O ateísmo em cima do muro

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript

Introdução

I. UM POUCO SOBRE O AGNOSTICISMO

Agnosticismo
(agnostos)
Agnosto Theo
1 Kings 8:27 NAA
27 — Mas será que, de fato, Deus poderia habitar na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, muito menos este templo que eu edifiquei.
Job 36:26 NAA
26 Eis que Deus é grande, e não o podemos compreender; o número dos seus anos não se pode calcular.”

II. SIM, DEUS PODE SER CONHECIDO

Romans 1:18–20 NAA
18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça dos seres humanos que, por meio da sua injustiça, suprimem a verdade. 19 Pois o que se pode conhecer a respeito de Deus é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez. Por isso, os seres humanos são indesculpáveis.

Primeiramente, na própria conhecido na consciência

Romans 2:14–15 NAA
14 Quando, pois, os gentios, que não têm a lei, fazem, por natureza, o que a lei ordena, eles se tornam lei para si mesmos, embora não tenham a lei. 15 Estes mostram a obra da lei gravada no seu coração, o que é confirmado pela consciência deles e pelos seus pensamentos conflitantes, que às vezes os acusam e às vezes os defendem,

Depois, na Criação

Psalm 19:3 NAA
3 Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som.

Ele se revela de maneira especial nas Sagradas Escrituras

Hebrews 1:1 NAA
1 Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
2 Timothy 3:16 NAA
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

III. CONSEQUÊNCIAS DE NEGAR O CONHECIMENTO DE DEUS

Luta contra a verdade

Romans 1:18 NAA
18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça dos seres humanos que, por meio da sua injustiça, suprimem a verdade.
Romans 1:21 NAA
21 Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o coração insensato deles se obscureceu.
Romans 1:25 NAA
25 Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito para sempre. Amém!
Romans 1:28 NAA
28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a um modo de pensar reprovável, para praticarem coisas que não convém.

Idolatria

Romans 1:22–25 NAA
22 Dizendo que eram sábios, se tornaram tolos 23 e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens semelhantes ao ser humano corruptível, às aves, aos quadrúpedes e aos répteis. 24 Por isso, Deus os entregou à impureza, pelos desejos do coração deles, para desonrarem o seu corpo entre si. 25 Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito para sempre. Amém!
Exodus 20:3 NAA
3 — Não tenha outros deuses diante de mim.

A ira de Deus

Romans 1:18 NAA
18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça dos seres humanos que, por meio da sua injustiça, suprimem a verdade.
Romans 1:24 NAA
24 Por isso, Deus os entregou à impureza, pelos desejos do coração deles, para desonrarem o seu corpo entre si.
Romans 1:26 NAA
26 Por causa disso, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Porque até as mulheres trocaram o modo natural das relações íntimas por outro, contrário à natureza.
Romans 1:28 NAA
28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a um modo de pensar reprovável, para praticarem coisas que não convém.

Estilo de vida inapropriado

Romans 1:28 NAA
28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a um modo de pensar reprovável, para praticarem coisas que não convém.
Romans 1:26–27 NAA
26 Por causa disso, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Porque até as mulheres trocaram o modo natural das relações íntimas por outro, contrário à natureza. 27 Da mesma forma, também os homens, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo indecência, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.

A grande troca

Trocaram a glória de Deus
Trocaram a verdade de Deus
As mulheres trocaram o modo natural de suas relações íntimas

Por fim, Deus trocou

Deus, então, trocou o privilégio da sua comunhão pela justa manifestação da sua ira contra a humanidade;
Mas felizmente existe outra "troca" em Romanos:
Romans 5:11 NAA
11 E não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, mediante o qual recebemos, agora, a reconciliação.

CONCLUSÃO

Gratidão
Humilhação
Job 36:26 NAA
26 Eis que Deus é grande, e não o podemos compreender; o número dos seus anos não se pode calcular.”
Psalm 145:3 NAA
3 Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável.
Psalm 147:5 NAA
5 Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.

Confissão de Fé de Westminster

I. Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência manifestam de tal modo a bondade, a sabedoria e o poder de Deus,1 que os homens ficam inescusáveis,2 contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e de sua vontade, necessário à salvação;3 por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade,4 para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda.5 Isso torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo.6

Confissão de Fé Batista de 1689

A Confissão de Fé Batista de 1689 Capítulo I: Sobre as Sagradas Escrituras

1. As Sagradas Escrituras são a única, suficiente, correta e infalível regra de todo conhecimento, fé e obediência salvíficos,1 embora a luz da natureza e as obras da criação e da providência manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, a ponto de tornar os homens indesculpáveis; ainda assim, não são suficientes para oferecer aquele conhecimento de Deus e de Sua vontade, que é necessário para a salvação;2 portanto aprouve ao Senhor, em diversas ocasiões, e de muitas maneiras, revelar-Se, e declarar a Sua vontade para a Sua Igreja;3 e, posteriormente, para melhor preservação e propagação da verdade, e para o mais seguro estabelecimento e consolo da Igreja contra a corrupção da carne e da malícia de Satanás e do mundo, concedeu a mesma completamente por escrito; o que faz da Sagrada Escritura indispensável. Aqueles antigos modos de Deus revelar a Sua vontade ao Seu povo agora cessaram.

Related Media
See more
Related Sermons
See more