A geração que busca o Senhor!
Sermon • Submitted
0 ratings
· 95 viewsNotes
Transcript
Hino: _______________________________
Título: A geração que busca o Senhor!
Ideia Central: Deus governa sobre um universo de criaturas e coisas criadas, organizadas, ou arregimentadas como exércitos para batalha. Seu reino é universal. Os habitantes do universo, de todos os níveis e ordens, reconhecem seu governo. “Multidões” é usado, ás vezes, para corpos celestiais (ver Gn 2:1; Dt 17:3), as vezes, para anjos (Js 5:14; Sl 103:21; 148:2). Para a primeira resposta dos carregadores da arca (v. 8), os portões parecem permanecer fechados diante do processo de espera. Para a segunda resposta, ‘O Senhor das multidões,’ ao invés de ‘O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha,” parece ser uma curta senha que desbloqueia a cidade. O efeito ritualístico é enaltecido. Ver também 1 Sm 17:45; 2 Sm 6:2; Is 1:9.”[1]
Proposição: Meu Jesus, meu Rei e Senhor!
Introdução:
“Os salmos complementam a Torah quanto à ênfase: a Torah se concentra na liturgia correta da adoração exterior no santuário, ao passo que o Saltério enfoca a atitude interior e a experiência espiritual dos adoradores do santuário.”[2]
A maioria dos comentaristas associa este salmo à ocasião em que Davi levou a arca da aliança para Jerusalém (2 Sm 6; 1 Cr 15:1 - 16:3), e é bem possível que Davi o tenha escrito para esse acontecimento. Tudo indica que se trata de um salmo antifônico. O povo (ou um coral de levitas) iniciava o cântico com os versículos 1 e 2, um dirigente fazia as perguntas nos versículos 3, 8a e 10a, e o coral ou o povo respondia com os versículos 4 a 6, 8b e 10b. Era entoado todo domingo no templo de Herodes, e alguns relacionam este cântico com a entrada do Senhor em Jerusalém no Domingo de Ramos. Há anos, a igreja lê o salmo 24 no Dia da Ascensão, o quadragésimo dia depois da Páscoa. Para os cristãos, Jesus é o "Rei da Glória", voltando ao céu depois de sua paixão (Ef 4:8; Cl 2:15), e, um dia, voltando em glória para estabelecer seu reino (Mt 25:31). Isso explica a repetição de "Levantai, ó portas, as vossas cabeças" nos versículos 7 e 9. O salmo apresenta um privilégio triplo concedido por Deus a seu povo.”[3]Uma resposta ao salmo 23
Respondendo à duas perguntas:
1. Quem pode entrar no santuário?
2. Quem é o Rei da Glória?
O Salmo 24 quase explodiu minha cabeça.
Desenvolvimento:
1. Ele criou (1-2)
a. Tudo pertence a Deus Mordomia (verso 1): “Fomos comprados e redimidos a um elevado custo. Pertencemos a Deus. Mas Deus na verdade estava apenas nos reclamando, pois Ele nos fez; pertencíamos a Ele desde o princípio, pois ‘no princípio crio Deus’ (Gn 1:1).”[4]
b. Ele nos criou Por mais que os cientistas estudem, pesquisem, façam experiências, para eles a origem no universo e dos seres humanos permanece uma incógnita. Se olharmos com profundidade para o big bang, para a seleção natural das espécies, podemos ver claramente que não passam de intuição. Mas para aqueles que conhecem e compreendem as Escrituras, a Bíblia, esta questão está bem clara. Cada detalhe deste vasto universo foi desenhado pelo nosso Deus. Cada bela flor, cada doce fruta, cada ser vivo. Você foi criado por Deus, com todos os seus detalhes que o diferem do restante do mundo! Ele criou tudo que habita nesta terra. Ele te criou!
c. devemos tudo a Ele
Êx 9:29 (Sétima praga do Egito) Deus apresenta que um livramento deixando claro quem é Deus e a quem tudo pertence. Deus está protegendo você. Você pertence a Ele.
d. Ilustração: imagine você caminhando por um lugar desconhecido, muito belo e apreciando as coisas que ali estão. Quem sabe se satisfazendo das delícias deste lugar, o perfume das flores, o sabor das frutas, o frescor das águas. Quem sabe, colhendo algumas espigas, melancias, jacas, pitaias, jambo, etc (frutas do local onde está pregando). De repente, se dá conta que alguém se aproxima. É o dono de tudo isso. Aí você toma aquele susto! Isso eu gostaria que você sentisse com relação à sua própria vida hoje!
No verso 3 são feitas duas perguntas: Quem subirá ao monte do Senhor? E Quem há de permanecer no seu santo lugar? Estas perguntas nos ensinam a respeito daqueles que podem entram no santuário. Elas sempre eram faladas pelos sacerdotes no templo, levando os adoradores a pensar em como estava sua vida com Deus. Nesta estrutura em forma de paralelismo, fica uma pergunta clara em relação a tua resposta a Deus: Deus realmente está no primeiro lugar em sua vida? Aquele que te criou e a quem você pertence é tudo pra você?
2. Ele redimiu (3-6)
a. Quem? Aqui temos uma “Instrução a respeito daqueles que podem entrar no santuário (Provavelmente falada por um sacerdote).”[5] O cristão ou cristã considera apenas aquilo que é verdadeiro e real.[6]Numa época de tantas fakenews e notícias falsas e sensacionalistas, você precisa ser verdadeiro com Deus, com você mesmo e com as pessoas.
b. O puro (Salmos 26:6) Lava as mãos na inocência para andar com o Senhor ao redor do Seu altar. Davi foi aquele que clamou para que Deus criasse nele um coração puro e renovasse nele um espírito inabalável (Salmo 51:10). Aqui neste texto fala de mãos, de coração e da sua língua. Sabe que isso é muito importante. Nosso corpo é templo do Espírito Santo. Deus quer habitar em você. Que você trabalhe, ame sinceramente e use a sua língua para anunciar a volta de Jesus!
Ver Bonhoeffer, p. 83. “Quem é limpo de coração? Só aquele que o entregou inteiramente a Jesus, para que ele, somente ele, reine ali; só aquele que não polui o coração nem pelo próprio mal, nem pelo próprio bem. O coração limpo é o coração simples da criança, que não conhece o bem nem o mal. É o coração de Adão antes da queda, o coração onde reina não a consciência, mas a vontade de Jesus.”
c. A recompensa: Mateus 5:8 Jesus diz que “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” Podemos lembrar de Enoque, que andou com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si. É verdade que nossos entes queridos que já morreram não estão já no céu. Estão descansando no repouso do sono. Mas a história de Enoque ilustra o que acontecerá com os salvos. De que estaremos para sempre com nosso Salvador! Esta mensagem é uma mensagem de salvação, de fortalecimento e de libertação final das forças do mal sobre a tua vida. Uma festa está preparada, quando o Rei da Glória trouxer para mim e para você a vitória final sobre o pecado.
d. uma “geração”: “A palavra hebraica significa ‘povo’, ‘raça’, ou ‘tipo de homem’ (ver Sl 14:5). A expressão ‘buscam a Deus’ é usada para descrever a religião real do coração (veja Sl 9:10; 14:2; 63:1). Isso inclui sério desejo de conhecer a Deus.”[7]"Buscar a face de Deus" significa ter uma audiência com o Rei (Gn 44:23; Êx 10:28; 2 Sm 14:24, 28, 32), o que agora é possível por meio daquilo que Cristo fez na cruz (Hb 10:1-25). A justiça de Deus é uma dádiva, não uma recompensa por boas obras (Rm 3:21 - 4:9; 5:17; 10:1-10). Davi compara a geração de pessoas que buscam a Deus a seu antepassado, Jacó, que viu a face de Deus e esperou pela fé até receber uma bênção (Gn 32:24-32). Por certo, Jacó não era um homem perfeito, mas o Senhor o salvou e se permite ser chamado de "Deus de Jacó" (Sl 46:7, 11).”[8]
Neste Salmo não é registrado nada sobre a raça humana pecadora, mas sim, o imaculado Cordeiro de Deus. Olhando para a trajetória para trazer a arca para Jerusalém, a tentativa humana para proteger a arca demonstrou-se ilegal. Quando a estratégia de Deus foi fielmente observada conseguiram levar a arca, símbolo da presença de Deus até Jerusalém. Nós como adventistas, precisamos ser conscientes de nossas responsabilidades como sacerdotes de Deus, para cuidar do Seu povo aqui. Vejamos 1 Pedro 2:9 Esta geração na qual você está vivendo, está se destruindo. Que você ao buscar o Deus de Jacó, leve a sua geração junto com você! Leve as pessoas conhecerem mais a Deus!
Muitas vezes as pessoas querem a presença de Deus mas não demonstram isso tendo o desejo de ler a Bíblia, de orar, de testemunhar, de ir a igreja e fazer algo para Cristo. Ver Salmo 27: 4 e 8.
Ver o apelo do justo SALMO 26. Verso 2: “Examina-me, SENHOR, e prova-me. Sonda-me o coração e os pensamentos.”
3. Ele consolidou (7-10)
a. Levantai, ó portas, as vossas cabeças: Este texto está falando sobre a aproximação de Jesus à porta do templo, do santuário celestial. Veja que são portais eternos, não é aqui na terra. Representa o Nosso Sumosacerdote e Seu processo de intercessão sobre nós e o Pai. Ele entra no santuário vitorioso. Seu sacrifício foi aceito pelo Pai. Por isso, Portas, levantai as vossas cabeças, e permitam que o Rei da Glória entre!
A porta que é apresentada aqui é a porta do Salmo 118:20. Por ela entrarão os justos, aqueles que foram justificados por Cristo, amém!
“Cristo estava constantemente buscando guiar o povo a aceitar Deus como o rei deles e para compreender a natureza do reino dEle (Mt 5:35; 18:23; Lk 22: 29, 30). Infelizmente, os judeus falharam em reconhecer Cristo como seu tão aguardado Messias. Eles falharam em entender que o reinado de Cristo não era da mesma natureza que o governo humano (Jo 18:36; Sl 3:20). Seu reino era o reino espiritual da graça, um dia será substituído pelo reino da glória.”[9]Neste reino da glória não haverá mais sofrimento, mais dor, mais enfermidades, mais fome, terremotos, pandemia, destruição, adultério, egoísmo, morte.
b. Quem é o Rei da Glória? (esta é uma pergunta pra você. Você sabe quem é Jesus?)
1Co 2:8 Crucificado o Senhor da glória. Isso responde a pergunta. O Deus da glória como disse Estevão. Atos 7:2. Agora, Quem é Jesus pra você? É um Deus distante? É um conhecido ou um desconhecido? Você tem intimidade com o Rei da glória a ponto de dizer quem Ele é de verdade?
A grande questão é que você precisa conhecer o teu Salvador!
c. Deixe o Rei da Glória entrar em sua vida
A arca foi levada para Sião: Monte Sião parece indicar colina no sudeste de Jerusalém. “Quando Davi transferiu a arca para dentro da nova capital, Sião tornou-se o nome especial do lugar onde Deus habita.”[10]Deus quer habitar no seu coração, na sua mente! Mas você fica fechando a porta a toda hora!
Esse estudo de hoje é para mostrar a você que Jesus quer habitar para sempre com você! A Bíblia diz que o Rei da glória está vindo para buscar seus servos. Uma festa está preparada, quando o Rei da Glória trouxer para mim e para você a vitória final sobre o pecado. Na volta de Jesus, o pecado será destruído definitivamente.[11]
d. Ele é o vitorioso.
Poderoso nas batalhas: Ex 15:3-6 o Senhor é homem de guerra e despedaça o inimigo. Quantos testemunhos que encontramos no Antigo Testamento das grandes vitórias quando o povo estava firme com Deus. Gideão, Abraão, Davi, e tantos outros. Você mesmo pode ter testemunhos quando Ele atuou diretamente da tua vida.
O convite de Cristo nesta manhã é “deixe Ele vencer em sua vida”! Ele é Aquele que enfrenta as batalhas com você e por você! Sabe por quê? Porque Ele te ama!
Apocalipse 19: 11-16 Quem é realmente o Rei da glória. É o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele tem algo pra você: querido líder, querido irmão e irmã, amigo, amiga que nos acompanha aqui nesta manhã: o Deus da glória tem uma coroa de glória reservada para você (1 Pe 5:1-4), por toda vez que você engoliu um sapo, toda vez que mesmo sem apoio, seguiu em frente!
Este salmo se aplica a vitória que acontece na conversão, quando o pecador permite que a Lei de Deus seja impressa em seu coração por meio da graça de Cristo.
Conclusão:
“O Salmo fecha em acorde perfeito com o pensamento de abertura: Só Deus é o governante do universo; Só Ele deveria ser universalmente reconhecido. A cerimônia de instalação da arca no monte do Senhor provê uma ocasião apropriada para sua proclamação.”[12]
Respondendo à duas perguntas:
1. Quem pode entrar no santuário?
2. Quem é o Rei da Glória?
Apelo: Salmo 45:6 e Hebreus 1:6 e 7. Deus, o Filho. Ver Nisto Cremos, p. 71. Cristo como Rei. Muito importante.
[1] The Seven-Day Adventist BIBLE COMMENTARY: The Holy Bible with Exegetical an Expository Comment. Vol. 3. Review an Herald Publishing Association: Washinton; p. 690.
[2] Bíblia de Estudo Andrews, p. 695.
[3]Wiersbe, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo : Antigo Testamento : volume III, Poéticos / Warren W. Wiersbe ; traduzido por Susana E. Klassen. - Santo André, SP : Geográfica editora, 2006, p. 135.
[4] Nisto Cremos, p. 336.
[5] Study Bible New American Standard Bible, p. 762.
[6] The Seven-Day Adventist BIBLE COMMENTARY: The Holy Bible with Exegetical an Expository Comment. Vol. 3. Review an Herald Publishing Association: Washinton; p. 689.
[7] The Seven-Day Adventist BIBLE COMMENTARY: The Holy Bible with Exegetical an Expository Comment. Vol. 3. Review an Herald Publishing Association: Washinton; p. 689.
[8]Wiersbe, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo : Antigo Testamento : volume III, Poéticos / Warren W. Wiersbe ; traduzido por Susana E. Klassen. - Santo André, SP : Geográfica editora, 2006, p. 136.
[9] Seven Day Adventist Bible Dictionary: Complete with Atlas, p. 625.
[10] Seven Day Adventist Bible Dictionary: Complete with Atlas, p. 1182.
[11]Ver o livro Nisto Cremos, 164 5
[12] The Seven-Day Adventist BIBLE COMMENTARY: The Holy Bible with Exegetical an Expository Comment. Vol. 3. Review an Herald Publishing Association: Washinton; p. 690.