Amor que vive na cruz

O amor vive  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Quebra-gelo

Qual o assento mais confortável que você já se sentou? Foi no Shopping, numa das variadas lojas? Seu costumeiro sofá caseiro? Uma cadeira de massagem? Uma cadeira de escritório? Quero que se imagine sentado nesse assento.
Quantos de vocês se imaginaram em casa? Percebam a importância do lar, nós tendemos a associá-lo com conforto e tranquilidade. Da mesma forma, ao sairmos, buscamos lugares que sejam proveitosos também. Esperamos que ao longo dessa semana, essa igreja seja uma extensão do seu lar. Torne essas cadeiras tão confortáveis quanto a que você imaginou, não por sua estrutura, mas por se achar num lugar onde as pessoas te querem bem.

Introdução

Todo ser humano possui uma carência relacionada ao amor que necessita ser suprida. A falta de figuras fraternais, como pai e mãe, que estendam esse amor produz efeitos severos sobre nós. Ainda que alguém crie calos em seu coração, tornando-se mais insensível, necessita de pessoas ao seu redor. Viver isolado frequentemente desperta solidão.
Portanto, na agenda de cada um, se esperaria encontrar atividades que tratem com nossas necessides. Todos acordamos com as mesmas 24 horas, mas existe diferenças em como as gastamos.
Há atividades que se repetem nos seus dias? Com o que você gasta mais tempo?Provavelmente sua lista de prioridades envolve trabalho, alimentação, diversão, descanso. Atualmente, porém, Jesus está em qual posição em sua lista? Note que não estou perguntando onde você gostaria que ele estivesse, mas onde ele está.
Sempre temos tempo para nossas prioridades. Nunca vi alguém dizer que estava sem tempo para trabalhar. Tampouco alguém que abrisse mão duma semana de sua alimentação porque estava sem tempo.
O que quero te propor hoje é que Jesus necessita ser uma prioridade tão grande quanto trabalhar ou comer. Se você não tem cumprido essa máxima é porque não o ama muito a tal ponto.

Texto

1João 4.19 “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.”
O que desperta seu amor por Cristo é a compreensão do amor dEle. Não é possível amar alguém por algo que nem sequer sabemos ou entendemos.
Quando mais novo, não entendia plenamente as saídas laborais de meu pai. Frustrava-me por não tê-lo ali. No entanto, quando comecei a sair com ele, fui capaz de entender o que custava as saídas: esforço, tempo, desconforto. Passei, então, a amá-lo mais por conta disso.
2Coríntios 5.14 “Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.”
Outra tradução para “constrange” é “domina”. Quando compreendemos o amor de Jesus por nós, somos constrangidos e dominados. Passamos a pensar e agir tendo como base esse amor. Parece-nos obrigatório dedicar tempo a leitura de sua Palavra, oração, testemunho e igreja.
Como começar a entender o amor de Cristo?
Filipenses 2.5-8 “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”
Como a cruz atrai até Jesus:
Como cordeiro, a morte de Jesus pode perdoar todos os pecados.
Entender a atitude de entrega no calvário atrai.
Não há limitantes para o amor expresso.
A morte de Cristo liberta.

Aplicação

Certa vez escutei que até o caminhar de quem tem um trabalho é diferente, possui confiança e felicidade. Porém, para aqueles que colocam a Jesus como prioridade, até seu caminhar é diferente quando o amam e dedicam tempo a Ele. Gostaria que você fosse capaz de andar aliviado e contente, pois começou a entender o que significa ser amado.
Você não deveria sair para o trabalho sem Cristo, da mesma maneira que não sai sem comer. Alguns de nós comem apressados, é verdade, ainda assim tratamos de ingerir alguma coisa. Você não deve se atrever a enfrentar seu dia sem nada de Jesus. Um pregador ousadamente afirmou: “Se você teve tempo para comer, então tinha tempo para buscar a Jesus. Ele é mais importante que seu desjejum”.
A morte de Cristo é substutiva, ele assume as nossas consequências. Também é gratuita, isso é, livre de obras próprias para obtê-la e merecê-la.
Como priorizar o tempo com Jesus? Que atitudes tomar para amá-lo?
Ele traz perdão e libertação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more