Salmo 3

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Verso 1º
Queixa de Davi.
· Já no título deste Salmo temos o ponto de fundo dos acontecimentos, então para entender o que Davi escreveu devemos ir para o texto de 2Samuel 15.
· Neste capitulo e nos próximos acontece a rebelião de Absalão filho de Davi, contra o próprio Pai, na tentativa de usurpar o trono de todo Israel. Assim fazendo o Rei Davi fugir de Jerusalém com a cabeça coberta e os pés descalços (2Sm 15.30).
· Como tem crescido o numero dos meus adversários: 2Sm 15.12 – podemos ver nitidamente que a queixa que Davi está relatando ao Senhor, não é exagero.

Verso 2º

· O verso dois em conjunto com o verso um, podemos ver então como Davi se prosta diante de Deus apresento sua queixa diante de seu Soberano, com a repetição da palavra MUITOS, que fica mais evidente na versão da NVI, assim Davi apresente sua queixa a Deus.

Observação versos 3-6 expressão de confiança em Deus.
Verso 3º
· Note a figura do escudo que Davi acrescenta a sua linguagem poética, no (Salmo 28.7) Davi usa da mesma linguagem: O ESCUDO de forma literal, serve para sua PROTEÇÃO Davi estava fugindo em profunda angustia e humilhação, com a cabeça coberta e os pés descalços (2Sm 15.30), mas ele entende que sua dignidade e exclusiva de Deus, a quem ele serve, e não pode ser determinada pelas circunstâncias de vida, por pior que sejam.
Verso 4º
· Podemos ver aqui que Davi levanta o clamor e afirma que o Senhor o responde do seu Santo Monte, alguns textos de exemplo para ficar mais clara a ideia de clamor e resposta (Sl 34,6; 50.15; 138,3).
· Então o que temos feito mediante as nossas angustias?
· A quem temos buscado?
· Ao Deus que nos responde ou temos falhado tentando usar de nossas forças?
Verso 5º
· Davi continua demonstrando sua confiança no Senhor, quando Davi diz que se deita e pega no sono, e acorda, porque é o Senhor quem o sustenta.
· Diga-me qual é o momento do nosso dia a dia em que ficamos mais vulneráveis?
· Via de regra sempre no período da noite! (durante o nosso descanso “sono” certo).
· Então quando Davi menciona isso mediante uma perseguição diante da humilhação e angustia que ele tem passado, olha quão tamanha confiança e dependência ele tem em Deus.
· Olhando para o Salmo 4.8, esse em paz, que paz é essa sendo que ele está em angustia; geralmente para dormir você precisa estar em paz, qualquer pessoa na situação de Davi não dormiria ou dormiria o mínimo possível, pois diante de uma perseguição deve-se sempre estar alerta, isto nem levando em consideração todo a situação em si. Mas em fim que paz realmente é essa? (Filipenses 4.7)
· É essa a paz que deve abitar em nossos corações em Cristo Jesus, pois o Senhor é quem nos sustenta, temer o que? Se é ELe o Deus todo poderoso!
Verso 6º
· De onde vem toda essa confiança? Pois Davi diz que não tem medo de milhares de pessoas que tomam posição contra ele!
· Que convicção que deve trabalhar nossos corações?
· Vamos olhar para o (Salmo 27.1-3); vemos o tamanho da convicção de Davi, mas um detalhe importante ele não é o homem segundo o coração de Deus? Pois então note no texto que ele menciona que seu coração não temera, mais um ensino para nós, pois se temos nossos corações voltados única e exclusivamente a Deus não temos nada a que temer!
Verso 7º
Davi mostra Segurança em Deus
· No verso sete podemos dar atenção que Davi somente clama por libertação (Salva-me), após expressar sua confiança em Deus, ele começa a dar mais evidencia na segurança que tem no Senhor.
· O que aponta para que Davi não estava em desespero, mas sim em pleno equilíbrio de homem convicto que Deus não estava desamparando-o, mas sim que tem poder total para livra-lo de milhares de inimigos.
· A tradução da Revista e Atualizada favorece o contraste notório que existe entre o versículo 7 e os versículos 1 e 2. Se no começo do salmo Davi nos informa por meio de sua queixa que muitos se levantam contra ele a ponto de afirmarem que nem Deus seria capaz de salvá-lo, agora, seu pedido por libertação é para que Deus se levante em seu favor, e o salve daqueles que disseram que Deus não seria capaz de assim fazê-lo.
· 7b Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios. O versículo 7b traz mais uma figura de linguagem que aponta para a segurança que se deve ter de que Deus, conforme a Sua vontade, pode resolver de uma vez por todas as causas de nossas aflições. Seria até estranho imaginar que Davi realmente estivesse pedindo para que Deus literalmente atingisse seus inimigos com um soco fatal que arrancasse de suas bocas todos os dentes. Ademais, esse trecho também nos ensina que podemos nos dirigir a Deus e abrirmos a Ele o nosso coração de modo apresentá-lO o motivo da nossa indignação e entregar em Suas mãos o direito de promover qualquer tipo de vingança. Ao lermos (2Samuel 16.5-13) (especialmente os versículos 8, 11 e 12), fica nítido que mais importante para Davi é entregar nas mãos de Deus a retribuição, na certeza de que a vontade de Deus é perfeita.
Verso 8º
Declaração de Louvor
· Por fim, uma declaração de louvor a Deus. Aquela salvação que muitos disseram que nem Deus poderia dar a Davi. A mesma salvação inserida no pedido de Davi por libertação, agora é o seu motivo de louvor. E o desejo humilde que a bênção de Deus se estenda não somente à sua pessoa, mas também a todo o povo do Senhor.
· Finalizando Efeitos e Aplicações.
Related Media
See more
Related Sermons
See more