nele.
II. VOCÊ NÃO PODE ENCONTRAR O VERDADEIRO DESCANSO À PARTE DE DEUS
II. VOCÊ NÃO PODE ENCONTRAR O VERDADEIRO DESCANSO À PARTE DE DEUS
A. Repetição da palavra “somente, só” (vv. 1,2,5,6)
A. Repetição da palavra “somente, só” (vv. 1,2,5,6)
Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação.
Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado.
Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.
Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado.
A segunda verdade que Davi apresenta neste salmo é que você não pode encontrar o verdadeiro descanso à parte de Deus.
Davi traz essa verdade de várias maneiras. Em primeiro lugar, há a repetição da palavra “somente e só”. Duas vezas cada uma delas, no Salmo, Davi enfatiza “somente Deus” e “só Ele” (vers. 1, 2 e 6)
B. Três coisas que não trarão descanso para sua alma
B. Três coisas que não trarão descanso para sua alma
Mas Davi também traz à tona essa verdade, apontando-nos para longe daquelas coisas em que muitas vezes confiamos em vez de Deus. Davi fala especificamente de três coisas que não lhe trarão descanso para sua alma.
1) Confiar em si mesmo não trará descanso para sua alma (v. 3)
1) Confiar em si mesmo não trará descanso para sua alma (v. 3)
Em primeiro lugar, confiar em si mesmo não lhe trará descanso para sua alma. Veja o versículo 3...
Até quando acometereis vós a um homem, todos vós, para o derribardes, como se fosse uma parede pendida ou um muro prestes a cair?
Davi está sendo atacado. Ele está em menor número e sabe que não pode confiar em si mesmo para a vitória. Ele e fraco. Ele se refere a si mesmo como um muro inclinado, uma cerca prestes a cair. A palavra que ele usa para “cerca” aqui geralmente se refere a um muro de pedra feito de pedras soltas empilhadas sem qualquer argamassa que as mantenha unidas (Números 22:24). Isso é tudo o que somos comparados a Deus. Somos apenas paredes de pedra frouxamente construídas, facilmente derrubadas, facilmente desmoronadas. Agora compare isso com Deus que é uma poderosa rocha e fortaleza que não pode ser movida. Confiar em si mesmo não lhe trará descanso para sua alma.
2) Confiar em outras pessoas não trará descanso para sua alma (vv. 4, 9)
2) Confiar em outras pessoas não trará descanso para sua alma (vv. 4, 9)
– Sl.146:3; Jo. 2:25
Em segundo lugar, confiar em outras pessoas não trará descanso para sua alma. Davi nos diz que um grande número de homens veio e o atacou. Seu ataque é implacável. David grita: "Até quando?” Falando de si mesmo no versículo 4, ele diz: “Eles só pensam em como derrubá-lo ...” (Sl.62:4).
Eles procuram tirar Davi de seu lugar elevado, isto é, seu legítimo lugar de dignidade e honra como rei. Eles se deleitam com suas mentiras. Eles agem hipocritamente em relação a Davi. Eles fingem abençoá-lo, mas em seus corações, eles amaldiçoam.
No versículo 9, Davi fala tanto de homens comuns quanto de homens de nobreza – ambos não são nada ... (Salmo 62:9)
Há um jogo de palavras aqui no hebraico. Os plebeus são literalmente “os filhos de Adão” e a palavra para “sopro” é a palavra “abel”, que significa respiração ou vaidade. E assim, Davi diz que os filhos de Adão são “Abel”, eles não passam de um sopro. Eles estão aqui hoje, amanhã se vão. E os nobres são uma mentira. Os nobres pensam que são superiores aos outros, mas não há vantagem diante de Deus de nascimento ou posição elevada. Davi diz: “Se pesadas na balança, não são nada; juntos eles são apenas um sopro.” Eles são menos do que o peso!
Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.
Jesus não se confiava aos homens porque “sabia o que havia no homem”. (João 2:25) Jesus sabia que as pessoas podem clamar “Hosana!” um momento e "Crucifica-o!" nas próximas.
3) Confiar em poder ou riqueza não trará descanso para sua alma (v. 10)
3) Confiar em poder ou riqueza não trará descanso para sua alma (v. 10)
Confiar em si mesmo não lhe trará descanso para sua alma. Confiar em outras pessoas não trará descanso para sua alma. E, em terceiro lugar, confiar no poder ou na riqueza não trará descanso para sua alma. Veja o versículo 10 ...
“Opressão” ou “extorsão” refere-se ao abuso de poder ou autoridade para se beneficiar à custa de outros. Há muitas advertências nas Escrituras para não oprimir os pobres ou os fracos. “roubos” - “rapina” (ARA) se refere especialmente a roubo violento, mas qualquer tipo de roubo pode ser incluído. A palavra “riquezas” refere-se à força, poder e riqueza. Se suas riquezas aumentarem, Davi diz para não colocar seu coração nisso.
Jesus disse:
porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
E assim, Davi nos diz que confiar nessas três coisas não trará descanso para sua alma:
1) Confiar em si mesmo não fará isso. Você pode pensar que pode lidar com tudo, mas não pode. O tempo acabará provando isso para você.
2) Confiar nos outros não fará isso. Você não pode encontrar o verdadeiro descanso para sua alma através de outras pessoas – seja um amigo, pai, filho, treinador, professor da Escola Dominical ou pastor. Todos nós acabamos decepcionando uns aos outros, porque todos temos algo em comum. Somos todos humanos, e todos somos pecadores.
3) Confiar no poder ou na riqueza também não lhe trará descanso. O dinheiro pode criar asas e voar para longe, e mesmo que isso não aconteça, há coisas mais importantes para se animar. Não coloque seu coração nas riquezas – mesmo que elas aumentem.
Você não pode encontrar o verdadeiro descanso à parte de Deus. Algumas pessoas tentam dividir sua confiança entre Deus e outra coisa, mas isso também não funciona. Como alguém disse uma vez, se você tem um pé na rocha e o outro na areia movediça, é melhor ter os dois pés na areia movediça. (John Trapp) Coloque sua confiança somente em Deus.Você não pode encontrar o verdadeiro descanso à parte de Deus.
III. CONHECER ESSAS VERDADES NÃO É SUFICIENTE - VOCÊ DEVE SE APLICAR CONTINUAMENTE PARA ENCONTRAR SEU VERDADEIRO DESCANSO SOMENTE EM DEUS (5-12)
III. CONHECER ESSAS VERDADES NÃO É SUFICIENTE - VOCÊ DEVE SE APLICAR CONTINUAMENTE PARA ENCONTRAR SEU VERDADEIRO DESCANSO SOMENTE EM DEUS (5-12)
1) A natureza de Deus é tal que encontramos descanso nele.
2) Você não pode encontrar o verdadeiro descanso à parte de Deus.
3) E então a terceira verdade que Davi traz para nós é esta. Simplesmente conhecer essas duas primeiras verdades não é suficiente. Você deve se aplicar continuamente a encontrar seu verdadeiro descanso somente em Deus.
Observe como Davi fala consigo mesmo no versículo 5
Ele conhecia a verdade do versículo 1, mas isso não era suficiente. Ele precisava praticá-lo e aplicá-lo a si mesmo.
Estamos exatamente na mesma situação que Davi. Podemos saber que essas coisas são verdadeiras, mas ainda precisamos nos lembrar constantemente.
Então como podemos praticar isso? Ray Fowler apresenta seis maneiras de como podemos praticar e aplicar essas verdades a nós mesmos:
Em primeiro lugar, reivindique as promessas de Deus para si mesmo. Veja os versículos 5-6. Observe como Davi se refere a Deus não simplesmente como “uma rocha” ou “um refúgio”, mas como “minha esperança, minha rocha, minha salvação, minha fortaleza, minha honra, meu refúgio”. De que valem todas as riquezas do mundo se você não tem herança nelas? Mas você tem uma rica herança nas promessas de Deus. Davi personaliza as promessas de Deus e as reivindica para si. Você precisa fazer o mesmo.
Em segundo lugar, coloque sua glória nas mãos de Deus. Veja o versículo 7 ...
Muitas vezes perdemos o descanso porque nos preocupamos com a forma como os outros nos veem. Defendemo-nos desnecessariamente. Tentamos parecer melhores que os outros. O Salmo 75.6-7 diz ...
Davi diz para colocar sua honra/glória nas mãos de Deus e deixá-la lá. Deus é aquele que exalta o homem ou o rebaixa.
Em terceiro lugar, confie em Deus em todos os momentos. Veja o versículo 8 ...
Tanto nos bons quanto nos maus momentos, coloque toda a sua esperança e confiança em Deus, e nunca desista. Aprenda a esperar em Deus.
Em quarto lugar, abra seu coração ao Senhor. De volta ao versículo 8: “Derramai o coração perante Ele”
Não há problema muito grande ou muito pequeno que você não possa trazê-lo a Deus. Derrame seus pensamentos, desejos, tristezas e pecados mais íntimos. Falamos demais de nossos problemas com os outros e muito pouco com Deus. Charles Spurgeon disse: “Não esconda nada Dele, pois você não pode esconder nada Dele”. Se você guardar sua dor para si mesmo, ela só se tornará um fardo grande demais para você suportar. 1 Pedro 5:7 diz ...
Em quinto lugar, confie na Palavra de Deus. Veja o versículo 11. Davi diz ...
A palavra de Deus é uma unidade. Tomamos todas as muitas palavras de Deus na Bíblia, e ainda podemos chamá-la de “a palavra de Deus”, porque é toda a palavra de Deus. A palavra de Deus é uma unidade, e Davi confiou na palavra de Deus que ele ouviu.
Finalmente, anseie pelo seu descanso eterno. Veja o versículo 12 que encerra o Salmo. “pois retribuis a cada um de acordo com seus feitos”
A palavra “retribui” que pode ser também traduzida por “recompensa” aqui é a palavra hebraica shalam. É a forma verbal de shalom, a palavra judaica para paz e descanso. Deus “shalom” cada um de seus filhos de acordo com as coisas que eles fizeram por ele. Deus os abençoará com paz e descanso para nossa alma.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Onde você busca seu descanso? Se você procurar fora de Deus e fora de Jesus Cristo, você nunca o encontrará. Santo Agostinho orou: “Ó Senhor, tu nos fizeste para ti, e nossas almas estão inquietas até que encontrem seu descanso em Ti”. Ele provavelmente estava pensando em Davi, que escreveu: “Ó minha alma, descansa somente em Deus; porque dele vem a minha esperança ... não serei abalado.”