IGREJA ESSENCIAL: POR QUE A PREGAÇÃO E O ENSINO SÃO CENTRAIS? (Parte 1)

IGREJA ESSENCIAL  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
JOHN PIPER:
Em outras palavras, sem a obra soberana do Espírito de Deus em vivificar, remover a cegueira, iluminar o coração e revelar a glória de sua obra, a pregação, como exultação expositiva, não pode atingir seus alvos- de fato, não pode nem existir.
Pregação é adoração buscando adoração. E nenhum desses atos de adoração é menos do que o miraculoso ver e desfrutar a beleza de Cristo, que o homem natural considera loucura.
O homem natural não pode ver Cristo pelo que ele realmente é- supremamente belo e valioso.
O que dá a qualquer pregador o direito de se levantar por meia hora, digamos, pelo menos uma vez por semana e REIVINDICAR falar em nome de Deus?
A) Os pregadores não obtêm sua autoridade de conhecimento superior, poder político ou floreio retórico. Eles obtêm somente da PALAVRA DE DEUS. II Timóteo 4:2
B) Eles podem ter algumas opiniões boas, interessantes ou valiosas. Podem dar alguns conselhos se você precisar, digamos, de ajuda para encontrar um emprego. Mas OBTÊM AUTORIDADE ESPECIAL para falar em nome de Deus apenas quando PREGAM A SUA PALAVRA.
Ninguém é melhor pregador do que Jesus. Ninguém pode pregar uma mensagem melhor do que seu Sermão do Monte. Sua verdade e seu poder ainda MUDAM VIDAS e nos MOVEM hoje. Mas ele também pareceu aos ouvintes originais como algo diferente do que normalmente ouviam dos mestres. Mateus 7:28,29
Os escribas eram os mestres oficiais de Israel. Então, por que as multidões não respeitavam sua autoridade?
A) Porque eles ensinavam SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS. Eles acrescentavam suas próprias leis à lei de Deus. Jesus, sendo o próprio Deus, ensinava COM AUTORIDADE, como quem escreveu e obedeceu à lei perfeitamente.
B) Quando redescobrimos a igreja, buscamos autoridade divina e não apenas sabedoria humana. Temos sabedoria humana mais do que suficiente hoje. Portanto, uma igreja que oferece sabedoria humana encontra forte COMPETIÇÃO.
Por que ouvir um pastor local em vez de assinar um canal do YouTube? Por que acordar cedo o domingo em vez de assistir aos noticiários protagonizados por políticos poderosos?
A) Nós nos levantamos e nos reunimos com a igreja semanalmente porque é onde ouvimos o REI DIVINO– suas boas-novas e seus conselhos para nossas vidas.
B) Nós o ouvimos falar toda vez que abrimos nossas Bíblias, sim, mas o ouvimos JUNTOS na reunião semanal.
C) Somos formados JUNTOScomo um povo ali. É por isso que a pregação e o ensino são fundamentais para as reuniões de nossas igrejas.
D) Centralizar nossas reuniões em torno da PALAVRA DE DEUS cultiva a cultura celestial que deve nos caracterizar como um povo distinto, para que possamos, assim, ser sal e luz em nossas distintas cidades e nações.
Com a ajuda do Espírito, você reconhece a sabedoria divina quando a ouve. E não é como a sabedoria humana dos autodenominados escriba de hoje, tão comuns nas redes sociais e nos livros mais vendidos. A autoridade do pregador cobre tudo o que Deus disse, mas não vai além do que Deus disse.
Mark Dever frequentemente compara o trabalho do pregador com a tarefa de um carteiro. O carteiro não vai até a sua porta, abre a correspondência, escreve algumas anotações extras, fecha novamente o envelope e coloca a carta em sua caixa de correio. Um carteiro simplesmente entrega correspondência.
Assim é com um pregador. A Palavra nos ajuda a discernir a autoridade adequada dele. Ele tem autoridade para ENTREGARa correspondência, nada mais. Pois o sermão não é o lugar para cogitações humanas, mas para O PODER DIVINO.
4.1. ASSIM DIZ O SENHOR
4.1.1. Em todo o AT, os profetas ecoavam um refrão: ASSIM DIZ O SENHOR. Eles falavam com autoridade porque Deus lhes confiou sua mensagem. Eles falavam em nome dele. Isso significa que os profetas nem sempre diziam o que as pessoas queriam ouvir. Na verdade, era comum que os reis PUNISSEM os profetas quando não gostavam do que ouviam.
4.1.2. Por exemplo, o rei Zedequias permitiu que o profeta Jeremias fosse lançado em uma cisterna e deixado para morrer de fome. Jeremias 38:9
4.1.3. Jeremias dissera aos judeus em Jerusalém que, se eles permanecessem na cidade, os caldeus os matariam. Ele estava certo, é claro. Mas não era isso que o rei e seus comandantes militares queriam ouvir. Isso era ruim para a MORAL. Jeremias 38:2-4
4.1.4. Eles culparam o mensageiro para não ter que dar ouvidos à mensagem. Eles preferiam profetas que contavam MENTIRAS CONFORTADORAS. Deus, em contrapartida, não se entreteve com a mentira. Jeremias 23:15
4.1.5. Por meio de seu profeta Ezequiel, Deus repreendeu os líderes, ou pastores, de Israel que mentiram ao povo que foram ordenados a PROTEGER. Ezequiel 34:2,3
4.1.6. As experiências de Israel alertam que, à medida que redescobrimos a igreja, somos propensos a buscar líderes que nos dizem apenas o que QUEREMOS OUVIR. E os líderes são tentados a dar às pessoas o que elas desejam, porque é mais fácil ganhar a vida assim.
Related Media
See more
Related Sermons
See more