Amor que vive na família
Notes
Transcript
Quebra-gelo
Quebra-gelo
Dizem que nossa família fala muito sobre nós, tanto a primeira quanto a que formamos. Pense em sua primeira família e em suas personalidades. Quem era o mais bravo? Quem era o mais calmo? Quem o desorganizado? Eles brigavam muito? O que tinham em comum?
Em meu caso, minha mãe sempre foi mais agitada e brava que meu pai. Foi assim também com você?
Introdução
Introdução
A família é o primeiro contato de uma criança com uma comunidade e autoridade. Mais tarde, seu próprio mundo se amplia com a escola e, posteriormente, com a sociedade e o governo. No entanto, tudo tem sua base na família.
A primeira família é aquela que não escolhemos. Nascemos sem decidir por tal. Nesse caso, muitas são as situações em que podemos nos encontrar. Quem decidiu nascer numa boa ou má família? Quanto a isso, simplesmente se agradece ou lamenta.
Porém, ninguém decide ter um filho para fazer alguém sofrer. Isso ocorre pela libertinagem, falta de controle e organização. A falta de preparo e desejo podem terminar numa criação faltosa, além de criar um ciclo vicioso.
Mas que dizer dos tempos atuais? Parece que ter uma família forte e saudável se tornou ainda mais difícil. A pandemia nitidamente deixou cicatrizes em muitas famílias (tanto na área conjugal quanto social). Casas em que os membros mal se viam, agora tinham de compartilhar um extenso tempo juntos. Grande parte do que era varrido para debaixo do tapete simplesmente transbordou.
Por conta disso, o Brasil, no segundo semestre de 2020, teve recorde de divórcios registrados. Além de que cresceu 75% nos últimos cinco anos, no meio de 2020, teve um aumento de 260%.
Porém, antes mesmo que o coronavírus nos colocasse em lockdown, já enfrentávamos uma crise no meio familiar. A figura paterna e materna estão se tornando mais frágeis. As drogas, vícios, trabalho excessivo, doenças e quaisquer defeito crônico ameaçam a família.
Lembro que, enquanto desempanhava o trabalho de colportor, conheci uma mulher que vivia junto com um rapaz viciado em drogas. Não me dei conta no início, mas sua casa quase não tinha móveis. Sentamo-nos os dois numa sala vazia em duas cadeiras. Naquele momento, apresentei-lhe uma mensagem de saúde, mas também sobre Deus. Falei-lhe sobre o amor de Jesus. De repente, ela desatou a chorar. Após conter as lágrimas, disse-me: “hoje você salvou essa casa de um grande mal”.
Texto
Texto
Eclesiastes 9.9 “Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol.”
Como manter sua família forte e saudável em meio a qualquer crise?
Segredos para a família sobreviver a tempos de crise:
Jesus traz felicidade.
É preciso disposição e humildade.
Você já tentou comprar algo de alguém que não quer vender? Lembro-me de meu pai e seu minigurgel. Tínhamos um portão de alumínio com grandes frestas, portanto o carro ficava visível. Várias pessoas batiam palmas oferecendo dinheiro, mas meu pai nunca aceitava. Jesus traz felicidade, mas é preciso disposição.
Jesus pode dar felicidade e vida (Gênesis 1.27 “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”)
Deus é o Criador da família. Tendo a opção de criar um homem só, deu-lhe a mulher como esposa. Era-lhes possível o tentar viver separados, mas Deus pretendeu-lhes juntos. Quem, portanto, entende do bom funcionamento familiar é seu Criador.
Somente o profissional capacitado traz solução real. Não chamamos um eletrecista para instalar persianas em nossa casa. Não vamos num médico para que conserte a tela quebrada do celular. Tampouco uma imobiliária cumpre o papel de nos defender na justiça. Quando se trata de famílias, cumpre-nos, em primeiro lugar, buscar a Deus.
Não há felicidade fora de Jesus (dinheiro, posição, títulos ou status).
Priorizar o tempo juntos
Imitar a Cristo (Efésios 5.25 “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,”)
Tempo
Nenhum relacionamento sobrevive sem que haja algum tempo dedicado ao outro, de maneira equilibrada, é claro. Lembro-me de que certa vez, em Florianópolis, eu e minha esposa pedimos um Uber. Pretendíamos ir ao shopping e, uma viagem que não era longa, acabou se demorando pela fila e um caminho alternativo. Durante a conversa com o motorista, ele nos confessou que, apesar de ter um estúdio de fotografia de êxito em seu estado de origem, um foodtruck que lhe dava retorno financeiro e o trabalho de Uber, fugia de casa. Empenhava-se tanto no trabalho porque não queria passar tempo com a mulher e os filhos.
Atenção
Construir um relacionamento
Adoração familiar
Culto individual (Mt 6.6 “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” )
Culto familiar (Dt 6.5-7 “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”)
Culto comunitário (Sl 122.1 “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.”)
Aplicação
Aplicação
Separar um horário para culto familiar.
Separar um local para o culto familiar.
Criar lembretes para o culto.