O teste do amor

1 João (o teste da fé)   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 33 views
Notes
Transcript

O teste do amor

slide
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 4)
7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.
10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. 1 João 4.7-11

INTRO

O amor é uma categoria universal. Todos falam sobre amor, definem, fazem canções, poemas, histórias e muitos reconhecem o amor. Mas a palavra de Deus diz que o amor, nos termos de Deus, só é conhecido e realmente manifesto por aqueles que amam e conhecem a Deus. O teste de hoje é o teste do amor.
slide

1. O AMOR É A CARACTERÍSTICA DISTINTIVA DO CRENTE

O amor não é uma opção. Verdadeiros filhos de Deus são caracterizados essencialmente por amor, porque o amor é a procedência. Você já pensou nisso? O filho de Deus tem a cara, o cheiro e os trejeitos do amor. João está aqui
slide

“Todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”

O tempo verbal dessa frase, no grego, indica uma ação contínua. É algo como se dissessemos: “todos os que estão amando são nascidos de Deus”. O amor aqui não é posicionado como uma experiência. O amor é um estado.
Isso significa que uma pessoa que não é cristã pode experimentar algum tipo de amor na vida. Mas a ênfase aqui no texto é que filhos de Deus são como seu Pai. O Pai ama o tempo todo de maneira perfeita, santa e contínua. Dessa maneira, o ponto que João está dizendo é que aqueles que são nascidos de Deus, que é amor, amarão e serão caracterizados pelo amor.
O amor é a marca distintiva de um cristão, e o nosso chamado como crentes é de amarmos como Jesus nos ama. E a qualidade do amor que um cristão experimenta por ser filho de Deus, e pode praticar é de qualidade exclusiva, porque DEUS É A FONTE do amor, porque o amor é a própria essência de Deus!
Nosso Deus é amor porque Deus é em sua essência um relacionamento eterno de amor, e esotu me referindo à trindade. Dizer que há somente um Deus, que subsiste eternamente em três pessoas não é algo para nos confundir. A trindade de Deus revela seu amor! O texto nos diz que o amor de Deus se manifestou no fato de o Pai ter enviado o seu Filho unigênito ao mundo. O Deus que é amor, é o Deus Pai que enviou seu Filho e concedeu seu Espírito.
slide

2. DEUS É AMOR! E EU COM ISSO?

slide
Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; Salmos 103:13
slide
É assim que retribuem ao Senhor, povo insensato e ignorante? Não é ele o Pai de vocês, o seu Criador, que os fez e os formou? Deuteronômio 32:6
Se Deus é Pai, Deus é eternamente Pai. Nunca houve um tempo em que Deus não fosse Pai.
Deus é inerentemente expansivo e gerador de vida. É isso o que as Escrituras revelam quando pensamos em Deus como Pai. Quando ele age, Ele cria vida. A própria criação é um espelho preciso disso. DEUS DIZ a vida acontece.
FALAR SOBRE AS NOSSAS VIDAS!
Agora, algo que não podemos nos esquecer. Deus não muda. Se Deus não muda, aquilo que ele é, ele o é eternamente. se Deus é Pai eternamente, nunca houve um tempo em que Deus não houvesse um filho.
Jesus é o filho Unigênito de Deus.
slide
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.
João 14.6
slide

4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; 5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

slide
João 17.24 “— Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo.”

13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. 15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste

João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jesus é o filho Unigênito de Deus. Isso não quer dizer que Jesus é o único filho de Deus. Deus tem outros filhos, eu e você somos chamados filhos de Deus. A palavra unigênito tem mais a ver como “o único de seu tipo”. Jesus é Filho de Deus totalmente diferente de qualquer outro filho de Deus. Ele é exatamente o que lemos aqui: Eterno. Divino. Se o Pai é eternamente doador de vida e expansivo, o alo dessa doação de vida é exatamente seu Filho Unigênito. Deus ama seu Filho eternamente, Deus doa eternamente e o Filho É amado eternamente, e Deus Pai tem prazer nele eternamente conforme vemos no Batismo de Jesus:
slide
Mateus 3.15-17 Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele.E do céu veio uma voz, que disse: — Este é o meu Filho amado, em quem tenho prazer”
Aqui no Batismo de Jesus vemos toda a Trindade em ação numa cena gloriosa. Quando Jesus sai da água, o Espírito Santo desce sobre ele e o Pai fala.
O Espírito Santo, que é Deus, totalmente Deus, procede do Pai para o Filho. Jesus é o Filho Unigênito e também é o Cristo, que significa Ungido. Ungido com o Espírito de Deus.
O Espírito Santo é Deus habitando em nós e que nos faz conhecer a Verdade! Jesus disse:
slide
Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. João 16.13-15
Você percebe? O Pai ama o Filho, lhe dá o Seu Espírito. O Filho glorfica o Pai. Nosso Deus é um Deus que vive eternamente num relacionamento de amor e doação completamente perfeitos. É como uma dança onde um aponta pro outro e dá lugar ao outro, e Deus é completamente glorificado. Nada abala esse amor, há uma comunhão absolutamente perfeita, inquebrável, completamente pura! Nosso Deus trino é uma cascata de vida que Flui do Pai pro Filho pelo Espírito e volta em glória ao Pai. Quando cremos no Senhor essa cascata nos atinge e agora somos cheios do amor de Deus e podemos amar. Amar nossos irmãos depende da compreensão dessa qualidade do amor, e depende exclusivamente de conhecermos e estarmos em relacionamento com Deus
POR ISSO, aqui eentendemos oq ue João disse: Quem não conhece a Deus não ama. O mundo pode viver romances, e pode até ter sombras do amor divino. Mas nunca será o verdadeiro amor, porque o verdadeiro amor só pode ser experimentado por aquele que recebe o dom de Deus. Só verdadeiramente ama quem está recebendo dessa cascata.
slide

3. O AMOR É A CARACTERÍSITCA DISTINTIVA DO CRENTE!

slide
11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.
Amor é a característica distintiva do crente porque esse amor FLUI de Deus.
Isso nos capacita a amar até mesmo nossos inimigos. E
O amor cristão é distinto porque não é uma resposta mas é uma causa. Porque Deus amou o mundo… ele nos salvou. Porque nós amamos, nós devemos nos dirigir aos nossos irmãos transbordantes do amor de Deus.
Nossos problemas de relacionamento muitas vezes existem porque nós transformamos o amor em resposta, e não em causa. Nós queremos amar em resposta algum benefício, e é exatamente aí que pecamos perdendo a nossa paciência, pecamos sendo levianos, pecamos manipulando, pecamos desprezando. Se nós amamos por que Ele nos amou primeiro, uns com os outros nós devemos ser assim. Desarmados e transbordantes.
Deus nos chamou a sermos pessoas que tem o amor como causa e não como resposta.
Não existe a opção de ser cristão e não amar. Se você se diz cristão e não ama com o amor que procede de Deus. Talvez você tenha reprovado no teste.
-chamar à oração / - falar com os incrédulos /terminar exaltando a Deus amém
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.