A sublimidade da Oração
oração • Sermon • Submitted
0 ratings
· 21 viewsA oração é um privilégio, por ela chegamos ao trono de Deus, mas muito pouco valorizada por muitos cristãos, que a tratam como petisco e não como refeição principal.
Notes
Transcript
1Sm 1.15-16
1Sm 1.15-16
A oração é o meio pelo qual entramos numa interação espiritual com o trono de Deus.
Na oração, Deus se inclina para ouvir o homem e a mulher que a ela se aplica; por outro lado, na oração, a alma humana se eleva, e através da fé entra numa nova dimensão com Deus, o que resulta em manifestações sobrenaturais, onde o impossível se torna possível.
Ana era uma mulher estéril, 1Sm 1.5, 6; resolveu buscar em Deus a reversão de sua esterilidade, 1Sm 1.10, 11; tanto orou, que chegou ao ponto de apenas mover seus lábios, 1Sm 1.12, 13.
Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada
O sacerdote teve uma impressão equivocada, julgando-a embriagada, mas ao repreendê-la, tomou ciência que se tratava de uma alma derramada diante do altar de Deus, 1Sm 1.15
Ana respondeu: “Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor.
Diante disso, o sacerdote Eli, abre a sua boca para transmitir a ela a palavra de vitória, 1Sm 1.17
Eli respondeu: “Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu”.
Ana, retorna para casa confiante, com semblante de felicidade, na certeza de que receberia do Senhor, o que tanto sonhava, 1Sm 1.18
Ela disse: “Espero que sejas benevolente para com tua serva!” Então ela seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido.
Deus cumpriu o desejo de Ana, em resposta às suas orações, 1Sm 1.19, 20
Na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram o Senhor; então voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com sua mulher Ana, e o Senhor se lembrou dela.
Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: “Eu o pedi ao Senhor”.
Não parou por aí, porque Deus continuou multiplicando as bênçãos dobre sua vida, 1Sm 2.21
O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor.
Se tirarmos a doutrina da oração da Bíblia, morrerá toda essência da fé em Deus. Trata-se de um dos assuntos mais importantes tanto no Antigo como no Novo Testamento.
A oração é o meio de chegarmos ao trono de Deus. Gastaram milhões de dólares para chegar à lua, o cristão chega ao céu sem qualquer custo, apenas através da fé em Deus, no nome de Jesus.
O trono de Deus é uma fonte inesgotável de amor, misericórdia e graça. Está sempre à disposição da alma humana, que precisa e quer vivenciar uma nova dimensão de vida.
Deus está sempre disponível aos seus filhos. Jamais vai deixar de atender a alma perdida, aflita, solitária, necessitada, enfim, de todos que reconhecem a necessidade de uma presença firme e pronta para socorrê-los.
Deus se alegra quando um filho, que se enveredou pelo caminho da perdição, resolve voltar para Ele. Não importa o quão vil tenha sido em sua vida, Deus está pronto a perdoar e salvar.
No entanto, Ele se entristece com o cristão que resolve viver distante da sua presença. Ele sabe que isso é altamente prejudicial a alma humana, Jo 15.5. Não foi pouco o preço pago pelo resgate, 1Pe 1.18-19.
Acredito que Deus lamenta a falta de atitude de muitos cristãos, que não fazem o mínimo esforço para ora. Tratam com pouco caso, tratam como petisco, em vez de entenderem que, juntamente com a Palavra, deve ser a refeição principal do cristão, 1Ts 5.17.
É triste ter um tesouro inestimável à disposição e viver como miseráveis, levando a vida como autossuficientes, travestidos com a roupagem do orgulho, mas totalmente fracassado por dentro. Deus sabe que longe da sua presença nada poderemos celebrar, porque tudo é ilusório, Mc 8.36.
Deus sofre quando vê alguém que vive como se Ele fosse apenas um figurante da sua vida religiosa, ou porque outros se esquecem dele, vivendo distraídos em seus ativismos, atarefados demais, desorganizados e nem percebem que estão morrendo espiritualmente. Ele nos criou e nos resgatou para vivermos na luz, em comunhão com Ele e com os demais irmãos, 1Jo 1.5-7; Tg 5.16. A vida de comunhão com Deus e com os irmãos é geradora de ânimo, motivação e vida abundante.
O apóstolo Paulo adverte os cristãos a não entristecerem o Espírito de Deus, Ef 4.30, a não apagarem o Espírito, 1Ts 5.19 e a orarem continuamente, Ef 6.18. Jesus advertiu seus discípulos a vigiarem e orarem, Mt 26.41. “Mais te consolará a lembrança de uma devota oração que a de inúmeros banquetes” (Thomas E. Kempis).
Ao usar linguagem humana para descrever o mais sublime e soberano Deus, podemos entender melhor a importância de Deus na vida humana, observe:
Os olhos de Deus estão à procura dos fiéis, Sl 101.6.
Os braços de Deus, fortes e determinados, estão prontos a erguer cada um de nós, Sl 89.13, não importa o quão profundo seja o vale em que nos encontremos, Jr 29.13, Am 5.4.
O coração de Deus está aberto e sensível ao clamor do necessitado, sempre pronto a perdoar, Is 55.6-7.
As mãos de Deus estão estendidas e seus ouvidos atentos, sempre alertas para socorrer seus filhos, sempre prontos a salvar, Is 59.1; Sl 116.1, 2.
Deus nos convida a entrar por suas portas com gratidão e alegria, Sl 100.4, com confiança e ousadia, por causa do sangue de Jesus, Hb 4.16; 10.19 e nos envolvamos em sua glória e desfrutemos os resultados do seu poder.
Através da oração a alma humana e se une ao Espírito de Deus e isso resulta numa vida de firmeza diante dos desafios e, consequente, vitória.
Podemos dizer que a porta do trono de Deus é unicamente Jesus, sem Ele jamais poderemos estar lá, mas a chave é a oração. Só a oração não funciona, precisamos da autoridade do nome precioso de Jesus; dizer que tem Jesus e não orar, é contraditória numa vida onde a fé deve ser prática, Tg 2.26.
Concluindo, podemos afirmar: a oração não pode ser a última solução, mas a primeira atitude. A posição mais elevada para uma pessoa cristã é totalmente prostrada aos pés do Senhor.
A oração é o mais sólido e irremovível fundamento da vida cristã. Agora é com você - seja um cristão assíduo diante do altar de Deus.
