1 Tessalonicenses 4:1-8
Sermon • Submitted
0 ratings
· 23 viewsNotes
Transcript
Texto: 1 Tessalonicenses 4:1-8
Tema: Características da santificação
INTRODUÇÃO
Raspitim, um padre da igreja ortodoxa, certa vez disse, que para experimentarmos o amor de Deus, devemos pecar, e quanto mais pecamos, mais o amor de Deus, está presente em nós. Na verdade, o Rasputim, está querendo é a desculpa para não fugir dos prazeres do pecado.
Quando olhamos para as Escrituras, vemos que quanto mais vencemos os pecados, mais perto de Deus estamos, na vida dos eleitos de Deus, o amor gracioso de Deus, jamais será uma desculpa para o pecado, conforme afirmado por Paulo no capítulo 6, da carta que escreveu aos Romanos.
Nesse trecho da carta que Paulo escreve a amada igreja de Tessalônica ele quer mostrar para a igreja aspectos práticos da santificação. A sociedade helênica era depravada nos aspectos da sexualidade.
Como não vivemos em uma bolha, mas no mundo real, nesse mundo contaminado pelo pecado, com pessoas ímpias, podemos correr o risco de cairmos em pecados grandiosos. Paulo então preocupado com esses irmãos que demostravam ser bons cristãos, apresenta argumentos importantes, sobre a prática da santificação.
Convido vocês a olharmos para este texto e aprendemos sobre as características da santificação:
1. A SANTIFICAÇÃO DEVE SER PROGRESSIVA (1-2)
Paulo usa a palavra finalmente, para demonstrar a mudança do assunto que estava tratando e para encaminhar para o final de sua carta, nesse final ele mostra para os irmãos a sua alegria, por eles terem entendido a mensagem do Evangelho, por ele anunciado e de como esse Evangelho tem sido vivido de maneira prática pelos tessalonicenses.
Ele exalta esse comportamento piedosamente cristão desses irmãos, mas faz uma exortação. Essa exortação era para que eles continuassem progredindo em santidade.
Eles poderiam achar que já haviam entrando em um nível de santificação extremamente alto, mas Paulo diz a ele que precisavam continuar progredindo cada vez mais em santificação.
Lembremos meus irmãos que a santificação é uma ato pontual de Deus, mas ela também é progressiva, Deus nos declarou santo, isso só pode vir dele, por nós mesmos, jamais seriamos santos.
Deus por sua maravilhosa graça nos declarou santos, nos capacitou com o seu Espírito Santo e depois de regenerados (Explicar) e convertidos (Explicar), podemos progredir em santificação.
Quando achamos que somos santos e já não temos que evoluir, estamos bem perto da queda. A santificação é o velho exemplo da escada, amanhã preciso estar em um degrau mais alto que hoje, se cair, me levanto e volto a subir. De maneira que sempre teremos que progredir em santificação.
Quanto mais conseguimos abrir mão de nós mesmos. Quanto mais matarmos o velho o homem e vivificarmos a nós mesmos, mais progredimos em santificação.
APLICAÇÃO
Meu irmão, nunca ache que você já está no ápice da vida cristã. Seja humilde e reconheça que sempre terás aspectos de sua vida que precisam estar mais amoldados ao modelo de Cristo.
Quando melhoramos em uma área, outras precisam ser melhoradas, de maneira que essa progressão é até a volta do Senhor, ou até nossa morte. A perfeição só virá na consumação dos séculos. Contudo, cristãos sempre progredirão em santificação enquanto aqui viverem, pois querem glorificar a Jesus.
2. A SANTIFICAÇÃO EXIGE ABSTENÇÃO DOS DESEJOS E PRÁTICAS IMPURAS (3-6)
Paulo mostra que a santificação é bem prática, consiste em abster de práticas ilícitas. Ele mostra que deve ser abster da prostituição. Os povos helênicos eram dominados pela lascívia, nesse contexto lascívia era não frear os impulsos comuns da carne. Para os helênicos a vida sexual era algo comum, então o sexo podia ser exercido com grande liberdade. Eles não dominavam seus corpos, o usavam para os seus prazeres mais íntimos.
Na prática não havia regra para suas vidas sexuais, na mentalidade deles, a vida sexual era um direito natural do homem, sendo assim podiam se relacionar de qualquer maneira.
Contudo, Paulo lembra os irmãos de Tessalônica que agora a mentalidade deles, deveria ser diferente. Afinal de contas eles agora são discípulos de Cristo. O cristão, ele deve dominar os seus instintos e desejos, um cristão não deve ser dominado por sua carne, pois nele habita o Espírito Santo de Deus.
Sendo assim, sabemos que a vida cristã tem critérios bem definidos para tudo, sabemos que o prazer sexual deve ser exercido no casamento, e mesmo no casamento não deve ser feito de qualquer maneira.
Pode-se entender que aqueles que não dominam seus impulsos e não lutam contra o pecado, é porque ainda não levou a vida cristã a sério, ou porque ainda não é um cristão.
APLICAÇÃO
A maneira como sua vida tem caminhado, diz muito a respeito de quem você é diante de Deus, se você é alguém que não domina, e aqui digo em tudo, prazeres carnais, maledicência, mentira e tantos outros pecados é porque você ainda não entendeu o que é ser cristão, ou talvez ainda, não seja um.
Se você vive uma vida aqui dentro e outra lá fora. Tem algo de errado com você.
Lembre-se que Jesus julga com muita seriedade pessoas que vivem de qualquer maneira.
3. A SANTIFICAÇÃO É UM CHAMADO DE DEUS (7-8)
Irmãos, esse é um ponto fundamental do Evangelho. Quando somos achados por Jesus, jamais seremos as mesmas criaturas.
Algumas pessoas, acham que o cristianismo (igreja) tolera tudo, então para muitos, você pode ser da igreja e ser drogado, pode ser da igreja e ser homossexual, pode ser da igreja e ser um adultero, etc. Contudo, o cristianismo não tolera tudo. Na carta a igreja de Éfeso, Jesus diz que detesta os nicolaitas, pessoas de vida dupla.
Os cultos da igreja estão abertos a todos, a igreja ajuda a todos, mas para fazer parte de fato da igreja as pessoas precisam mudar e ter compromisso com Jesus, é isso que Cristo nos ensinou. O venha como estás, são os primeiros passos, depois de regenerado e convertido, não tem como ser como éramos, pois Jesus nos chama a santificação.
Se você é o mesmo do início de sua caminhada e continua como era, é porque o amor de Jesus ainda não o alcançou.
Se você está na igreja e continua nas práticas erradas, ou se você ainda não faz parte da igreja e entendeu que precisar mudar a igreja está aqui para te auxiliar, alimentar. Mas Jesus exige de você mudança.
Jesus não quer pessoas que sejam amigas do Evangelho, Mas pessoas transformadas pelo Evangelho.
Não mudar de vida, Continuar dominado pelo pecado, mesmo estando na igreja é o mesmo que rejeitar o Deus trino.
E você tem atendido o chamado de Jesus a santificação?
Só você pode dar essa resposta.
Se não, quer mudar de postura? E glorificar a Jesus por meio de uma vida de santidade?
CONCLUSÃO
Portanto, nossas vidas devem refletir a glória de Cristo, devemos nos lembrar que a vida de santidade faz parte da caminhada do cristão. Nunca nos esqueçamos das características da santificação.
- Ela é pontual e progressiva
- Ela exige abstenção dos prazeres e práticas pecaminosas
- Ela é um chamado de Deus
E o Senhor Jesus te chama a santificação nessa noite, quero orar com você.
Rasputim estava errado, não é a intensificação do pecado que irá te aproximar de Deus, mas a vida de santificação requerida por Jesus.