As características dos que obtêm sucesso no se dispor e ir.

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Referência Bíblica

Lucas 9.54–62 (RA)
Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois]. [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.] E seguiram para outra aldeia. Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

Introdução

No contexto imediato, Lucas no informa que o ministério de Jesus entrava em seu período mais crítico, a proximidade de seu martírio:
Lucas 9.51 (RA)
E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém.
Jesus, então, adota uma estratégia para que suas visitas às comunidades, vilarejos e cidades fossem tivesse a maior efetividade possível. Lucas destaca o modelo logístico adotado por Jesus no início do versículo 52 do capítulo 9 e no primeiro versículo do capítulo 10:
Lucas 9.52 (RA)
e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada.
Lucas 10.1 (RA)
Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir.
O texto de Lc 9.51-56 conta-nos os bastidores de como se deram os preparativos para o envio dessas comitivas, e eles serão de pano de fundo para entendermos quais as credenciais exigidas por Jesus para que alguém fosse escolhido como um desses mensageiros.
Convido, pois, a todos a que mantenhas suas bíblias abertas e embarquemos, juntos, na identificação dos valores apontados por Jesus como fundamentais de seus embaixadores.

I - Vai quem está disposto a enfrentar as maiores batalhas, porque tem certeza de ganhar a guerra.

Lucas 9.51 (RA)
E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém

II - Vai quem está tão impregnado de sua missão, que quem ele é e não o que você divulgar, confirma a veracidade da mensagem.

Lucas 9.53 (RA)
Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém.

III - Vai quem está consciente de que as dificuldades são inerente à vida do discípulo.

Lucas 9.57–58 (RA)
Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

IV - Vai quem tem consciência de prioridade e urgência

Lucas 9.59–60 (RA)
A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.

V - Vai quem não demonstra inconstância em sua decisão

Lucas 9.61–62 (RA)
Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

Conclusão

Qual o perfil dos enviados por Jesus para representá-lo antes de sua chegada?
Quem enfrenta as batalhas na certeza da vitória na guerra.
Quem vive o evangelho em intensidade tal, que ele se torna a prova viva do poder da mensagem que anuncia.
Quem está consciente de que as dificuldades são inerentes à vida do discípulo.
Quem tem consciência de prioridade e urgência.
Quem não é inconstante em sua decisão de servir a Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more