Em defesa da Cruz

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Introdução:

Essa Igreja, a sua igreja, VAI MUDAR DE NOME!!! What? (Wed) Why (uai)?
Domingo passado votamos a escolha do novo nome da Igreja após a sua organização em Agosto
Uma Igreja Batista só é de fato autônoma como Igreja Batista quando ela passa pelo concílio de Igrejas.
O que isso pastor? É um exame que é feito para verificar se de fato essa igreja tem as características bíblicas de uma igreja Batista. Para verificar isso são feitas várias perguntas aos membros e diante da aprovação então essa igreja passa a ser de fato uma igreja Batista autônoma.
Hoje estamos ligados Juridicamente a PIB de Paranaguá que nesses últimos 10 anos tem me sustentado aqui honrando os irmãos com 50% dos meus múnus eclesiástico. (no sistema batista, ao invés dessa igreja enviar recursos para a sede, é a sede que todos os meses envia recursos a essa igreja), porém quando nos tornarmos Igreja autônoma esses repasse vai cessar e precisaremos sobreviver por nós mesmos. Se tornar Igreja é igual quando um filho casa e vai morar na sua casa, agora ele precisa pagar as próprias contas
Decididos que quando nos organizarmos seria melhor adequarmos o nome da Igreja para um melhor diálogo com a comunidade. Igreja Batista Nova Primavera foi escolhido por duas razões, identificação com o bairro e por significar um novo tempo, estação das flores que trás consigo a esperança de frutos, isso está representado em nossa logo
O nome que votamos e aprovamos o qual passará a ser o nome da Igreja organizada em Agosto se Deus quiser será: Igreja Batista da Cruz!
Por isso, como forma de apresentar esse novo nome aos irmãos, eu quero refletir nessa noite com vocês sobre o seguinte tema: EM DEFESA DA CRUZ
1) EM DEFESA DA CRUZ:
POIS FOI PLANO DE DEUS
A CRUZ ESTAVA NOS PLANOS ETERNOS DE DEUS, TANTO AT COMO NT DEMONSTRAM ISSO
a) A Cruz no Antigo Testamento
Sabemos que muitas coisas descritas no Antigo Testamento, eram apenas símbolo para uma realidade plena que viria a existir no futuro
Desde a queda no Jardim do Éden quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, Deus prometeu que enviaria um filho de mulher que esmagaria a cabeça da serpente
Em Número 21 o povo reclama do SENHOR por causa da comida e falta de água, por isso Deus envia serpentes venenosas que mordem o povo e muito morrem. Ao suplicarem a Moisés, este intercede por ele a Deus, que ordena a Moisés que faça uma escultura de uma serpente, e a colocasse no alto de um poste e todos os que olhassem para aquele simbolo seriam livres da morte, o veneno da serpente não lhes faria mal e eles não morreriam.
A interpretação desse fato parece ser muito clara, AQUILO QUE ERA UM SÍMBOLO DE MORTE VEIO A TER UM NOVO SIGNIFICADO VINDO A SE TORNAR UM MEIO DE VIDA!
Deus é maravilhoso, Ele é único que pode ressignificar (DAR NOVO SIGNIFICADO) as coisas, Ele ressignificou a serpente venenosa no deserto, ELE RESSIGNIFICOU A CRUZ, AQUILO QUE ANTES ERA UM INSTRUMENTO DE MORTE VEIO A SER UM INSTRUMENTO DE VIDA, TODO AQUELE QUE OLHAR PARA CRUZ FICARÁ CURADO DOS EFEITOS DO VENENO DA GRANDE SERPENTE O DIABO, QUEM OLHAR PARA CRUZ SERÁ SALVO
DA MESMA FORMA DEUS PODE RESSIGNIFICAR A TUA VIDA. TALVEZ HOJE NÃO TENHA VIDA EM VOCÊ, MAS AO OLHAR PARA A CRUZ, TERÁS VIDA!
Ainda no AT, o profeta Isaías profetizou acerca do tipo de morte que o Messias/o servo sofredor teria. Ele escreveu: Isaías 53:
“5 Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
6 Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
7 Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.
8 Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.
9 Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.  
10 Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e (…)”
b) A cruz no Novo Testamento:
ESTABELECIDA ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO
É no NT, mais precisamente nos escritos do apóstolo que melhor podemos compreender o sentido da Cruz.
A cruz era um instrumento de punição máxima dos romanos, era uma maneira cruz de expor seus inimigos mortos como uma propaganda horrenda para todos. Desta forma buscava-se manter a ordem social e a servidão dos povos conquistados
Porém, João escreve que a morte de Jesus na cruz Jesus não foi um acidente, mas foi estabelecida desde a fundação do mundo, veja:
Ap.13:8 “8 e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”
Já o apóstolo Paulo escreveu que:
Gl.4:4-5 “4 vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.”
Já o próprio Jesus disse que todos àqueles que quisessem ser seus discípulos deveriam tomar a sua: CADEIRA? CAVALO, BARCO? JESUS NÃO FALOU QUALQUER OUTRA COISA POSITIVA, ELE DISSE:
Lc.9:23 “23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.”
Aplicação: A cruz não foi um acidente histórico e tão pouco deve ser motivo de vergonha, a cruz foi determinada no planos de Deus desde a fundação do mundo
Na história, a cruz supera o altar, no NT não há mais necessidade de altar, por isso toda essa história de deixar sobre o altar, trazer ao altar etc, está tudo ultrapassado, a partir do sacrifício de Jesus, o lugar de maior poder e honra que podemos alcançar aqui é ao pé da cruz, é carregar a sua cruz!
2) EM DEFESA DA CRUZ:
COMO UM SÍMBOLO HISTÓRICO DO CRISTIANISMO
Slide PEIXE: Logo no inicio do Cristianismo, os cristãos começaram por questão de necessidade utilizar símbolos para comunicar a fé com outros Cristão. O peixe foi dos primeiros símbolos da igreja primitiva
Porém, foi a cruz que mais de destacou. A cruz é símbolo histórico do Cristianismo e não pertence a Igreja Católica como muitos pensam, pois é anterior a própria igreja. Seria o mesmo que dizer que o Batismo pertence a Igreja Batista. O Batismo veio antes do surgimento da Igreja Batista em 1612. A igreja Católica não surgiu antes do ano 390 d.C quando o cristianismo foi instituído pelo imperador Teodósio
No início, por causa dos cristãos usarem a cruz como simbolo de fé, ele foram perseguidos e ridicularizados
Slide: “Alexamenos adora seu deus”. (CRUCIFICADO COM A CABEÇA DE BURRO
No entanto, a partir do Século V (401 d.C) começou-se a fazer escavações nos locais onde Jesus tinha vivido e segundo dizem, achou-se um pedaço da cruz e quando uma mulher doente tocou na cruz ela teria sido imediatamente curada, com isso, não só a cruz mas, outros objetos supostamente usados por Jesus começaram a ser comercializados como tendo poderes mágicos, isso deu-se até o rompimento dos protestantes com a igreja Católica em 1517 com Martinho Lutero.
Aplicação: Em defesa da Cruz por ela ser um simbolo dos Cristãos primitivos
Slide: Todas as religiões e ideologias têm seu símbolo que exemplifica algum aspecto importante da sua crença.
O judaísmo moderno emprega como símbolo a estrela de Davi;
O Islã é representado pelo crescente ou meia-lua;
O comunismo (que não deixa de ser uma religião), é representado pelo martelo e a pela foice entrelaçados
Desde os primeiros séculos da era cristã, os cristãos perseguidos têm escolhido a cruz como o símbolo do cristianismo.
Eles não escolheram uma manjedoura na qual o menino Jesus foi colocado; nem uma mesa de carpinteiro onde trabalhava com Seu pai, enquanto jovem; nem um barco que Ele usava para ensinar a multidão; nem uma toalha empregada numa lição de humildade; não escolheram nem mesmo um túmulo vazio (teria simbolo mais positivo que um túmulo vazio?), mas escolheram sim uma rude cruz de vergonha.
- Quando pensamos no nome da Igreja, uma das primeiras coisas que compartilhei com a Kátia e Bima foi que o nome tinha que ser positivo, trazer uma boa mensagem, e, tantos nomes poderiam trazer mensagens positivas, o meu nome preferido trazia uma mensagem positiva:
- IGREJA BATISTA ESPERANÇA
- IGREJA BATISTA VIVA
- IGREJA BATISTA RENOVO
Mas eu dou graças a Deus por ter sido derrotado, nunca fiquei tão feliz por perder em algo, porque os primeiros cristãos poderiam ter escolhido o túmulo vazio como símbolo do Cristianismo, teria símbolo mais positivo? Certamente que sim! Mas eles escolheram uma Cruz vergonhosa Cruz. Por que nós rejeitaríamos a Cruz então?
3) EM DEFESA DA CRUZ:
ASSUMIDA E PREGADA PELO APÓSTOLO PAULO
Com certeza o apóstolo Paulo foi o que mais pregou sobre a Cruz, ele escreveu sobre a cruz e não se envergonhou dela
a) Paulo pregou a palavra da Cruz poque ela é poderosa:
1Co.1: “17 Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo. 18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.
b) Paulo pregou a palavra da Cruz poque ela é loucura para os incrédulos:
1Co.1: 19 Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. 20 Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? 21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.
Com certeza poderíamos ter escolhido um nome bem mais legal e positivo seguindo todos os conselhos do Marketing moderno, mas seria tudo sabedoria humana
Só E.S pode fazer alguém entender a pregação da Cruz
c) Paulo pregou a palavra da Cruz poque ela foca na pessoa e no ato certo:
1Co.1: 22 Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; 23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
A pregação de Paulo focava em Jesus, mas não em seus milagres ou ensinos que são maravilhosos, mas na Cruz.
Se focarmos só nos ensinos de Jesus poderemos nos tornar cristãos que buscam só conhecimentos
Se focarmos só nos milagres de Jesus poderemos nos tornar cristãos que buscam só o bem estar
MAS SE FOCARMOS EM JESUS E EM SEU SACRIFÍCIO NA CRUZ, ESTAREMOS SALVOS
Aplicação: Em defesa da Cruz pregada pelo apóstolo Paulo
Paulo não teve vergonha da pregar Cristo crucificado, muitas pessoas não entendiam a sua mensagem, mas muitas, muitas iluminadas pelo Espírito Santo entenderam e foram salvas.
4) EM DEFESA DA CRUZ:
CANTADA EM NOSSOS MAIS BELOS HINOS
Em nossos hinários e cânticos, temos tão belos hinos que cantamos que fala da Cruz, não nos envergonhamos de cantá-los, antes nos emocionamos ao cantá-los, você não ficou emocionado ao cantar aqui: Rude Cruz, ou o Cordeiro que sofreu?
Cordeiro que sofreu: “Numa rude cruz me salvaste, derramaste ali teu amor. Minh'alma cantará aleluia, glória e honra a ti, senhor”
Madeiro lavrado: “Foi feita assim, a cruz do Salvador. Madeiro lavrado, com pregos cravados, Pesada ficou”
Cegueira à vista: “Foi na cruz, foi na cruz, onde um dia eu vi, meus pecados castigados em Jesus. Foi ali pela fé que meus olhos abri, e eu agora me alegro em sua luz!”
Rude Cruz: “Sim, eu amo a mensagem da cruz. Até morrer eu a vou proclamar. Levarei eu também”minha Cruz. Até por uma coroa trocar
Quebrantado: “Eu olho para a Cruz e para cruz eu vou do seu sofrer participar, Da sua obra eu vou cantar”
Diante da Cruz: “Prostro-me diante da Cruz, vejo o sangue de Jesus, nunca houve amor assim...”
Aplicação: Nós já cantamos tanto sobre a Cruz. Os nossos mais belos hinos já trazem a mais salvadora mensagem, da cruz transformada de instrumento de morte para um símbolo de um instrumento de vida!
F.T. Por fim,
5) EM DEFESA DA CRUZ:
POR AMOR A UM MUNDO SEM REFERENCIAIS
Uma das características do mundo que vivemos denominado de pós-moderno. Quais as características de nosso tempo? As características dessa era são:
Desilusão/desencanto
hiper valorização das liberdades individuais,
micro histórias,
valorização das emoções sobre a razão,
mundo sem verdade ou referência para a vida, também chamado por isso, de realidade liquida. O nosso mudo não tem ponto referência
Aplicação: Em defesa da cruz, porque o mundo sem referencias que vivemos, precisa desesperadamente de um referencial seguro.
A cruz é esse referencial que as pessoas vazias de significado buscam.
A Cruz que dividiu a história e dividiu a minha e a vida daqueles que já entregaram a vida a Jesus pode ser um ponto fixo em meio a um mar de incertezas
A cruz hoje é como um eixo sobre o qual toda a existência do mundo gira
Conclusão: Em defesa da Cruz. Em defesa da IGREJA BATISTA DA CRUZ:
POIS A CRUZ FOI PLANO DE DEUS
A CRUZ É UM SÍMBOLO HISTÓRICO DO CRISTIANISMO
ASSUMIDA E PREGADA PELO APÓSTOLO PAULO
A CRUZ É CANTADA EM NOSSOS MAIS BELOS HINOS
A CRUZ É O AMOR DE DEUS A UM MUNDO SEM REFERENCIAIS
Penso que a cruz foi escolhida como símbolo do cristianismo pelos primeiros cristãos por:
A Cruz é um simbolo de lembrança. Ela nos lembra:
A) Nos lembrar o quanto Jesus sofreu
B) Nos lembrar que também não estamos imunes aos sofrimentos, devemos tomar nossa cruz a cada dia
C) Nos lembrar que Deus usa as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias (1Co.1:27-29)
D) Nos lembra do que O AMOR de Deus pode fazer em Cristo: Transformar coisas horrendas em coisas gloriosas, é o que Ele fará com cada um de nós
A cruz lembra que assim como Deus ressignficou a cruz de um instrumento de morte para um instrumento de vida, a minha a tua vida tmabém pode ser ressignificada através da Cruz de Cristo
Tenho certeza de que quando vierem tempos de perseguição a primeira coisa que irão querem arrancar de nós será a Cruz, o mundo odeia a Cruz, mas nós a amamos. Para o mundo a Cruz é uma afronta, para nós é Salvação
Vídeo: Igreja Batista da Cruz
Related Media
See more
Related Sermons
See more