Escolha lembrar a fidelidade de Deus - Lm. 3.19-27
Sermon • Submitted
0 ratings
· 81 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO: Como cristão, como você lida com a tristeza em sua vida? Como você lida com o sofrimento e a perda como crente? Como você lida com as emoções que acompanham a perda de um emprego ou uma amizade, ou talvez a perda de um ente querido ou membro da família? Nossa resposta como cristãos deve ser diferente da resposta daqueles que não conhecem o Senhor? Acredito que sim, e acredito que esses versos em Lamentações nos ensinam algumas verdades valiosas sobre como lidar com a perda e a tristeza em nossas vidas. (Leia Lamentações 3:19-27 e ore.)
Contexto
Contexto
O livro de Lamentações contém uma série de lamentos sobre a destruição de Jerusalém em 586 .C. O autor, provavelmente o profeta Jeremias, fala por toda a nação de Israel. Ao longo do livro ele detalha as muitas perdas que os israelitas sofreram na destruição da cidade. Ele escreve sobre os horrores indescritíveis de fome e crueldade que as pessoas sofreram no cerco que levou à captura da cidade. Então, uma vez que os babilônios tomaram a cidade, eles impiedosamente mataram muitas das pessoas. Eles pegaram o mais forte e o melhor dos sobreviventes e marcharam-nos como escravos para o exílio. Eles saquearam o templo; eles quebraram os muros da cidade; eles deixaram as ruas e casas em ruínas. Tudo foi despojado, e os israelitas sofreram imensa perda. O que era ainda pior, os israelitas tinham causado tudo isso a si mesmos. Eles se rebelaram contra Deus e desafiaram seus comandos. E assim eles foram em grande parte responsáveis pelas perdas que sofreram. O livro de Lamentações foi escrito após toda essa incrível tristeza e perda.
Nestes versos encontramos Jeremias lembrando todas as tristezas que Israel havia experimentado recentemente. E quanto mais ele se debruça sobre essas tristezas, mais triste ele se torna. Isso nos leva à primeira verdade que podemos aprender com esses versos.
Habitar em sua tristeza só aumentará sua tristeza.
I. Habitar em sua tristeza só aumentará sua tristeza. (19-21)
Isso não significa que você não deve expressar sua tristeza. Quando você experimenta qualquer tipo de perda em sua vida, é bom e é certo para você expressar sua tristeza por essa perda. Nem sempre ouvimos isso na igreja. Algumas pessoas ensinam que, como cristãos, nunca devemos ficar tristes, que é de alguma forma pecaminoso ficar triste, que um cristão verdadeiramente forte, maduro e vitorioso nunca ficaria triste. E às vezes, como crentes, sentimos essa pressão para colocar uma cara feliz e fingir que está tudo bem mesmo quando não está. Isso não está certo, porque não é honesto. Leia as cartas de Paulo no Novo Testamento e verá que Paulo não se importava de compartilhar suas lutas com os outros.
Então há outras pessoas que defendem o estoicismo. O estoicismo ensina que você não deve expressar qualquer emoção durante os momentos de perda. Para vocês fãs de Star Trek, é a maneira vulcana de lidar com a perda. O estoicismo diz: "Resigne-se ao seu destino. Não fique chateado, não reclame. Basta aceitar o que vier em seu caminho sem qualquer resposta emocional em tudo. Bem, como cristãos, não acreditamos no destino. Acreditamos em Deus, o que é completamente diferente.
Essas ideias podem soar boas e nobres por fora, mas não são bíblicas. Deus nos ensina durante toda a Bíblia que podemos e devemos expressar nossa tristeza em tempos de problemas. Qual é todo o livro de Lamentações se não um livro divinamente inspirado expressando tristeza durante um momento de grande perda? Leia os Salmos e encontrará um exemplo após o outro de pessoas derramando suas dores, frustrações e decepções diante do Senhor em oração. O livro de romanos nos diz: "Regozije-se com aqueles que se alegram; luto com aqueles que choram. (Romanos 12:15) E se você ainda não está convencido, olhe para o exemplo do próprio Jesus. Lemos em João 11:35 que Jesus chorou e expressou sua própria tristeza pessoal com a morte de seu amigo Lázaro.
Então, é bom e certo para você expressar sua tristeza. Deus lhe deu dutos lacrimais por uma razão, então sinta-se livre para usá-los. Chore quando precisar, fale sobre isso, reze sobre isso, consulte, fale com um amigo, desenhe um quadro, escreva um poema ou uma canção. O que for preciso, expresse sua tristeza e tristeza. Deixe sair. Não estamos falando de não expressar sua tristeza. O que estamos falando é de não pensar na sua tristeza. Expressar sua tristeza é saudável. Habitar em sua tristeza não é. Habitar em sua tristeza só aumentará sua tristeza.
A. Habitar em sua tristeza envenenará sua vida com amargura. (19)
Como isso aumenta sua tristeza? Em primeiro lugar, viver em sua tristeza envenenará sua vida com amargura. Veja o versículo 19: "Lembro-me da minha aflição e da minha perambulação, da amargura e da ousadia." O escritor se lembra. Ele está lidando com memórias. E ele usa quatro palavras para descrever essas memórias: aflição, errante, amargura e ousadia. Vamos olhar para cada um deles.
A palavra para aflição pode ser traduzida como "problema" ou "miséria", como em "Ninguém sabe os problemas que eu vi". A palavra para andar refere-se a "inquietação" ou "desgarrado". É usado em outros lugares no Antigo Testamento de se desviar do Senhor. A palavra para amargura é a palavra para o veneno "wormwood" ou "cicuta", e a palavra para gail refere-se a uma erva amarga ou venenosa.
Então, o que está acontecendo no versículo 19? O escritor está se lembrando de todos os seus problemas, todas as suas misérias. Ele se lembra de suas andanças, seu desvio do Senhor. Ele é parcialmente responsável por seus problemas, e então ele provavelmente está lutando com a culpa aqui também. As memórias continuam caindo, e estão envenenando-o como uma raiz amarga. Veja, memórias amargas são como veneno. Eles envenenam sua vida, e envenenam seus relacionamentos. Eles envenenam sua relação com Deus, com sua família e uns com os outros. Habitar em sua tristeza aumentará sua tristeza antes de tudo envenenando sua vida com amargura.
B. Habitar sua tristeza acabará por levá-lo à depressão e desespero. (20)
Habitar em sua tristeza também acabará por levá-lo à depressão e desespero. Olhe para o versículo 20. Enquanto ele se debruça sobre todas essas memórias amargas, o autor escreve: "Eu me lembro bem delas, e minha alma está abatida dentro de mim." Esta frase "Eu me lembro bem deles" é interessante no hebraico. Na verdade, é a palavra "lembre-se" usada duas vezes – "Lembro-me deles". Alguns de nós são tão bons em lembrar os negativos em nossa vida, que não apenas nos lembramos deles; Nós nos lembramos duas vezes deles! Na verdade, parece que nos lembramos deles duas vezes mais do que qualquer outra coisa na vida. E quando você se lembra duas vezes de seus problemas, quando você se debruça sobre as tristezas em sua vida, isso levará à depressão.
Você pode ver que no final do versículo 20: "Minha alma está abatida dentro de mim." A palavra downcast significa literalmente "afundar ou ser pesado para baixo." Não é uma descrição precisa da depressão? Você é pesado por todos os seus problemas, e você apenas começa a afundar sob a carga. E uma vez que você começa a afundar, você perde toda a visão da esperança, e finalmente você cede ao desespero. Você poderia parafrasear o versículo 20: "Eu me lembro duas vezes das minhas tristezas, e me afundo em depressão e desespero." Sabe, viver em sua tristeza só aumentará sua tristeza. Envenenará sua vida com amargura, e acabará levando você à depressão e desespero.
C. Habitar em sua tristeza não pode lhe trazer esperança. (21)
E por causa de tudo isso, habitar em suas tristezas não pode lhe trazer esperança. Você não pode olhar para cima olhando para baixo. Você não pode encontrar esperança pensando em seus problemas. Esperança é o oposto do desespero. E assim, a fim de encontrar esperança você deve chegar a um ponto de virada, e é isso que encontramos no versículo 21. O autor escreve: "No entanto, isso eu chamo à mente, e, portanto, eu tenho esperança."
Note que o autor não nega seus sofrimentos. Ele não os minimiza nem tenta racionalizá-los. Suas perdas são reais, não imaginadas. Ele se lembra muito bem deles. Na verdade, ele se lembra duas vezes deles! Mas agora ele faz uma escolha. Ele escolhe não se debruçar sobre eles. Ele "chama a atenção" ou "escolhe lembrar" outra coisa em vez disso. E é porque ele escolhe lembrar dessa "outra coisa" que ele tem esperança.
Habitar em sua tristeza não pode lhe trazer esperança. Se você quer ter esperança, você deve escolher para lembrar desta "outra coisa". E essa "outra coisa" que nos aponta para a fidelidade de Deus. Habitar em sua tristeza só aumentará sua tristeza. Escolher lembrar a fidelidade de Deus lhe trará esperança. Essa é a outra coisa que o autor chama à mente. Passaremos o resto do nosso tempo esta manhã olhando para os versículos 22-27 onde encontramos uma bela descrição da fidelidade de Deus para nós.
II. Escolher lembrar a fidelidade de Deus lhe trará esperança. (22-27)
O clímax de todo o livro de Lamentações realmente vem no versículo 23: "Grande é sua fidelidade" Deus não é apenas fiel; sua fidelidade é grande. Sua fidelidade é perfeita, infinita, transbordante, muito além da fidelidade humana. Pense no amigo mais leal e fiel que você conhece, talvez seja seu cão – sua fidelidade não pode nem começar a tocar na fidelidade de Deus. Quando você escolhe lembrar a fidelidade de Deus em vez de habitar em sua tristeza, você também encontrará esperança em vez de amargura e desespero. Faz sentido quando você pensa sobre isso. Porque Deus foi fiel no passado, posso confiar a ele o meu presente e o futuro também. Porque Deus é fiel, tenho "força para hoje e esperança brilhante para o amanhã". Versículos 22-27 enfatizam especificamente dois aspectos da grande fidelidade de Deus. Deus é fiel em seu grande amor por você. E Deus é fiel em sua bondade para você. Vamos ver o grande amor de Deus primeiro.
A. Deus é fiel em seu grande amor por você. (22-24)
1) As compaixãos de Deus nunca falham. (22)
Deus é fiel em seu grande amor por você. Olhe para o versículo 22. "É por causa do grande amor do Senhor que não somos consumidos." A palavra "amor" aqui é uma palavra que é usada para o amor e lealdade da aliança de Deus ao seu povo. Poderia até ser traduzido "O amor fiel de Deus". Mais uma vez, é um grande amor. Não só isso, mas neste verso particular a palavra para "amor" está realmente no plural. Você pega isso em algumas traduções que falam aqui das "misericórdias" de Deus. É a mesma palavra usada no plural no Salmo 89:1 – "Cantarei das misericórdias do Senhor para sempre" É como se a palavra "amor" no singular não fosse suficiente para descrever o grande amor de Deus por nós. O amor de Deus é tão grande que tem que estar no plural! "É por causa das misericórdias do Senhor, seu grande amor fiel que não somos consumidos."
Essa palavra consumida significa "estar absolutamente acabado, estar no final" Já esteve lá? Já se sentiu como se estivesse no fim da corda? O fim da estrada? O fim de tudo, como se você não tivesse mais nada para dar? Isso é o que a palavra "consumido" significa. Mas o versículo 22 diz que por causa do grande amor de Deus você não está consumido, você não está acabado, você não está no final.
Por que? Olhe para o final do versículo 22 – "pois suas compaixãos nunca falham". A palavra "compaixão" é uma bela palavra em hebraico. Em hebraico é literalmente a palavra "útero". E assim o versículo 22 fala do amor de Deus por nós em termos do amor terno e compassivo que uma mãe tem por seu filho que ela carrega no ventre. Isso faz parte da beleza de tirar o fôlego de nosso Deus: seu poder, sua força, sua justiça severa e absoluta, e ao mesmo tempo seu amor terno e compassivo por seus filhos. Observe que essa palavra também é usada no plural – "suas compaixãos" – para enfatizar ainda mais a maravilhosa e terna compaixão e misericórdia de Deus.
"Suas compaixãos nunca falham." Esta frase "nunca falhar" tem um significado muito semelhante à palavra "consumido" anteriormente no verso. Também significa "ser concluído, ser concluído, estar no fim". Então, quando você pega todo o versículo 22 juntos, ele nos ensina uma verdade muito preciosa. Você pode se sentir como se você está no seu fim, mas você não está acabado, porque Deus não está acabado. Você nunca pode dizer, "Eu terminei, eu demito!" porque Deus nunca terminou, e Deus nunca vai desistir. Ele está sempre lá para você! Você não vai falhar, porque suas compaixãos nunca falham. E, portanto, você tem esperança. Louve o Senhor!
2) As compaixãos de Deus são novas todas as manhãs. (23)
Não só as compaixãos de Deus nunca falham. Eles são renovados para nós diariamente. Veja o versículo 23: "Eles são novos todas as manhãs; grande é a sua fidelidade! As misericórdias de Deus são frescas e novas todas as manhãs. Deus nunca te serve sobras. Suas compaixãos nunca se cansam ou obsolam. Ele tem um novo, novo, terno amor e compaixão por você todos os dias da semana. O amor de Deus é tão certo quanto o nascer do sol. Todos os dias quando você acordar, dê uma olhada lá fora e veja se o sol nasce. Se aconteceu, então você sabe que as compaixãos de Deus são novas para você no dia dele. Cada nova manhã é um sinal da fidelidade e graça de Deus.
A mudança dos dias, a mudança das estações todos testemunham a "grande fidelidade, misericórdia e amor" de Deus. É como aquele hino que muitas vezes cantamos: "verão e inverno, primavera e colheita", todos testemunham a fidelidade de Deus. Ou enquanto cantamos aqui na Flórida, "verão, verão, verão e verão." Eu sei, não temos muitas estações aqui, mas temos muito sol! E cada novo dia é um lembrete do amor fiel de Deus: as compaixãos de Deus nunca falham; eles são novos todas as manhãs.
3) Portanto, faça de Deus sua porção. (24)
Por causa do amor fiel de Deus, o autor pode dizer no versículo 24: "Eu digo a mim mesmo: 'O SENHOR é a minha parte; portanto, vou esperar por ele.' Qual é a sua parte? É o que você está esperando. Então, deixe-me perguntar, o que você está esperando esta manhã? Você está esperando por um vento? Uma herança? Uma mudança em suas circunstâncias? O que está causando sua tristeza? Ou está esperando pelo Senhor? Deixe-me encorajá-lo esta manhã. Faça de Deus sua porção. Espere por ele. Suas compaixãos nunca falham. Eles são novos todas as manhãs. Deus é fiel em seu grande amor por você.
B. Deus é fiel em sua bondade para você. (25-27)
E então saiba também que Deus é fiel em sua bondade para você. Vemos isso em versos 25-27. No hebraico original todos os três versos começam com a mesma palavra – a palavra "bom". E assim esses três versos compartilham conosco três maneiras que Deus é fiel em sua bondade para você. E como ele é bom para você, você precisa aprender a confiar nele.
1) Aprenda a confiar no caráter de Deus. (25)
Primeiro, aprenda a confiar no caráter de Deus. Olhe para o versículo 25: "O SENHOR é bom para aqueles cuja esperança está nele, para aquele que o procura." Aprenda a confiar no caráter de Deus. O Senhor é bom. Não deixe ninguém dizer o contrário. Deus é bom por toda parte. Thomas Brooks, um velho autor puritano, colocou desta forma: "Deus, na verdade ele é bom, não pode dar nada, nem não fazer nada, mas o que é bom." Aprenda a confiar no caráter de Deus, mesmo quando as coisas não parecem estar indo de acordo com seus planos. Thomas Watson, outro escritor puritano diz o seguinte: "Se é bom para nós, vamos tê-lo; se não é bom para nós, então a retenção dele é bom. Por que? Porque Deus é bom! O tempo todo! Não pode ser de outra maneira. Aprenda a confiar no caráter de Deus. "O SENHOR é bom para aqueles cuja esperança está nele, para aquele que o procura."
2) Aprenda a confiar no tempo de Deus. (26)
Em segundo lugar, aprenda a confiar no tempo de Deus. Vemos isso no versículo 26: "É bom esperar silenciosamente pela salvação do SENHOR." A palavra "salvação" aqui é uma palavra que pode significar "salvação ou libertação". Muitas vezes se refere à salvação do pecado, mas também pode significar libertação de qualquer coisa – da doença, de seus inimigos, ou do que possa estar lhe causando tristeza ou tristeza. Nós sempre queremos libertação agora. Deus quer que aprendamos paciência e confiança.
Precisamos aprender a confiar no tempo de Deus. O tempo de Deus é sempre bom. Deus nunca é cedo, nunca se atrasa, sempre na hora. Mas eu tenho que te dizer, às vezes eu me pego perguntando a ele, "Senhor, você não poderia chegar cedo apenas de vez em quando?" Aprenda a confiar no tempo de Deus em vez do seu. "É bom esperar silenciosamente pela salvação do SENHOR."
3) Aprenda a confiar na disciplina de Deus. (27)
Aprenda a confiar no caráter de Deus, aprenda a confiar no tempo de Deus e, finalmente, aprenda a confiar na disciplina de Deus. Olhe para o versículo 27: "É bom para um homem suportar o jugo enquanto ele é jovem." Suportar o jugo é aprender submissão a Deus mesmo durante os tempos difíceis. Deus usa os tempos difíceis em sua vida para fazer você forte nele. Faz parte da disciplina dele em sua vida.
Não pense em disciplina em termos de punição pelo pecado. Em vez disso, a disciplina de Deus é o seu processo de treinamento para você. Ninguém está isento. Na verdade, o livro de Hebreus diz que o de Deus é uma das provas de que você é seu filho. A disciplina sempre vem através das adversidades. Deus está fortalecendo seu caráter e ensinando você a confiar nele através dos tempos difíceis de sua vida.
Você vê a palavra "homem" no versículo 27? Não é a palavra usual para homem em hebraico. É uma palavra que significa "um homem forte ou poderoso, um guerreiro." Ou se você fosse aplicá-lo a uma mulher, poderia significar uma mulher forte ou guerreira, você sabe, como Katniss Everdeen ou Xena a princesa guerreira! Como você se torna um homem forte de Deus, uma mulher forte de Deus, uma guerreira para o Senhor? Você tem que suportar o jugo enquanto você é jovem. Você passa por disciplina e treinamento.
Não lute contra Deus durante os tempos difíceis. Deus está sendo fiel em sua bondade para com você. Aprenda a confiar no caráter de Deus. Aprenda a confiar no tempo de Deus. Aprenda a confiar na disciplina de Deus. "É bom para um homem suportar o jugo enquanto ele é jovem."
CONCLUSÃO: Então, o que esses versos nos ensinam esta manhã? Habitar em sua tristeza só aumentará sua tristeza. Mas escolher lembrar a fidelidade de Deus lhe trará esperança.
Então deixe-me encorajá-lo esta manhã: escolha lembrar a fidelidade de Deus.
– Deus é fiel em seu grande amor por você: suas compaixãos nunca falham; eles são novos todas as manhãs.
– Deus é fiel em sua bondade a você: aprenda a confiar em seu caráter, seu timing e sua disciplina em sua vida.
E então, mesmo no meio das provas mais difíceis da vida, você encontrará esperança em Deus. Grande é sua fidelidade, Ó Senhor!