Amor que vive na adoração
Notes
Transcript
Quebra-gelo
Quebra-gelo
Certo dia, ao chegar em casa, você encontra um estranho envelope em cima da mesa. Alguém da família deixara ali porque, estampado em caixa alta, constava seu nome. Estranhando a situação, você se senta vagarosamente. Dentro do envelope, encontra-se uma carta escrita a mão numa calegrafia impecável.
“Fico contente de que finalmente estou rompendo o silêncio entre nós dois. Você nunca me conheceu, mas eu sempre soube sobre ti e tua história. Perdoe-me porque não tive coragem de escrever-lhe antes. A verdade é de que sou seu bisavô verdadeiro, mas uma briga familiar dividiu todos nós.”
“Eu decidi escrever essa carta porque já não me resta muito tempo. Meus médicos de maior confiança me garantiram de que não passo desse mês. Disseram-me para deixar minha própria vida em dia, fazer aquilo que nunca tive ousadia de cumprir. É por isso que te escrevo. Eu tenho te acompanhado a distância e creio ser você a pessoa certa para herdar tudo o que tenho.”
“Deixo-te minhas três mansões; a coleção de carros de luxo; um hotel cinco estrelas em Florianópolis, outro em São Paulo e um último em Belo Horizonte. Além disso, sou dono de 70% das ações da Magazine Luísa. Isso te passo também. Por fim, deixo-te meu saldo em conta de 20 milhões e 380 mil. Use essa carta como documento legal.”
O que você faria com tanto dinheiro assim?
E se, em letras miúdas, você lesse mais abaixo: “Ps: Lembre-se de doar a metade para uma instituição de caridade”. Como você se sentiria?
Introdução
Introdução
A riqueza pode ser responsável pelo sucesso de alguém, noutras vezes é a recompensa. Porém, ainda ela é também a fulgaz maldição na vida doutros. Como pode o dinheiro ser bom e mau ao mesmo tempo? É nossa disposição em sua relação que parece determinar seu efeito.
Alguns são escravos do dinheiro, não simplesmente de suas dívidas, mas parecem dispostos a tudo ao visarem lucro. Alguns adjetivos pejorativos são associados com posses: avarento, ganancioso, egoísta, materialista.
No dia 7 de dezembro de 2021, lançou-se um relatório sobre desigualdade social no Brasil pelo Laboratório das Desigualdades Mundiais. Nele, se afirma que os 10% mais ricos da população possuem 80% do patrimônio privado. O 1% mais rico possui praticamente metade da riqueza nacional.
Estaria somente esse grupo sujeito a avareza, ganância e egoísmo? Certamente não, pois comprovamos diariamente que um pobre pode ser tão avarento quanto. Não se trata se o temos necessariamente, mas se amamos ao dinheiro.
Hoje falo de adoração, por isso dedico tanto tempo a falar de dinheiro. Não adoramos somente com nosso dinheiro, mas é impossível adorar a Deus quando o entregamos um coração dividido.
É como uma criança que vem, pede ao pai dinheiro para dar-lhe um presente de aniversáiro. O pai, entendendo a boa intenção da criança, entrega-lhe uma quantia. O dinheiro não é do filho, mas é importante que o filho demonstre seu amor ao pai. Alguns, infelizmente, são crianças que decidiram guardar o dinheiro do pai para si. Nada em sua vida é seu, tudo é obra dEle.
Texto
Texto
Mateus 21.16 “Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?”
Como as criancinhas louvavam sem saber falar direito? A verdadeira adoração não é expressa simplesmente com palavras ou dinheiro, mas vai além. Trata-se de uma vida proveitosa e feliz, alguém que, dentro de suas capacidades, aproveita o que Deus lhe deu e reconhece o Criador. A maneira que você está vivendo tem sido um louvor a Deus?
Lucas 18.18, 23 “Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”; “Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo.”
No famoso episódio do jovem rico se esclarece que o maior beneficiado de tal doação seria o próprio homem. Quando não é Jesus que ocupa o trono de nosso coração, algo o substitui. Alguém até pode amar a Deus, mas corre o risco de não amá-lo tanto quanto alguma coisa. Nesse caso, aquilo que amamos mais será nosso Deus. Uma adoração dessa maneira não é somente incompleta, mas não é aceita. Com Deus, ou é tudo, ou não é nada.
Aplicação
Aplicação
Se Jesus hoje te pedisse para doar tudo que você tem aos pobres, você o faria? Note que ainda mais importante que a doação é a sua disposição. Vá e viva disposto a isso e muito mais, caso Cristo lhe peça.
Se Jesus hoje te pedisse para largar seu emprego e viver pregando o evangelho, você o faria?