GRAÇA QUE DÁ PODER PARA SANTIFICAR O SABADO

GRAÇA EMPDERADA  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
Ex 20:8-11 (8) ​Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. (9) ​Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. (10) ​Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; (11) ​porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.
Estamos começando mais uma serie, e neste mês queremos tratar de alguns princípios e doutrinas que são fundamentais e característicos da nossa igreja. Mas queremos trata a partir de um prisma que parte da graça e não do legalismo. E não se engane, quando partimos da graça, não significa que é mais fácil, na verdade é mais difícil.
Queremos tratar de uma graça empoderada. Deixe-me explicar o conceito: uma graça empoderada, significa uma graça que nos da poder para fazer algo, para ser algo. Ou seja, nos cremos com muita convicção que somos salvos pela fé, pela confiança que temos depositado na obra de Cristo na cruz do calvário. Cremos que em Cristo, nós não somos mais livres da escravidão do pecado, que não somos mais obrigados a pecar. É isso tem dois lados: antes de ser salvo eu pecava por ser escravo, agora em Cristo, livre da escravidão, eu peco porque quero. Antes na escravidão do pecado eu escolhia pecar, porque eu não tinha escolha, a não ser pecar. Mas agora em Cristo eu escolho pecar, tendo a escolha de não pecar, e isso é terrível.
Então, agora em Cristo eu recebo poder da graça para poder obedecer. A graça me empodera para a justiça, a graça te dá poder para ter condições de dizer não! A graça te da poder para decidir dizer sim. Então uma vez salvos, como devemos nos relacionar com a vontade de Deus? Com obediência! Porque a graça nos dá condições de obedecer.
Nós já entendemos que não obedecemos para sermos salvos, pois aquele que está perdido, não opera nele o poder da graça para a justiça. É isso que Paulo explica em romanos 6.14-23. No verso 14 ele afirma: o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais mais debaixo da lei e sim da graça. Ou seja, o pecado não pode mais da ordens a vocês, vocês foram livres da escravidão dele. Porque vocês não estão mais debaixo da obrigação de serem justo através da obediência da lei, e sim são justificados pelo favor e mérito de Cristo, que Paulo chama de “graça”.
Mais ai isso logo pode levar alguém a pensar então, não preciso mais observar a lei. Paulo, se adiante a essa questão e ele mesmo faz a pergunta: verso 15, e daí? Havemos de pecar porque não estamos mais debaixo da lei e sim da graça? Ou seja, podemos viver pecando desobedecendo a lei porque não somos justificados pela lei e sim pela fé em Jesus? Resposta de Paulo é um gigantesco: de modo algum! Deus me livre que vocês pensem isso.
E no verso 16 ele diz o seguinte: vocês não sabem que vocês se tornam servos de quem vocês obedecem? Ou seja, não existe a tal liberdade autônoma. Ou você serve ao pecado, ou você serve a Cristo. Liberdade autônoma, é servir a si mesmo e portanto ser escravo da sua vontade. Então Paulo afirma: ou você é escravo do pecado para morte ou escravo da obediência para a justiça. E aqui está o ponto, se a graça de Cristo te alcançou, ela naturalmente e poderosamente vai te conduzir a uma vida de obediência a lei de Deus. A graça te dá poder para obedecer.
No verso 18 Paulo afirma. Vocês foram libertados do pecado, e foram feitos servos da justiça. Ou seja, agora vocês obedecem a justiça por causa da sua nova posição. Qual posição? A de não escravos do pecado? Não, a de escravos de Cristo. Se você é servos de Cristo, obedecerá sua lei, que é santa, justa e boa.
Então resta uma pergunta: o que os servos de Cristo devem fazer com relação ao sábado, dia do Senhor? para responder a essa pergunta precisamos perguntar para o próprio senhor em sua palavra. O que ele ordena sobre isso?
Ele diz: Ex 20:1-2 (1) ​Então, falou Deus todas estas palavras: (2) ​Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Quem foi que disse? O senhor, então que todos coloquemos a mão na boca em sinal de submissão e de não questionamento. O senhor falou tá falado.
Você precisa entender que o sábado não é uma criação do adventismo, é uma ordem do senhor que você diz amar. Você precisa entender que você foi liberto da escravidão do pecado, assim como os hebreus foram livres do Egito. E que portanto uma vez livres, recebemos poder para obedecer. Na escravidão do Egito o hebreus não tinha poder para santificar no sábado, mas uma vez livres, seu novo Senhor diz: agora santifiquem o meu sábado.
Meu irmão você não serve a correria desta vida, vocês não são mais escravo do relógio. Você não precisa marcar consulta medica no sábado. Você não precisar ir no salão no sábado, a graça te dá poder para não precisar fazer isso, você é livre. Nós vivemos em um contexto urbano, onde a vida é uma correria, mas Deus não aceita isso como justificável. Talvez o que você precisa é organizar o seu tempo e suas prioridades.
Aliás, falando de prioridades, deixe-me falar também de exceção. Cuidado, não confunda exceção com regras. Exceção significa algo que não é comum, que não faz parte das regras. A exceção ocorre quando acontece algo fora da regra comum, um fato inédito, que não era feito ou conhecido antes, e foi aberta uma exceção. Portanto, não faça da exceção uma regra. Aliás, o que quero mostrar pra você é que você pode seguir a regras, que você não precisa da exceção. Você pode ser obediente, pois você é livre para obedecer e recebeu poder para obedecer.
Muito bem vimos que quem falou foi o próprio Senhor. Agora, o que ele falou? Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Nós sabemos que os dez mandamentos se dividem em duas partes: os primeiros quatros mandamentos com referência ao nosso amor e para a gloria de Deus e a segunda parte, referente ao nosso amor e respeito ao próximo. E os três primeiros começam com um forte NÃO. Não terá, não farás e não tomarás.
Mas o quarto mandamento que fala do sábado, começa com um, lembra-te! E esse mandamento podemos dividi-lo em duas partes. Ele é o único dos quatro que começa de forma positiva. 1ª parte, (8) Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. (9) ​Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. (10) ​Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não existe nenhuma proibição aqui.
Ele começa dizendo: lembra-te! É o que estamos fazendo aqui hoje. Precisamos de tempos em tempos olharmos para nossa vida e para a palavra de Deus e revermos os valores deste mandamento. Precisamos lembrar! Mas lembra de que? Do sábado para o santificar! O que significa santificar o sábado? Precisamos tomar cuidado para não reduzirmos o que Deus está ordenando aqui.
Em Mateus 6 no sermão do monte, Jesus demonstra de forma clara que os judeus, haviam reduzido a lei de Deus. Ouvistes o que foi dito não matarás, eu porem vos digo, que todo aquele que se irar contra seu irmão, está sujeito a julgamento. Ou seja, eles haviam reduzido o mandamento de matar apenas em tirar a vida do outro, mas não tinham problema em matar o outro dentro de si. Também corremos o risco de reduzir o lembra-te do dia de sábado para o santifica por vir a igreja no sábado.
O mandamento não diz: lembra-te de vir na igreja no sábado. Diz: lembra-te do dia de sábado para o santificar! E como santificamos o sábado? Trabalhando seis dias da semana, fazendo tudo que devemos fazer nestes seis dias. Tudo aquilo que refere-se a você: estudo, trabalho, entretenimento, negócios, dentista, medico, salão, etc. Faça nos seis dias que o senhor te dá. Você santifica o sábado, usando seis dias da semana para suas prioridade.
“Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus...” não te pertence, não é seu, você não faz o que você quer e o que bem entende deste dia e neste dia. Não são seus interesses, são os interesses do senhor seu Deus. A graça te dá poder para santificar esse dia ao senhor. Não se trata de ser um peso, mas de receber poder para santificar um dia ao seu Deus. O homem sem Cristo não consegue separar o sábado para santificar ao senhor. Mas o salvo recebe poder para isso. Quero que você saiba que existe um poder da graça de Deus que te dá condições de santificar o sábado do Senhor.
Se o trabalho te dá poder para levantar na segunda feira para ir à luta, a graça é muito mais poderosa para te levantar para no sábado, levantar cedo para um tempo de comunhão, serviço e adoração com seus irmãos na igreja. A graça te dá poder para dedicar-se algum tempo no sábado no aconselhamento com seu irmão. A graça te dá poder para dedicar-se ao estudo da palavra no sábado, ao invés do seus estudos no sábado. Acredite, a graça é capaz de te dar poder para descansar no sábado. A graça da poder para que sua família tenha um tempo com Deus no sábado. É o dia do Senhor!
Então vem os não, no mandamento. “Não farás nenhum trabalho...” nenhum! Nada daquilo que é comum. “Nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro...” o seja, ninguém que está debaixo da tua responsabilidade, ou do poder da sua influência.
Quero terminar com benefícios da graça para quem santifica o sábado:
“...​porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou...” a graça que te alcançou te dá poder para descansar. Deus sabe que você chega na sexta-feira cansado, exausto, sobrecarregado. Deus sabe que você, apesar do cansaço, da exaustão quer continuar trabalhando, mas ele te oferece uma graça que é poderosa para te fazer descansar. Ele te ordena que pare e descanse. Descanse seu corpo, sua mente, seu coração, sua alma, ele te dá poder para descansar, você não é mais um escravo do trabalho, prove isso, parando um dia, o dia do senhor.
“...por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado...” Todos os dias da semana Deus derrama bênçãos sobre sua vida, mas o sábado é o único dia que Deus abençoou. A palavra abençoou aqui tem a ideia de inclinar-se com favor. Parece que Deus se volta neste dia para confirmar suas bênçãos sobre nossa vida neste dia. É como se Deus renova-se e confirma-se as bênçãos recebidas durante a semana, no sábado. É um ato de fé, onde você é desafiado a confiar que todo seu trabalho, não seja completado por você, mas por Deus. É o empresário que fecha sua empresa no sábado, por crer que apesar do prejuízo de um dia fechado, Deus abençoará muito mais seu negócio.
Aliás, se você é cristão, consequentemente você deve ser o melhor funcionário da sua empresa, e se você for fiel ao senhor neste princípio, duas coisas vão acontecer: seu patrão vai te dar o sábado para não perder um bom funcionário; ou outra empresa vai ganha um grande funcionário. Você tem um pequeno negócio, eu creio que com trabalho e dedicação você vai crescer. Mas aprenda uma lição agora que você é pequeno: seja fiel no pouco. Porque se você não pode ser fiel agora que você é pequeno, você não será no muito.
Em último lugar, “o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”. Esse dia é santo, é caro ao senhor. É um dia diferente de todos os outros. Não pertence a você, mas é separa para o Senhor e as coisas do interesse dele. A graça que te alcançou te dá poder para santifica-lo.
Quero terminar com uma oração de confissão, e de renovação de aliança com o senhor do sábado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more