A esperança que ressurge!
Sermon • Submitted
0 ratings
· 27 viewsUm relato do encontro de Jesus com os discípulos de Emaús
Notes
Transcript
A esperança que ressurge! - Lucas 24:13-35
A esperança que ressurge! - Lucas 24:13-35
- ORAR
INTRODUÇÃO
Quem nunca ouviu aquele ditado “A esperança é a última que morre” em situações onde parece que as coisas não tem solução. É um tipo de apelo que é feito à esperança, todavia, como o próprio ditado diz, a esperança é última que morre, mas e então se ela morrer, ainda que seja a última? O que sobra? No dia de hoje comemoramos a esperança, mas, a nossa esperança não é última, na verdade, ela já morreu, ressuscitou, está viva e um dia voltará. No dia que eu ouvi essa frase de um senhor chamado Manoel ela foi tão impactante pra mim e num dia como hoje ela faz todo sentido. Há pouco mais de 2 mil anos alguns discípulos estavam sem esperança, pois achavam que ela também tinha morrido. Abra sua bíblia em Lucas 24:13-35, onde nós temos esse relato que ocorre logo após a morte de Jesus. Nesse relato esses dois homens, que seriam seguidores de Jesus vindo de Emaús (um povoado que ficava cerca de 11km de Jerusalém), estavam voltando para a sua casa.
TRANSIÇÃO: E diante desse relato temos algumas lições que podemos tirar e aprender sobre esperança para os nossos dias hoje em dia. O mundo não está muito interessado em falar sobre a esperança real em Cristo, mas é nosso dever lembrar daquilo que nos dá esperança, como profeta Jeremias escreve em Lamentações 3:21. E o primeiro aprendizado que vemos é o de que a esperança morreu.
I. A ESPERANÇA MORREU - V. 13-14
Esses homens provavelmente estavam retornando para sua casa após verem que o mestre deles havia morrido, ainda que tivessem o relato das mulheres, eles parecem ter entregado os pontos, desistido, não tinham mais esperança, ela morreu, não haveria mais libertador do povo, o guia nos ensinos, conselheiro e demais atribuições que poderiam fazer a Jesus, este já não estava mais entre eles. Quantas vezes já agimos assim, como se nossa esperança estivesse morta? Nós vivemos em uma época onde milhões de pessoas lidam com sentimentos de desesperança. Depressão, ansiedades, falta de motivação dentre outros sentimentos de derrota. Quase 6% dos brasileiros sofrem de depressão. (maior da América Latina). A falta de esperança é algo atual, a morte da esperança é algo presente ainda na vida de muitas pessoas, todavia, (TRANSIÇÃO) nosso tempo hoje não é muito focado pra falar da falta da esperança, mas da ressurreição dela.
II - RESSUSCITOU (15-29)
15-21 - Jesus aparece para aqueles dois discípulos, mas a sua falta de esperança e falta fé nas promessas que ele fez os impedem de vê-lo (Jo 3:14; Mt 16:21; Mc 10:33,34). Quando não cremos em Cristo todas as suas promessas ficam obscuras para nós. Os olhos deles estavam agarrados e não conseguiam perceber Jesus. Que vida sem graça uma vida que não enxerga Jesus. Cegos ainda, veem Jesus como um “profeta” (rebaixam Jesus), acreditam que homens o crucificaram, e achavam que a libertação seria a Israel (política) e, por fim, a revelação da ressurreição passa a ser uma mera observação a mais que é feita. Cegos realmente não conseguem enxergar a grandeza de Jesus, porém, essa cegueira no caminho indica uma ação direta do Senhor em permitir ou não que fosse visto, pois, é o Senhor quem abre os olhos humanos.
Mas então Jesus opta por mostrar-lhes as escrituras, pois os olhos humanos só são abertos por meio da revelação das escrituras e Jesus nos mostra isso. Ele expõe aquilo que Moisés e os profetas falaram acerca de Jesus (Gn 3:15; Nm 21; Sl 148; Is 6; 45:12; 53 Mq 5,3; Jr 23,5-6; Zc 7; 11:13) como desde sempre havia uma promessa acerca do Messias, de sua vinda, ministério, milagres, curas, autoridade e também sua morte e ressurreição. Tudo estava revelado, mas como demoram a crer, e quanto tempo nós demoramos a crer, quantos ainda demoram em crer, pessoas que queríamos aqui, mas essa fé, esse abrir de olhos só vem pelo ouvir da palavra como diz em Rm 10:17). A palavra gera interesse, Jesus é convidado a entrar e quando o partir do pão acontece eles o reconhecem e agora não há dúvidas e nem incredulidade.
III - E UM DIA VOLTARÁ (30-35)
Não sei existindo dúvida sobre o Cristo ressurreto, é necessário entender que aquele vive voltará pra nos buscar a sua noiva, pois, como ele partiu o pão na mesa, ele novamente nos chamará a mesa, onde todos os santos estarão, um grande banquete (Mt 22) que foi aberto aqueles que não o rejeitaram. Uma vez que Jesus está vivo não há como guardar isso pra nós, eles encaram um caminho longo e perigoso para anunciar que Cristo vive. Noticiar a vida vale colocar em risco a própria vida, existe um sacrifício que vale a pena ser pago. Há um banquete que está à espera e que deve ser anunciado a todos. Está inaugurada a missão da igreja de anunciar a Páscoa!
CONCLUSÃO/APLICAÇÃO
Jesus aparece aos 12 logo em seguida, seu entendimento agora é aberto para que eles compreendessem toda a escritura, a revelação tá ali (não existe anúncio sem Bíblia). Jesus agora tem testemunhas fiéis e nós somos? Estamos prontos a anunciar o Cristo que está vivo? (24:48) e a alegria da esperança viva está em mim? (v.52) Cristo em mim é a esperança (Cl 1:27) Ele está vivo e viva é a minha esperança até o seu retorno.
Viva a esperança viva, não existe problema maior do que a esperança que temos em Cristo vivo.
Não esqueça que são as escrituras que me farão enxergar e ter essa esperança.
Corra os riscos para anunciar aquele que vive.
Porque a esperança não é a última que morre, ela já morreu, ressuscitou e um dia voltará!
ORAR