Como Jesus cumpriu a Páscoa
Sermon • Submitted
0 ratings
· 16 viewsNotes
Transcript
Salvação através da Substituição
Salvação através da Substituição
Hoje celebramos a Pácoa. Nessa ocasião somos lembrados que Jesus foi crucificado durante a Páscoa, auqela festa que era realizada em Jerusalém, para onde afluiam grandes multidões.
Mas isso é apenas uma coincidência? Jesus morreu durante a Páscoa?
A resposta bíblica é não. A razão pela qual ele veio a Jerusalém naquela última vez não foi apenas para celebrar a Páscoa, mas para se tornar nossa Páscoa. Como diz o apóstolo Paulo claramente em
1Coríntios 5.7 (BEARA)
… Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.
Propósição
Propósição
Mas o que isso significa?
Para ver a resposta, precisamos começar em Êx. 12, a história da primeira Páscoa. Lá vamos ver por que a Páscoa era necessária e o que significava. Tendo aprendido o significado da Páscoa, então veremos como Cristo se tornou nossa Páscoa.
Êxodo 12 e a Primeira Páscoa
Êxodo 12 e a Primeira Páscoa
O cenário é o Egito, e o clima é de caos. O Egito acaba de ser devastado por uma série de nove pragas. Deus está julgando o Egito. Está cumprindo uma promessa (Ex. 2:23-25) feita a Abraão, Isaque e Jacó que seus filhos teriam a terra de Canaã como herança (Gn. 15:18-21), mas o povo de Israel está preso no Egito há séculos.
Então, chegou o momento de Deus libertá-los e conduzi-los à terra.
Mas primeiro, há uma última praga, a mais severa de todas. Com todas (ou pelo menos a maioria) das pragas anteriores, Israel foi isento. O gado deles não morreu (Ex. 9:6). Suas plantações não foram destruidas (Ex. 9:26). Nem mesmo suas terras foram assoldas pela escuridão (Ex. 10:23). Israel não fez nada para se proteger dessas pragas; Deus simplesmente livrou Israel dessas pragas.
Porém, a última praga será diferente. Deus estará mirando em todos desta vez. Além de algumas provisões imprevistas, Deus vai derrubar todos os primogênitos do Egito, incluindo o primogênito de Israel.
Por que?
Porque apesar do fato de que Israel ser o povo escolhido por Deus, e apesar do fato de ter sido oprimido por séculos, a verdade é que os israelitas também são pecadores. Ezequiel 20:4-10 nos diz que Israel adorava os falsos deuses do Egito! Deus não pode simplesmente ignorar esse pecado.
A mensagem da 10ª praga é que Deus é santo e justo. Mas a mensagem da Páscoa é que Deus também é misericordioso.
A mensagem da 10ª praga é que Deus é santo e justo. Mas a mensagem da Páscoa é que Deus também é misericordioso.
Naquela primeira Páscoa, Deus agiu de uma maneira em que Ele revelou ser justo e misericordioso ao mesmo tempo. Podemos chamar de salvação através da substituição.
A provisão de Deus é simples: pegue um cordeiro, macho, de um ano de idade e sem manchas (Ex. 12:3-5). Examine-o por quatro dias para garantir que não haja falha nele (12:6). E finalmente, no 14º dia do mês — a noite em que o anjo da morte matará o primogênito — mate aquele cordeiro.
Em seguida, aplique seu sangue nos e na viga das portas (12:7), e quando Deus ver o sangue, ele passará por cima de Israel (12:13).
Esse é o significado. Deus poupa os filhos de Israel, não porque eles são melhores que os filhos do Egito, mas porque um cordeiro impecável morre em seu lugar e seu sangue cobre sua porta.
Salvação através da substituição. E, de acordo com o Novo Testamento, a mensagem da Páscoa também é a mensagem da Sexta-Feira Santa.
O Verdadeiro Cordeiro da Páscoa
O Verdadeiro Cordeiro da Páscoa
Se você se perguntar como um animal poderia substituir um humano, a resposta é que, em última análise, ele não poderia (Hb. 10:4). Como Deus poderia passar o pecado humano porque um animal morreu era um problema que ainda exigia resolução.
Porém, quando Jesus foi a Jerusalém pela última vez, Ele não foi apenas para celebrar a Páscoa, mas para se tornar nossa Páscoa.
Por isso, Paulo escreve: Rm. 3.25
a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
Assim como mesmo Israel ficou exposto à ira de Deus naquela 10ª praga por sua idolatria, por isso estamos todos expostos à ira justa de Deus por nossa idolatria. Todos nós pecamos e estamos aquém de sua glória. E além de alguma provisão, cada um de nós ia perecer eternamente sob a ira de Deus no fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos. Porque Deus é santo e justo.
Através de um Substituto, Deus revela sua justiça e misericórdia.
Deus resolve o dilema da salvação através da substituição.
A Páscoa era para pintar um quadro a respeito disso, mas não era a coisa real. Mas quando chegarmos aos Evangelhos, o verdadeiro substituto está aqui. Nas palavras de João Batista, "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!" (João 1:29).
Nós nos vangloriamos de ter sido redimidos, "não com coisas perecíveis como prata e ouro — mas com o precioso sangue de Cristo, como diz Pedro:
sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,
É o que Paulo quer dizer quando diz que "Cristo, nossa Páscoa foi sacrificad.".
Nossa salvação vem através de sua substituição.
É por isso que Deus pode nos dizer: "Se eu vir o sangue, passarei adiante, e não haverá praga entre vós” ( Ex. 12.13b - AS21).
O que nos leva a uma pergunta:
O sangue de Jesus está aplicado a você?
O sangue de Jesus está aplicado a você?
Você está coberto pelo sangue?
Lembre-se do que o Êxodo 12 diz. Estritamente falando, não foi suficiente para o Cordeiro da Páscoa ser morto. Para que Deus passasse por cima deles, seu sangue tinha que ser aplicado à sua porta. Se eles omitissem isso, o cordeiro não teria feito nenhum bem a eles. Da mesma forma, enquanto Cristo permanecer fora de nós, e estivermos separados dele, tudo o que ele sofreu e fez pela salvação da raça humana permanecerá inútil e sem valor para nós.
Você deve olhar para o Cordeiro que foi perfurado por você, e abraçá-lo pela fé como sua única proteção contra a ira de Deus.
A fé é o instrumento pelo qual seu sangue é aplicado a você pessoalmente. Se você bater na porta dele com fé humilde, você vai descobrir que há muito espaço em sua casa para você. E quando Deus ver o sangue, ele passará por cima de você.
Salvação através da substituição.
Esta é a mensagem da Páscoa.