Sal da Terra e Luz do Mundo [Mt 5.13-16]
Notes
Transcript
Captação:
Captação:
Em fevereiro de 2009 tive a oportunidade de fazer missões entre os ribeirinhos no Pará que moravam já onde é floresta amazônica, preparado para ver inúmeras pantomimas, pregações, distribuir folhetos e etc. Pude perceber que nem sempre é a assim o evangelismo mais eficaz, cheguei lá e minhas atividades foram um pouco diferentes, roçar terrenos com terçado (facão), comer comidas estranhas (turu), alguns foram caçar, pescar, dando bom testemunho e fazendo amizades com os nativos, essa foi a principal estratégia evangelística, e dessa forma alguns ribeirinhos que estavam afastados dos caminhos do SENHOR retornaram e outros aceitaram a Cristo, mas por quê?
Transição inicial:
Transição inicial:
Tivemos esse resultado, porque não só pregamos o evangelho, mas vivemos a nossa fé, gostaria de mostrar uma das maneiras pela qual o crente deve viver para que ele faça diferença no mundo e na sociedade em que vive, mostrando a forma que ele deve viver e como viver dessa forma.
O crente deve ser sal da terra e a luz do mundo (5.13-15)
O crente deve ser sal da terra e a luz do mundo (5.13-15)
É possível que o sal perca o sabor? Nesse texto Jesus não se refere ao sal que usamos hoje em dia que não perde o sabor, mas a outro tipo de sal que era usado na época e que perdia o sabor e se tornava inútil.
O sal que perde o sabor já não tem propósito de existência
A luz que não ilumina ou fica escondida é inútil, e é impossível esconder uma cidade construída sobre os montes (tão obvio quanto não ser possível esconder uma cidade construída sobre os montes, também é obvio que a luz nós não escondermos), assim é o crente que não faz diferença, ele é inútil, e não cumpre o seu propósito.
Só podemos ser sal da terra ou luz do mundo porque Cristo é a luz e nEle podemos fazer a diferença em um mundo que vive em trevas. João 8.12
Ilustração:
Ilustração:
Pude perceber que lá a luz e o sal podem fazer muita diferença! Em uma das comunidades que participei, e dormi, não tinha luz que desespero, e a comida lá era muito natural, até açaí sem açúcar tirado na hora! Isso também sem dúvida fez muita falta!
O crente é sal da terra e luz do mundo quando pratica as boas obras que Deus preparou v.16
O crente é sal da terra e luz do mundo quando pratica as boas obras que Deus preparou v.16
As boas obras não salvam, mas são a marca registrada do crente verdadeiro que faz a diferença no mundo Tiago 2.18 e 24
As boas obras na vida do crente vêm como algo natural, Cristo transforma a sua vida e naturalmente as boas obras aparecem.
Quanta boa obra o crente deve fazer? O suficiente para que as pessoas vejam e glorifiquem ao pai de vocês que estás nos céus.
Ilustração:
Ilustração:
Entre os ribeirinhos fomos diferentes, já que como bons paulistanos como era a maioria não sabíamos muita coisa da mata, mas eles viram os esforços para nos identificar com eles e ajudando-os em tudo! Instalações de rede elétrica, roçar terreno, caça, pesca e etc.
Princípios Eternos
Princípios Eternos
A fé que salva gera obras, o crente que não serve, não serve
O cristão não é chamado a comunidade fechada, mas a servir o mundo sendo luz em meio as trevas
O Testemunho do cristão é impactante e poderoso para iluminar as trevas e salgar o mundo “sem sabor”
As boas obras devem ser tal que mesmo sem ser mostradas devem ser vistas
As obras devem ser impactantes de modo que gerem glórias a Deus
Deus nos deu capacidades, afinidades e habilidades para servir o mundo e testemunhar de Cristo
A fé gera obras que iluminam e temperam o mundo dando glórias a Deus.
A fé gera obras que iluminam e temperam o mundo dando glórias a Deus.
Desafios
Desafios
Identifique as formas que pode servir e testemunhar na sua comunidade
Ore para que Deus de oportunidades e alcance pessoas