O Dia do Perdão - 6a Festa (Ou dia da Expiação)
FESTAS JUDAICAS • Sermon • Submitted
0 ratings
· 11 viewsA Festa do Dia do Perdão e suas aplicações no nosso dia a dia.
Notes
Transcript
Lv.23.27-31; 2Cr.7.14; 1Jo.1.9
Lv.23.27-31; 2Cr.7.14; 1Jo.1.9
Fonte: 296.3-Gui - p.99 ss
Introdução
Você tem consciência de que é um pecador? (.......) Então este assunto lhe diz respeito. Foi pensando em você que Deus instituiu a festa do “Dia do Perdão”.
O que a Bíblia nos ensina sobre o Perdão? (a) Oração do Pai Nosso (Mt.6.14,15);
Yom Kipur - Festa do Perdão. kippur, que significa “expiação”. Expiar tem diferentes sentidos. Um deles é a ideia de “pacificar, reconciliar”.
O ritual envolvia não apenas fazer a expiação pelos homens arrependidos, mas também purificar o tabernáculo físico removendo sua corrupção.
Da tarde de 4/10 até a tarde de 05/10 era o “dia do Perdão, mas a festa era durante 10 dias. Era um período de dez dias separado para o arrependimento e preparação para receber o perdão de pecados de Israel, quando as pessoas se tornariam mais "espirituais” e contemplativas acerca dos seus pecados, numa perspectiva coletiva nacional.
De um modo geral, os judeus levantam bem cedo e recitam orações e cânticos de arrependimento através dos quais expressam a profunda tristeza que cada indivíduo e toda a coletividade tem pela fraqueza e pelos pecados que eles cometeram.
Yom Kipur era um dia de jejum, de arrependimento, de tristeza, de desvencilhar-se de pecados antigos, de adotar novas atitudes.
Desenvolvimento
Há uma lista de pecados que quando você lê, torna-se impossível não ter sentimentos de culpa. Veja uma pequena amostra do que os judeus colocavam neste dia:
“Nós estamos cheios de culpa: nós temos sido infiéis...; nós temos roubado e falado de modo vil...; nós temos praticado iniquidade e injustiça...; nós temos sido presunçosos (melhor que os outros) e agido com violência, inventando mentiras, dando maus conselhos, não cumprindo promessas, zombando, revoltando e blasfemando...; nós temos sido rebeldes, temos transgredido, oprimido e cometido abominações...; temos extraviado e sido perversos...; nós temos nos corrompido e levado a desvios...”
Será que não temos uma lista de pecados parecida com esta? Como anda meu relacionamento com Deus? Como tem sido o meu relacionamento com minha família… com meu irmão… com minha igreja? Tenho empenhado em colocar em prática o que a Bíblia Sagrada me ensina? (...........)
Os judeus oram pelos pecados cometidos diante de Deus por serem coagidos ou por vontade própria; pela dureza de coração; pela ignorância, pela falta de pureza sexual; pelo falar, por lesar seus vizinhos; pela associação com as impurezas… . Não há nenhuma outra nação que gaste dez dias meditando acerca da expiação e perdão dos pecados como a nação de Israel.
E nós? o que temos feito? Qual tem sido a nossa atitude em relação aos nossos pecados individuais ou coletivos diante de Deus?
Expiação é um estado de reconciliação ou restauração. Vem da raiz kpr, que significa “cobrir”. O caminho para apropriarmos desse poder de expiação envolve dedicação pessoal, o sacrifício de nossas próprias vidas como culto - Rm.12.1-2. Envolve, também a confissão - 1Jo.2.1,2.
...........................................................................................................
Jerusalém é o único lugar do mundo em que, no Yom Kipur, não tem tráfego algum. Raramente há uma ambulância levando uma futura mãe à maternidade, ou prestando socorro a alguma pessoa doente. As pessoas estão em casa ou nas sinagogas; não há piqueniques, natação nas praias, ocupação com serviços ou compras em lojas ou shoppings. Tudo está parado. Os cultos nas sinagogas geralmente acontecem na noite anterior, pela manhã bem cedo e o último às 18,30 horas deste dia. Muitas pessoas permanecem nas sinagogas por 10 ou mais horas para orar e suplicar a Deus pelo perdão dos pecados. DEDICAÇÃO TOTAL!
Que belo exemplo para nós! Como precisamos orar! (2Cr.7.14).
Conclusão
Há coisas que podemos aprender com esta festa judaica.
Precisamos estabelecer um tempo para meditar acerca de minha relação com Deus, acerca de minha necessidade de arrependimento e confissão de pecados (Individual).
Há itens que exigem arrependimento em comum, envolvendo toda a comunidade no processo de arrependimento (Comunidade, Igreja, Nação).
Embora arrependimento seja de responsabilidade pessoal, é de muito valor quando as pessoas fazem isso juntas e estabelecem um tempo para isso - retiros de oração, vigílias de oração.
A igreja precisa gastar tempo em avaliar seus erros e pecados, individuais e coletivos cometidos.
Como estaria a Igreja de Jesus se todos os crentes do Brasil e do mundo numa grande corrente estivesse se arrependendo de seus pecados de forma individual e coletiva, como igreja e como nação? (.....)
Só assim o inferno não poderá prevalecer sobre a autoridade da igreja de Jesus - Mt.16.18.