Lições de Páscoa

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Introdução:

O que você já sabe sobre a Páscoa?
Páscoa significa “passagem ou passar sobre”, teve sua origem no Egito quando liderados por Moisés o povo de Israel após mais ou menos 400 anos de escravidão foi liberto. Depois de pedir várias vezes para que Faraó libertasse o povo, Deus começou a punir os Egípcios com pragas, sendo a décima a morte de todos os primogênitos. Naquela noite o anjo da morte passaria sobre o Egito e somente a casa onde houvesse sangue de um cordeiro nos batentes da porta não seriam mortos. Israel então celebrou a primeira páscoa para serem livres do Egito e livres da morte pelo poder do sangue do cordeiro que tira, carrega o pecado do mundo. Porém tudo isso era apenas um símbolo da realidade perfeita que viria a acontecer quando verdadeiro cordeiro viesse, ele era Jesus
Por isso, quando a gente analisa a Páscoa em que Jesus foi morto, tantas coisas aconteceram e poderíamos focar facilmente em algum aspecto específico de todos os acontecimentos que ali mais ou menos no ano 33 se realizaram
Mas nessa noite quero olhar para ela como um todo de maneira mais geral e aplicar de forma mais direta algumas lições a nossas vidas
1) Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus
“37 Já perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão de discípulos, alegrando-se muito, começou a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que havia visto, 38 dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas” (Lucas 19:)
O majoritismo (decisão da maioria) ou democracia (participação do povo) nem sempre refletem uma chancela da aprovação de Deus. O reformador Calvino falou que: “Quando Deus quer castigar um povo, Ele lhes dá governantes ímpios”
2) Autoridades Religiosas podem ser hipócritas (falhas)
(Mt 27:20 [ALM21]) Mas os principais sacerdotes e os líderes religiosos convenceram as multidões a que pedissem Barrabás e mandassem matar Jesus.
Como podemos saber se uma autoridade Religiosa é séria? Observando se prega e vive segundo o padrão da palavra de Deus
3) Autoridades Civis podem muitas vezes ser perversas
21 Então o governador perguntou-lhes: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Eles disseram: Barrabás. 22 E Pilatos perguntou-lhes: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Todos disseram: Que seja crucificado. 23 Pilatos, porém, disse: Mas que mal ele fez? Eles, contudo, gritavam ainda mais: Que seja crucificado! 24 Percebendo que nada conseguia, mas, pelo contrário, que o tumulto aumentava, Pilatos mandou trazer água e, lavando as mãos diante da multidão, disse: Sou inocente do sangue deste homem; isso é problema vosso. 25 E todo o povo respondeu: O sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos. 26 Então lhes soltou Barrabás; mas mandou espancar Jesus e o entregou para ser crucificado” (Mateus 27)
Como podemos saber se uma autoridade Civil é séria? Observando se seguem as leis do país...
4) Algumas pessoas escaparão do Inferno no último instante, enquanto outras continuarão ímpias até o fim
“39 Então um dos criminosos crucificados blasfemava dele, dizendo: Tu não és o Cristo? Salva a ti mesmo e a nós. 40 Mas o outro, repreendendo-o, disse: Não temes a Deus, nem sofrendo a mesma condenação? 41 Nós, na verdade, estamos recebendo com justiça o que nossos atos merecem; mas este homem não fez mal algum. 42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 43 E Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23)
Bandidos que foram mortos em Rondônia após trocarem tiros com a polícia em fuga após um roubo
5) Na páscoa, ocorreram coisas sobrenaturais e Espirituais
Mateus 27:
45 E houve trevas sobre toda a terra, desde a hora sexta (12h) até a hora nona (15h)
46 Por volta da hora nona, Jesus bradou em alta voz: Eli, Eli, lamá sabactani? Isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
47 Alguns dos que estavam ali, ouvindo isso, diziam: Ele chama por Elias.
48 E logo um deles correu, pegou uma esponja, ensopou-a em vinagre e, pondo-a numa haste, deu-lhe de beber.
49 Os outros, porém, disseram: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo.
50 E Jesus, bradando de novo em alta voz, entregou o espírito.
51 E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, e as rochas se partiram.
52 Os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que haviam morrido* foram ressuscitados;
47 Alguns dos que estavam ali, ouvindo isso, diziam: Ele chama por Elias.
48 E logo um deles correu, pegou uma esponja, ensopou-a em vinagre e, pondo-a numa haste, deu-lhe de beber.
49 Os outros, porém, disseram: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo.
50 E Jesus, bradando de novo em alta voz, entregou o espírito.
51 E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, e as rochas se partiram.
52 Os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que haviam morrido* foram ressuscitados;
53 e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
54 O centurião e os que com ele vigiavam Jesus, vendo o terremoto e as coisas que aconteciam, ficaram aterrorizados e disseram: É verdade, este era o Filho de Deus.
Um longo eclipse aconteceu (45)
(46) Jesus citou o AT para sinalizar a sua morte como Cumprimento profético (Salmos
(51) O véu do templo que representava a separação entre Deus e os homens de rasgou “do alto a baixo”
- Encerrava-se aqui a Antiga Aliança, o sistema de cultos judaicos com sacrifícios de animais e encerrava também o sacerdócio levítico.
- Jesus era o cordeiro de Deus que desde a primeira páscoa havia sido prometido, Ele carregou sobre si nossos pecados (Is.53)
- Jesus torna-se o único mediador entre Deus e os homens
- Quem crer em Jesus - em seu sacrifício será salvo
(52) Um terremoto abriu túmulos e vários Mortos voltaram a vida
Testemunho de um Centurião, de que É verdade, este era o Filho de Deus.
6) Jesus Ressuscitou
“19 Quando chegou a tarde daquele dia, o primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos com as portas trancadas por medo dos judeus, Jesus chegou, colocou-se no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco! 20 Ao dizer isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao verem o Senhor” (João 20)
Lucas 24:
36 Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus apareceu no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco.
37 Mas eles, assustados e com medo, pensaram que estavam vendo algum espírito.
38 Ele, porém, lhes disse: Por que estais angustiados? E por que surgem dúvidas em vosso coração?
39 Olhai as minhas mãos e os meus pés, pois sou eu mesmo. Apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho.
40 E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.
41 Admirados e ainda sem acreditar por causa da alegria, Jesus lhes perguntou: Tendes aqui alguma coisa para comer?
42 Então lhe deram um pedaço de peixe assado.
43 E ele o pegou e comeu na frente deles.
A morte de Jesus não foi a coisa mais extraordinária que aconteceu na páscoa, mas sim a sua Ressurreição com um corpo transformado, tornando-se o modelo do haveremos de nos tornar
O corpo de Jesus mantinha algo físico, podia ser palpado e mantinha como prova as marcas da Cruz
Jesus podia comer com o seu corpo glorificado. Ele havia dito na última Ceia que quando voltar com poder e glória para levar-nos para o céu, haveremos de Cear com ele nas bodas do Cordeiro
O corpo glorificado de Jesus não tinha limitações físicas, podia atravessar paredes
Conclusão: De todas as lições que podemos aprender com as páscoa, nenhuma supera que foi através dela que temos a oportunidade de assim como o povo de Israel no Egito, também hoje sermos livres da escravidão do Pecado e sairmos em direção a Terra prometida, não mais uma Canaã visível, mas uma pátria Celestial no céu
A revelação a mim e a você é perfeita, sem as sombras, pois foi o próprio Jesus quem nos ensinou todas essas coisas, “Ele disse que somente ele conhecia porque somente ele havia vindo do céu e para lá voltaria”
Você crê em Jesus? Se crê, por que ainda não entregou o controle da sua vida completamente a Jesus e recebe de graça a Salvação que Ele dá?
Related Media
See more
Related Sermons
See more