Amor na Prática
Notes
Transcript
Quebra-gelo
Quebra-gelo
Introdução
Introdução
Em 2017, um relatório foi feito pelo Instituto de Pesquisa Americano revelou que 2,18 bilhões de pessoas dizem professar a fé cristã no mundo (sendo aproximadamente 7 bilhões ao todo).
Esse mesmo relatório aponta para o Brasil como um dos maiores países cristãos do mundo (apesar de laico), tendo 175 milhões de seguidores de Jesus.
A Igreja Adventista é uma igreja e um movimento mundial presente em 235 países, contando com 21 milhões e 912 mil e 161 membros.
Há algum tempo atrás visitei uma pessoa que constava em nossos sistemas como alguém que havia se afastado. Ao chegar em sua casa, perguntei por sua própria história. Entendendo que essa pessoa não frequentava mais as reuniões havia anos e não praticava os ensinamentos bíblicos, lancei-lhe a fatídica pergunta: você se considera adventista? Para minha surpresa, a resposta foi sim, seguida por uma explicação: adventista não praticante.
Um dos desafios da religião cristã e suas diferentes denominações são os “não praticantes”. Como pode alguém considerar-se cristão e não ser um praticante? “Católico não praticante” é um termo que muito se utiliza para amenizar a aparente culpa em nossa conciência. Identificar-se como um cristão não praticante é reconhecer que tivemos uma origem e tradição cristã em algum momento, mas já não o somos mais.
Qual o problema dessa atitude? A incoerência. É possível que o líder do PCC ou qualquer outra organização criminosa se considere um cristão não praticante. Ele carrega, para aonde quer que vá, o nome cristão consigo, associando-o com suas barbaridades. É como se um dentista não trabalhasse o mês inteiro, deixando seus clientes abandonados, mas fosse no dia primeiro do mês seguinte até a clínica em que trabalha e exigisse seu salário, baseando seus argumentos em que é “um dentista não praticante”. Queremos receber as bençãos de Deus sem realmente ser de Deus.
Provérbio chinês: “Aquele que sabe e não pratica, ainda não sabe”. Você tem praticado aquilo que sabe sobre Deus e a Bíblia? Deus jamais te revelará mais enquanto você não pôr em prática o que foi previamente apresentado.
Texto
Texto
Tiago 1.22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”
Não praticar, somente ouvir a verdade, é enganar a si mesmo. Alguém que sabe que não deve roubar, mas se cala diante de um corrupto, rouba junto. Ser um cristão é ter sua vida transformada pelo praticar da Palavra. A Bíblia sem a experiência é ineficaz para a mudança, pois somente se entede sua mensagem quando levada à ação. Aqueles que se dizem “cristãos não praticantes” estão mentindo para si mesmos. Ou somos cristãos, ou não somos. Ou se segue a Bíblia, ou não se segue.
Tiago 2.15-16 “Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?”
Mais um versículo que condena a hipocrisia. Dizermos uma coisa, mas fazermos outra. Até mesmo o amor pode ser uma mentira quando não o vivemos. Amar em teoria é fácil, acolher o necessitado, ouvir o que chora, ceder espaço ao recém chegado, visitar o preso… A dificuldade está em agir. O verdadeiro amor é quando nos preocupamos em praticar aquilo que falamos. Do que adiantam intenções quando aquele que sinceramente precisa de ajuda é abandonado?
Aplicação
Aplicação
Corremos o risco de delegar a responsabilidade da prática do amor a instituições e governos. Apesar da importância das entidades, não podemos deixar de ter o contato pessoal.