O Amor te faz um convite

O Amor Vive  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
Imagino que muitos aqui já foram em um casamento, e se foram, muito já participaram até mesmo do próprio casamento; e o casamento é um momento marcante na vida de uma pessoa, na verdade acho que é o mais significativo, e quando vamos à um casamento qual é o momento mais aguardado pelos convidados? A festa. A festa é o momento mais desejável por todos. Eu me lembro que em meu casamento quando estávamos planejando, algo que eu e minha esposa sempre colocamos como prioridade era a festa, mais específico a comida, porque nós pensávamos que se tudo tiver ruim mas a comida estiver boa, todos sairão falando bem kkkk. A festa é um momento muito esperado pelos convidados, e a bíblia nos traz um relato de um casamento extremamente importante.
Apocalipse 19.9 RA
Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.
E quando esta festa ocorrerá? Quando Jesus voltar, os mortos em Cristo ressuscitarão e o vivos justos serão transformados, então ocorrerá uma grande festa no céu, que em Apocalipse chama de Bodas do Cordeiro.
E como podemos fazer para estarmos lá? Porque estar nesta festa significa estar salvo. E amanhã vamos falar sobre os 7 passos para a salvação, mas hoje, vamos estar um destes passos.
Abram suas bíblias em Mateus 22
Jesus ele fala por parábolas, e a palavra parábola vem do grego, παραβολή , que significa: Comparação ou colocar ao lado. Ou seja, toda parábola tem um significado, e como as outras esta também possui seu significado e seu tempo cronológico.
Como temos pouco tempo, quero dizer que, cada um aqui tem seu significado; então o Rei que vemos aqui representa o próprio Deus, as bodas já falamos que é o casamento de Jesus com a Sua igreja, ou seja, a salvação e os convidados nem sempre são os mesmos, e vamos ver isso de acordo com o texto.
Mateus 22.1–3 RA
De novo, entrou Jesus a falar por parábolas, dizendo-lhes: O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. Então, enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; mas estes não quiseram vir.
Esses convidados na qual o rei enviou seus servos para os chamar para a festa é o povo de Israel, que lá atrás quando Deus chamou Abraão e disse que seria pai de numerosa nação, Deus durante todo o antigo testamento convidou o povo de Israel para a salvação por meio de Seus servos os profetas. Mas eles rejeitaram.
Mateus 22.4–6 (RA)
Enviou ainda outros servos, com esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas. Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; e os outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram.
Veja, nesta outra parte, podemos ver que Deus envia outros servos, para chamar os convidados. Ora, estes convidados continuam sendo os mesmos, o povo de Israel, mas os outros servos está relacionado com os discípulos e os apóstolos que agora saem para dizer que Jesus não é simplesmente um mero ser humano, mas o cumprimento de Isaias 53 e das profecias messiânicas do Antigo testamento. E o texto nos diz que estes convidados alguns ignoraram, mas outras os perseguiram e os mataram, muitos cristãos, que ainda naquele momento não eram chamados de cristãos, mas uma seita dentro do judaísmo, chamada seita do caminho, foram mortos, perseguidos e maltratados pelos próprios convidados.
E em Mateus 22.7
Mateus 22.7 RA
O rei ficou irado e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e lhes incendiou a cidade.
Então o Rei, Deus, ficou irado com esta atitude e assassinou e incendiou a cidade; quando olhamos para história, no ano 70 d.e.c. houve a invasão de Jerusalém e a destruição do templo de Herodes, e até hoje a única coisa que sobrou, foi o muro ocidental, chamado de kotel, do templo.
Até aqui parece Jesus contar um história triste, uma história de desprezo. Mas a partir do verso 8, entra cada um de nós.
Mateus 22.8–10 RA
Então, disse aos seus servos: Está pronta a festa, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes. E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados.
O Rei diz aos seus servos que aqueles convidados não eram dignos, e agora Ele manda chamar todos que os servos encontrarem nas encruzilhadas dos caminhos. As encruzilhadas eram onde ficavam os mendigos, os cegos, pois ali era rota de viagem, e ao passarem por ali, eles teriam mais chances de conseguir esmolas. E então o Rei manda seus servos chamar a todos. No tempo cronológico, a profecia nos mostra de no ano 34 d.e.c. a salvação e a pregação do evangelho está aberta para todos, a partir da morte de Estevão, a salvação está disponível a judeus e a todos os gentios.
Onde você estava, quando um servo de Deus te encontrou?
Nos versos em diante diz: Mateus 22.11
Mateus 22.11 RA
Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial
Na teologia este tempo que o rei se levanta para ver quem está vestido com as vestes nupciais é chamado de juízo investigativo, que é o tempo que estamos vivendo, onde Deus se levanta para ver quem possui as vestes nupciais.
E você deve estar se perguntando, mas qual é a veste nupcial?
Apocalipse 22.14 RA
Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
A veste nupcial é a justiça de Cristo, ou seja, o sangue do cordeiro. E como você pode se vestir da justiça de Cristo? Morrendo para o eu e nascendo para uma nova vida. E como fazer isso?
João 3.3–5 RA
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
Esta é a veste que é lavada no sangue do cordeiro. Quando somos batizados, por imersão, da forma bíblica, somos lavados pelo sangue do cordeiro.
APELO
Talvez hoje eu esteja pregando para alguém que está ouvindo essa promessa pela 1ª vez, ou talvez eu esteja pregando para você que, constantemente, tem rejeitado as vestes de Jesus. Alguns dizem assim: - Pastor, eu vou aceitar, mas não agora, eu preciso mudar algumas coisas em minha vida, quando isso acontecer aí eu me entrego a Jesus. Para esses eu gostaria de dizer o seguinte, preste atenção: - O seu raciocínio está equivocado, sabe por quê? Porque não é você que muda nada em você, se você quer mesmo uma nova vida, o correto é que venha a Jesus e aceite a Sua graça e a sua justiça e só após isso, o milagre começará a ocorrer, pois não é você que muda por suas próprias forças, mas é Jesus que muda.
Nesta noite, eu gostaria te fazer 2 convites. Eu sei que tem pessoas aqui, que já estudaram a bíblia e estão somente deixando pra depois, para estes Cristo faz um convite em Hebreus 3.7-8
Hebreus 3.7–8 RA
Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,
Não endureça o vosso coração. Cristo te convida a ter suas vestes lavadas no sangue do cordeiro, que é por meio do batismo.Se o seu desejo é lavar suas vestes no sangue do cordeiro por meio do batismo e não mais deixa pra amanhã, nesta noite que te convido a se colocar em pé e dizer para Deus, eu quero ser batizado, eu quero ser lavado pelo sangue do cordeiro!
E o segundo convite, é para aqueles que estão ouvindo isso pela primeira vez, não estudaram a bíblia ainda e ainda não passaram pelo batismo, mas querem se preparar para a volta de Jesus e ter suas vestes lavadas pelo sangue do cordeiro um dia. Também te convido a se colocar em pé, pois eu quero orar por você!
Então, enquanto ouvimos a música, eu te convido a se colocar em pé, para que eu possa orar por você.
Related Media
See more
Related Sermons
See more