2Tm 1.6-14

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 29 views
Notes
Transcript
2Timóteo 1.6–14 RA
6 Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. 7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, 9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, 10 e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho, 11 para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre 12 e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. 13 Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. 14 Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO
PROPOSIÇÃO:
Dobradiça:
1. SAIR DO COMODISMO (v. 6-7)
2Timóteo 1.6 NAA
6 Por esta razão, venho lembrar-lhe que reavive o dom de Deus que está em você pela imposição das minhas mãos.
Explicação: O apóstolo Paulo busca lembrar a Timóteo o compromisso que o jovem pastor possui com Deus. Como ele fala anteriormente a respeito de Timóteo:
2Timóteo 1.4–5 RA
4 Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria 5 pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.
A fé de Timóteo é verdadeira, assim como a de sua avó Loide e de sua mãe Eunice. Ele teve uma criação segundo os padrões cristãos. A fé expressada por Timóteo por meio de ações, porém, com o tempo se tornou reprimida e a chama do Espírito ficou mais fraca nele, não quer dizer que se apagou, mas está com menor intensidade. Ele foi chamado para uma santa vocação, a partir do encontro com o Espírito Santo, mas se acomodou. Paulo deixou várias recomendações a Timóteo, como podemos ver na sua primeira carta ao jovem:
1Timóteo 4.14 RA
14 Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
Aqui, então, novamente o apóstolo o encoraja e o faz entender o seguinte:
2Timóteo 1.7 RA
7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
A covardia que Paulo cita pode ser entendida, também, como timidez. O contexto vivido por Timóteo o levou a ser desencorajado, então Paulo procura fazê-lo entender a necessidade de ter força e coragem. Timóteo passava por vários problemas, como enfermidades, a timidez e o medo dos opositores, ele, enquanto jovem, não era respeitado pelos mais velhos, e os seus opositores buscavam sempre tentar contra a vida e o ministério dele.
Ele fala de três coisas: primeiramente, poder para ser usado por Deus como testemunha do Senhor na pregação do Evangelho, o amor de Deus que transforma o coração e dá nova vida, além disso, a moderação
Aplicação:
2. NÃO TER VERGONHA (v. 8-12)
2Timóteo 1.8–12 RA
8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, 9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, 10 e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho, 11 para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre 12 e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.
Explicação:
Aplicação:
3. VIVER SEGUNDO AS ESCRITURAS (v. 13-14)
2Timóteo 1.13–14 RA
13 Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. 14 Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.
Explicação:
Aplicação:
PONTE CRISTOCÊNTRICA
CONCLUSÃO
Related Media
See more
Related Sermons
See more