MOÍSES UM EXEMPLO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Igreja Batista Logos 10/04/2022

Texto Base: Hebreus 11:24-26 “Foi pela fé que Moisés, quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha de Faraó.Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado.Ele achou que era muito melhor sofrer o desprezo por causa do Messias do que possuir todos os tesouros do Egito. É que ele tinha os olhos fixos na recompensa futura.”
A) INTRODUÇÃO
Estudarmos doutrinas abstradas, princípios e preceitos são todos muitos preciosos, mais nada nos ajuda tanto quanto um padrão ou exemplo. Desejamos saber o que é santidade na prática? Sentemos e estudemos o quadro de um homem notavelmente santo.
O capítulo 11 de Hebreus, de onde extraí o meu texto, é magnífico. Esse capítulo foi motivo de alegria e encorajamento para os judeus convertidos. Esse capítulo foi para eles como refrigério e medicina para corpo. Provérbios 16:24 “As palavras bondosas são como o mel: doces para o paladar e boas para a saúde.”
A história de Moíses torna-se mais compreensível em nosso caso, parece operar de forma mais familiar à nossa experiência. Por esta razão, penso que estes três versos merecem muito mais consideração de nossa parte do que costumamos lhes dar.
B) DESENVOLVIMENTO
DO QUE MOÍSES DESISTIU, E O QUE ELE RECUSOU? Nesse ponto quero chamar atenção para as coisas das quais Moíses desistiu e recusou. Moíses desistiu de três coisas para o bem da sua alma. Ao fazer isso, digo-lhe que ele fez os três maiores sacrifícios que o coração do homem possivelmente pode fazer. Vejamos:
ELE DESISTIU DE POSIÇÃO SOCIAL E GREANDEZA - Ele recusou ser chamado filho da filha de faraó. Todos nós conhecemos sus história. Alguns chegam a dizer que pela ordem natural das coisas, Moíses chegaria a ser rei do Egito, isso poderia ou não acontecer, não podemos afirmar ao certo. Mais pensemos por um momento, em quão grande era essa tentação - Ele era homem sujeito aos mesmos sentimentos que nós. Ele poderia ter tido tanta grandeza quanto a terra pudesse lhe dar. Posição social, cargo elevado, honra títulos, nobreza, tudo isso estava diante dele e ao seu alcance. Essas são coisas pelas quais muitos homens continuam lutando. Esses são prêmios que existe uma corrida incessante em nosso mundo para obtê-los. Obter todas essas coisas são justamente o que os homens fazem, sacrificando tempo, propósitos, saúde e a própria vida. Mais Moíses não considerou como dádivas, ele virou as costas.
E MAIS DO QUE ISSO - ELE RECUSOU O PRAZER - Prazeres de todo tipo sem dúvida estavam aos seus pés, se ele preferisse se ocupar neles - parazer sensual, intelectual, social, qualquer coisa que pudesse lhe dar satisfação. 1João 2:16 “Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo.” Prazer é o tipo de coisa em função da qual milhares de pessoas vivem. Moíses poderia ter bebido com a mesma intensidade com que desejasse os prazeres terrenos, mas ele não o fez, ele recusou.
E MAIS DO QUE ISSO - ELE RECUSOU AS RIQUEZAS - Moíses poderia usufruir de riqueza ilimitada se estivesse disposto a viver com a filha de faraó. Pensemos em qual grande foi essa tentação. Como o poder e amor ao dinheiro exerce tamanha influência na mente dos homens. A POSSE DE DINHEIRO PARECE ESCONDER DEFEITOS, ENCOBRIR FALHAS E VESTIR UM HOMEM DE VIRTUDES. As pessoas irão lhe visitar com maior frequência, se você for rico. Moíses recusou e os abandonou.
Moíses recusou coisas como: posição, prazer e riquezas, acrescente-se o fato de que ele fez isso de forma deliberada. Ele não recusou essas coisas por um ímpeto de emplogação da juventude, ele tinha 40 anos e estava na plenitude de sua vida e sabia o que estava fazendo. Atos 7:22 “E assim ele foi instruído em toda a ciência dos egípcios e se tornou um homem que falava e agia com autoridade.” Acrecente-se também o fato que ele não foi obrigado e também não estava para morrer.
2. O QUE MOÍSES ESCOLHEU? Considero suas escolhas tão maravilhosas quanto as suas recusas. Ele escolheu três coisas para o bem de sua alma. Ele escolheu três últimas coisas que um homem jamais estaria disposto a aceitar.
ELE ESCOLHEU SOFRIMENTO E AFLIÇÃO - Ele deixou as facilidades e conforto da corte de faraó e tomou parte com povo de israel publicamente. De maneira extraordinária escolheu dor, provações, pobreza, necessidade, ansiedade. Recuamos diante da dor, mais aqui está um home que tem os mesmos sentimentos que nós e escolheu a aflição.
ELE FEZ MAIS QUE ISSO, ESCOLHEU A COMPANHIA DE UM POVO DESPREZADO - Ele deixou a sociedade em que vivia dos grandes e uniu-se aos filhos de Israel.. Eis aqui um homem que faz muito mais. Ele não somente se sente comovido por causa do povo desprezado de Israel, mais desce até o nível deles, introduz-se na sociedade deles e vive como eles.
ESCOLHEU A VERGONHA E O ESCÁRNIO - Provavelmente foi chamado de louco, fraco, tolo e que estava fora de si. Ele perderia o favor e a boa reputação entre aqueles com quem tinha vivido. Porém nada disso o comoveu, ele deixou a corte e uniu-se com os escravos.
3. O PRINCÍPIO QUE MOVEU MOÍSES - Temos a explicação no próprio texto. As duas coisas repousam em uma simples palavra fé. MOÍSES TEVE FÉ. A FÉ FOI O MOTIVO PRINCIPAL DE SUA MARAVILHOSA CONDUTA. A FÉ FEZ COM QUE ELE FIZESSE O QUE FEZ, ESCOLHESSE O QUE ESCOLHEU E RECUSASSE O QUE RECUSOU. ELE FEZ TUDO ISSO PORQUE CREU. Ele teve fé na palavra de Deus. Ele acreditava que Deus manteria suas promessas, que certamente faria aquilo que havia dito e que certamente levaria a cabo a aliança que havia feito. Moíses acreditava que com Deus nada seria impossível.
A FÉ ERA COMO UM TELESCÓPIO PARA MOÍSES - Ela fez com que ele visse a boa terra que estava distante, descanso, paz e vitória.
A FÉ DISSE A MOÍSES QUE TODA ESSA POSIÇÃO E GRANDEZA ERA MUNDANA - Algo vazio, pobre, frágil, fulgaz e passageiro, e que não havia maior grandeza do que servir a Deus
A FÉ DISSE A MOÍSES QUE OS PRAZERES DO MUNDO ERAM PRAZERES DO PECADO. É melhor sofrer e obedecer a Deus do que estar sossegado e pecar.
C) CONCLUSÃO
Não de se espantar que ele tenha recusado grandeza, riquezas e prazeres. ELE OLHAVA PARA MUITO ALÉM. Via com os olhos da fé que todas as coisas são passageiras e somente Cristo e sua palavra permanece para sempre. Os tesouros do Egito se foram, porém o nome de Moíses é conhecido onde quer que a Bíblia seja lida. AQUELE QUE VIVE PELA FÉ É FELIZ.
UMA FÉ QUE NÃO EXERCE INFLUÊNCIA SOBRE OS HÁBITOS DE UM HOMEM NÃO É DIGNA DE SER CHAMADA DE FÉ.
O QUE É A SANTIDADE, SENÃO A FÉ VISÍVEL E ENCARNADA?
Você deseja crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo? Deseja produzir muitos frutos? Deseja ser santo e útil? Deseja ser luz e sal dessa terra para essa geração?
Aceite esse conselho que lhe dou hoje: Vá e clame ao Senhor Jesus do mesmo modo que os discípulos fizeram: Lucas 17:5 “Os apóstolos pediram ao Senhor: — Aumente a nossa fé.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more