Quando o sucesso do dispor-se torna-se o maior empecilho para a expansão do ir

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views

O sucesso pode ser um dos maiores empecilhos ao cumprimento da vontade de Deus para nossas vidas.

Notes
Transcript
Atos dos Apóstolos 1.8 (RA)
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

Introdução

Expectativas e Decepções

Reino de Deus inaugurado - expectativa:
Marcos 1.15 (RA)
dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
A morte do Messias - decepção
Lucas 24.13–24 (RA)
Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios (1 estádio = 190 m X 60 = 11,4 km). E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas. Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam. É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo; e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive. De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram.
Antes de ascender aos céus, Jesus revela que a causa da decepção não está nas circunstâncias adversas, mas no fato de que a expectativa estava alicerçada sobre uma leitura equivocada do projeto de Deus.
Lucas 24.44–46 (RA)
A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia

Afastada a decepção e posta a expectava sobre as bases sólidas da interpretação correta do projeto de Deus, é hora de convocar a igreja para dispor-se ao mais desafiador projeto de todos os tempos:

Lucas 24.46–49 (RA)
e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia (chamado para se dispor) e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.

I - A igreja se dispõe

Recebe poder

Atos dos Apóstolos 2.1–4 (RA)
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
Onde estavam os discípulos - At 1.12-13 “Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado. Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.”

Os primeiros 3 mil convertidos

Atos dos Apóstolos 2.14 (RA)
Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras.
Atos dos Apóstolos 2.41 (RA)
Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
Onde eles estavam?
Atos dos Apóstolos 2.5 (RA)
Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu.

A Igreja destoa da realidade social em que está inserida

Atos dos Apóstolos 2.42–47 (RA)
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Onde isso ocorreu?
Atos dos Apóstolos 2.46 (RA)
Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

Cura, ameaças, avivamento e expansão da igreja

Atos dos Apóstolos 3.1–8 (RA) - MILAGRE
Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.
Atos dos Apóstolos 4.17 (RA) - AMEAÇAS
mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, ameacemo-los para não mais falarem neste nome a quem quer que seja.
Avivamento para se dispor
Atos dos Apóstolos 4.23–24 (RA)
Uma vez soltos, procuraram os irmãos e lhes contaram quantas coisas lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há;
Atos dos Apóstolos 4.31 (RA) - AVIVAMENTO
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
Atos dos Apóstolos 4.32 (RA) - EXPANSÃO
Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.
Onde isso aconteceu?
Atos dos Apóstolos 4.5 (RA)
No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos e os escribas

Disciplina de Deus, Purificação da igreja e Crescimento sobrenatural

Atos dos Apóstolos 5.9 (RA) - DISCIPLINA
Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.
Atos dos Apóstolos 5.11 (RA) - PURIFICAÇÃO
E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.
Atos dos Apóstolos 5.13–14 (RA) CRESCIMENTO
Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração. E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor,
Onde aconteceu tudo isso?
Atos dos Apóstolos 5.16 (RA)
Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados.

Primeiro mártir da igreja primitiva

Atos dos Apóstolos 7.54–58 (RA)
Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.
Onde isso aconteceu?
Atos dos Apóstolos 8.1 (RA)
E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria.

Deixe-me chamar a sua atenção para alguns fato que talvez você não tenha percebido até aqui.

Paulo converteu-se em 33 d.C. Isso significa que, por cerca de 3 anos a igreja permaneceu dentro das fronteiras de Jerusalém.
O sucesso do dispor conduziu a igreja a perda da visão do ir.
A perseguição foi o instrumento que Deus usou para forçar a igreja acrescentar ao dispor o ir.
Atos dos Apóstolos 8.1 (RA)
E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria.
Atos dos Apóstolos 8.4 (RA)
Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.
4. A disposição de ir de Pedro estava limitada ao tamanho da sua concepção de reino
Atos dos Apóstolos 10.1–5 (RA) - Clamor romano dentro das fronteiras de Israel
Morava em Cesareia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus. Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro.
Atos dos Apóstolos 10.9–16 (RA)
No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar. Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.
Atos dos Apóstolos 10.27–29 (RA)
Falando com ele, entrou, encontrando muitos reunidos ali, a quem se dirigiu, dizendo: Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo; por isso, uma vez chamado, vim sem vacilar. Pergunto, pois: por que razão me mandastes chamar?
Atos dos Apóstolos 10.34–35 (RA)
Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.
5. O sucesso da igreja em seus primeiros três anos de existência estava transformando o seu berço no jazigo para seu sepultamento.

Conclusão

A dinâmica da igreja envolve disposição e avanço.
O sucesso pode ser o seu maior fracasso.
O tamanho da tua visão definir os limites que você está disposto a conquistar
As adversidades pode ser a forma mais eficaz de Deus te recolocar no trilho de sua vontade soberana
Related Media
See more
Related Sermons
See more