Avivamento - A experiência e o chamado de Gideão
Sermon • Submitted
0 ratings
· 145 viewsNotes
Transcript
TEXTO BASE
6 De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas. 2 Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. 3 Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam. 4 Acampavam na terra e destruíam as plantações ao longo de todo o caminho, até Gaza, e não deixavam nada vivo em Israel, nem ovelhas nem gado nem jumentos. 5 Eles subiam trazendo os seus animais e suas tendas, e vinham como enxames de gafanhotos; era impossível contar os homens e os seus camelos. Invadiam a terra para devastá-la. 6 Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao Senhor.
7 Quando os israelitas clamaram ao Senhor por causa de Midiã, 8 ele lhes enviou um profeta, que disse: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Tirei vocês do Egito, da terra da escravidão. 9 Eu os livrei do poder do Egito e das mãos de todos os seus opressores. Expulsei-os e dei a vocês a terra deles. 10 E também disse a vocês: Eu sou o Senhor, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos’ ”.
11 Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas. 12 Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.
Nova Versão Internacional (São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, 2001), Jz 6.1–12.
INTRODUÇÃO
- Contextualizando a história da fé no Israel dos Juízes;
Aproximadamente 1300 A.C
A nudez e crueza da realidade humana em Juízes;
A perda do conhecimento de Deus: "Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel" (Jz 2.10).
O esfriamento foi consequência da falta Responsabilidade Geracional e a Idolatria (Jz 1-2);
Ils.: Duas velas:Uma Maior e a outra Menor. Qual vela é o pai? A menor vela, pois ela já deu tudo de si para tornar o filho maior. A maior missão não é ser grande mas tornar outros (inclusive nossos filhos grandes).
#24 As duas velas - Os Pais e os Filhos
"Israel já não queria viver para glória de Deus, mas para felicidade movediça que inventaram para si"
Porque o avivamento é sempre necessário? Os ciclos de queda e avivamento restaurador em Israel no tempo dos Juízes nos ensina muito sobre a constante necessidade de buscar avivamento (Conhecimento e experiência com Deus).
Proposição:Vamos se reconhecer na história do chamado de Gideão e compreender a experiência de avivamento que precisamos viver!
- As expressões que marcam a experiência do Avivamento de Israel através de Gideão!
1. "O PODEROSO GUERREIRO"
Juízes 6.12 (NVI)
12 Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.
- Como nos vemos e como Deus nos vê?
Não é a nossa capacidade que faz a diferença, mas a capacidade de Deus em acreditar em nós! "A visão profética de Deus"!
O que faz alguém grande? "...sou o menor na casa de meu pai" (Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Jz 6.15): "A fé torna você grande para Deus"!
Nosso talento, nossa disposição é importante, mas é a presença de Deus que realiza a vitória da fé! “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.
2. "DÁ-ME UM SINAL"
Juízes 6.17–18 (NVI)
17 E Gideão prosseguiu: “Se de fato posso contar com o teu favor, dá-me um sinal de que és tu que estás falando comigo. 18 Peço-te que não vás embora até que eu volte e traga minha oferta e a coloque diante de ti”. E o Senhor respondeu: “Esperarei até você voltar”.
- O primeiro sinal: Comunhão - Gideão queria estar com Deus!
- A primeira e prioritária experiência do Avivamento Bíblico: Estar com Deus!
Na "Batalha da fé", na jornada da vida podemos experimentar sinais e prodígios, porém nosso primeiro chamado para viver o avivamento de Deus, o maior sinal é para estar com Deus, pois o "estar" precede o "enviar":
Marcos 3.13–15 (NVI)
13 Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele. 14 Escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar15 e tivessem autoridade para expulsar demônios.
3. "O SENHOR É A PAZ"
Juízes 6.23–24 (NVI)
23 Disse-lhe, porém, o Senhor: “Paz seja com você! Não tenha medo. Você não morrerá”. 24 Gideão construiu ali um altar em honra ao Senhor e lhe deu este nome: O Senhor é Paz. Até hoje o altar está em Ofra dos abiezritas.
- Deus é a Paz: Porque ele viu Deus face a face e não morreu? ou Porque onde Deus está presente a paz acontece!
Os motivos das guerras: A natureza, o pecado, o afastamento de Deus, a frieza e a distração;
Qual a paz que eu procuro?
4. "DESPEDAÇE O ALTAR DE BAAL E FAÇA UM ALTAR PARA O SENHOR"
Juízes 6.25–26 (NVI)
25 Naquela mesma noite o Senhor lhe disse: “Separe o segundo novilho do rebanho de seu pai, aquele de sete anos de idade. Despedace o altar de Baal, que pertence a seu pai, e corte o poste sagrado de Aserá que está ao lado do altar. 26 Depois faça um altar para o Senhor, o seu Deus, no topo desta elevação. Ofereça o segundo novilho em holocausto com a madeira do poste sagrado que você irá cortar”.
- Um altar destruído para dar lugar a outro!
Restauração da adoração antes da luta!
Altares familiares - o condicionamento da idolatria!
- Quais altares eu preciso destruir para reconstruir a verdadeira adoração?
- Meu sucesso junto às pessoas começa com meu sucesso junto a Deus!
Juízes 7.15 (NVI)
15 Quando Gideão ouviu o sonho e a sua interpretação, adorou a Deus. Voltou para o acampamento de Israel e gritou: “Levantem-se! O Senhor entregou o acampamento midianita nas mãos de vocês”.
5. "NÃO SE ORGULHE!"
Juízes 7.2 (NVI)
2 E o Senhor disse a Gideão: “Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos. A fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou...
- Porque Israel lutou contra os Midianitas com apenas 300 homens? O papel da dependência de Deus para uma vida avivada!
- Eu preciso depender mais de Deus, creditar todo bem ou vitória a sua Graça e Boa mão!
- No fogo do avivamento diário precisa haver humildade.
DESAFIOS PARA O AVIVAMENTO
Fé;
Comunhão e experiência com Deus;
Lute suas batalhas com Deus!
Reconstrução da Adoração Família!
Dependência, Escolhas e Humildade!
Ministrado Promessa Cascavel Tolentino 30/04/22