A Queda, seus resultados e a provisão Divina - Gn 3.1-24

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 46 views
Notes
Transcript

Introdução -

Gênesis 3 é sem dúvida, um dos capítulos mais importantes da bíblia. Entendê-lo, pode nos dar a compreensão não somente do mal no mundo, mas principalmente o porque o ser humano é alguém que carece da Graça e Misericórdia de Deus.
Warren Wiersb - diz em seu comentário, que se Gênesis 3 não estivesse na bíblia como a conhecemos, o restante não existiria. Isso porque o resto das Escrituras narram e nos mostram as tristes consequências do pecado de Adão e Eva, e explica o que Deus em sua Graça fez para nos resgatar.
O pecado trouxe um rompimento nas relações do homem com Deus, com seu próximo, consigo mesmo e com a natureza.
O profeta Isaías (1.4-5) - viu o pecado como uma doença que atingiu toda raça humana. Assim, todos fomos concebidos e nascemos em pecado (Sl 51.5).
Bem, no capítulo de hoje, vamos ver sobre a origem do pecado. No caso, o homem e a mulher foram tentados pela serpente. Muitos devem conhecer a história e Deus havia ordenado que eles não comecem do fruto do conhecimento do bem e do mal. Esse fruto, na verdade significava um “conhecimento total” “absoluto” - no caso de querer ser como o próprio Deus. Como diz o versículo 5 - “Vocês como Deus, serão conhecedores do bem e do mal.
Alguém pode perguntar, se Deus na sua Soberania, porque permitiu que isso acontecesse, ele não poderia evitar isso? Fica bem claro no texto que Deus sabendo que o ser humano foi criado com capacidade de liberdade, e que a qualquer momento o ser humano seria capaz escolher obedecer a Deus ou desobedecê-lo. Assim, Deus permitiu essa “tentação” “provação” - externa, de fora, de satanás. Mas, a bíblia nos mostrará, que existe a possibilidade de tirá-lo dessa posição de queda.
Veremos algumas lições do texto -

A estratégia de Satanás - v.1-6

A tentação é a oportunidade de fazer uma coisa boa do jeito errado. É bom tirar nota alta numa prova na escola, mas é errado conseguir isso colando. E bom pagar as contas, mas é errado roubar para fazer esses pagamentos. Em última análise, o que Satanás disse a Eva foi: "Posso dar-lhe algo que você
precisa e deseja. Você pode tê-lo e desfrutálo agora.
a) Satanás usou um disfarce v.1a - ele não dá origem a nada, é um astuto imitador. que disfarça seu verdadeiro caráter. Se necessário, pode até fazer se passar por um anjo de luz (2 Co 11:14).6 Quando chegou ao jardim, Satanás usou o corpo de uma serpente, uma das criaturas de Deus e que o
Senhor havia declarado ser "boa" (Gn 1:31).
b) Satanás questionou a Palavra de Deus v.1b - 2 Coríntios 11:3 deixa claro que o alvo de Satanás foi o intelecto de Eva, e sua arma, a falsidade. Ao questionar o que Deus havia dito, Satanás levantou dúvidas na mente de Eva sobre a verdade da Palavra de Deus e a bondade do coração de Deus.
— Está falando sério?! Não pode comer de nenhuma árvore? — foi o conteúdo da pergunta sutil. — Se Deus a amasse de verdade, teria sido muito mais generoso... Ele está radical !
Satanás queria que Eva esquecesse o que Deus havia dito (v.2.15-17).
O problema é que não foi somente Satanás que mudou a Palavra de Deus, mas Eva também, A resposta de Eva mostrou que ela estava seguindo o exemplo de Satanás e alterando a Palavra de Deus. Compare Gênesis 3:2, 3 com 2:16, 17 e você verá que Eva deixou de fora a palavra "livremente", e acrescentou "nem tocareis nele" e não mencionou que Deus "lhe deu essa ordem".
c) Satanás negou a Palavra de Deus v.4 - "E certo que não morrereis" é uma contradição direta do que Deus disse: "Certamente morrerás" (2:17). Mas Satanás é um mentiroso (Jo 8:44).
A essa altura, Eva deveria ter se lembrado da Palavra de Deus, crido nela, deixado a serpente e ido procurar o marido.

Querer ser como Deus - v. 5

Isso está ligado a idolatria - é possível ter outros deuses mesmo para os cristãos. É um desafio diário, e tem a ver com o pecado. Wilson Porte Junior nos diz que idolatria não tem a ver somente com construção de imagens de seres humanos ou animais e prestar culto à eles. Idolatria tem a ver com colocar qualquer coisa no lugar devido e exclusivamente de Deus. Assim, toda vez que você coloca algo no lugar de Deus ou tenta ser “deus” - você comete idolatria.
Outro ponto, é que a serpente está usando o nome de Deus em vão, tentando desacreditá-lo, não levá-lo á sério. dar um jeitinho em sua Palavra. não cumprir o que a Palavra de Deus diz. Não viver o que diz a Palavra de Deus, não se sujeitar a Palavra de Deus, não obedecer a Palavra de Deus. Tudo isso, está ligado com Gênesis 3.
Resultados do Pecado - v.6-24
a) Em primeiro lugar, o pecado separa o homem de Deus (3.8-10). Quando Adão comeu o fruto proibido, imediatamente sentiu medo de Deus e fugiu da sua presença.
b) Em segundo lugar, o pecado separa o homem do próximo (3.12,13). O pecado não apenas separou Adão de Deus, mas também abriu uma fenda em sua relação com Eva. Começou ali no Éden a primeira crise conjugal, uma vez que Adão culpou Eva por sua queda. Em vez de assumir sua responsabilidade de cabeça da raça e líder do seu lar. Além disso, a mulher também negou e disse sobre a serpente.
c) Em terceiro lugar, o pecado separa o homem de si mesmo (3.7). O pecado trouxe um problema existencial dentro do homem, e, no pacote do pecado, vieram o sentimento de culpa, o complexo de inferioridade, os traumas, o medo e as racionalizações.
d) Em quarto lugar, o pecado separa o homem da natureza (3.17,18).
Deus criou o homem para ser o mordomo da criação. Portanto, o homem deveria governar sobre as aves dos céus, sobre os animais da terra e os peixes do mar, todavia, o pecado trouxe danos não apenas ao homem, mas também à natureza, tendo em vista que, por causa do pecado, a natureza foi exposta à escravidão e está gemendo (Rm 8.20-22).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.