Nova vida em Cristo

Colossenses  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 29 views
Notes
Transcript
Colossenses 3.1–4 NVI
Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

Introdução

Contexto Histórico

Carta paulina direcionada a Igreja de Colossos
Paulo estava preso em Roma quando escreve a carta (60d.C.) - At 28
O fundador da Igreja, Epafras, está com Paulo em Roma enquanto ele escreve a carta
Epafras havia se convertido na pregação de Paulo em Éfeso, mas era de Colossos, após conversão, foi enviado de volta a sua cidade, para pregar o evangelho e começar uma igreja
Ele faz isso, e planta também igreja em Hierápolis e Laodicéia, cidades vizinhas de Colossos.
Epafras visita Paulo para saber como estava seu mentor e também para falar sobre uma dificuldade enfrentada em Colossos por ele: A heresia de Colossos
O que é a Heresia de Colossos
Tão particular, difícil de definir qual heresia ou religião específica tentou se infiltrar ali. Ela era sincrética, um misto do Judaísmo, cristianismo, paganismo, filosofia grega e gnosticismo.

Contexto em Colossenses

Paulo inicia a sua carta agradecendo a Deus pela fé e amor que havia entre igreja ali plantada (1.3-8)
Paulo ora para que eles transbordem em conhecimento da vontade de Deus e toda sabedoria espiritual (1.4-12)
Paulo descreve a pessoa e obra de Cristo (1.13-23)
Paulo fala de seu ministério e do objetivo de seu empenho (1.24-29)
Paulo refuta das heresias existêntes em Colossos (cap 2)
dualismo (Cl 2.8-10)
realidade dividida em mundo espiritual bom e mundo material inferior e mau
legalismo (Cl 2.11-17)
há necessidade de cumprir um conjunto de regras e práticas para ser salvo. Cristo não é suficiente, é preciso cristo e mais alguma coisa...
viés judaico de legalismo, o texto cita circuncisão, observação de alimentação e pratica de celebrações judaicas
Essas coisas são sombras do que viria, Cristo - v. 17
Misticismo (Cl 2.18-19)
forma distorcida de espiritualidade
apego ao sobrenatural que não se pauta na revelação bíblica
afirmações de visões exclusivistas
culto aos anjos - os anjos eram poderes que serviam de mediação entre Deus e os homens e precisavam ser adorados. Essa prática vinha de algo que, os praticantes dessa seita, diziam ter recebido por meio de visões, e que não havia sido revelado aos apóstolos.
Ascetismo
prática de se abster de alimentos e prazeres que são permitidos para o Cristão, chegando até a prática da autoflagelação, para alcançar um nível superior de espiritualidade.
Em Colossos isso era colocado como meio para vencer os desejos da carne. Paulo deixa claro que esse típo de prática não tem efeito para isso, só cristo nos liberta do pecado, e ele é suficiente para fazê-lo.
Até aqui, Paulo traça seus argumentos a fim de reforçar o ensino doutrinário e refutar as práticas heréticas que estavam tentando influênciar os Colossenses
Do 3 em diante, parece a busca pela aplicação prática. A união com Cristo é destacada como solução já conquistada para o problema do homem (ela é suficiente) e para mortificação da carne (desenvolvido na argumentação do cap. 2 e reforçado no 3)
são desenvolvidas as consequências práticas dessa união.

Exposição e Aplicação

Cap 3 - A nova vida em Cristo

Colossenses 3.1 (NVI)
Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
A solução para mortificação da carne está na morte e ressurreição com Cristo
Isso já foi conquistado por Ele
Paulo não está questionando a salvação dos Colossenses, ele está constatando que foram. Eles já receberam a salvação e foram unidos com Cristo em sua morte e ressurreição.
Colossenses 2.13 NVI
Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,
Isso também se aplica a nós. Quando Cristo morreu, morremos com ele e sua ressurreição, ressucitamos com ele pra uma nova vida.

Como é essa nova vida em Cristo?

Ela é focada nas coisas do alto
Colossenses 3.1–2 NVI
Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.
verbo buscar - pode ser traduzido como procurar ou ainda desejar. Buscar em primeiro lugar o reino de Deus (Mt 6.33) tem a mesma ideia. É uma procura motivada por um desejo profundo, de alguém que foi transformado pela união com Cristo.
Manter - concentrar-se, é algo que se torna o foco do pensamento cristão, toma todo o pensamento, aqui Paulo trás também a ideia de constância
A busca pelas coisas do alto, não é a maneira de alcançar a Deus, como era proposto pela heresia de Colossos. Ela não precisava ser feita para que a vida e ressurreição com Cristo fosse alcançada. Mas ela é um resutado dessa união conquistada por Cristo.
É a evidência da mudança de foco na vida do Cristão
Paulo parece seguir o mesmo ensino que Jesus no cap 6 de Mateus, onde ele deixa claro que o foco do Cristão deve estar nas coisas do Reino de Deus e não desse mundo.
Assim é para nós! Estamos no mundo, mas o foco da nossa vida é Cristo e seu reino. Ele domina todas as coisas, não mais nossos desejos pecaminosos ou as preocupações desse mundo.
Ele contrapõe dizendo para não pensar em coisas terrenas
Isso não significa que vamos nos esquecer de que estamos no mundo, ou buscar viver em uma redoma de vidro onde só entram coisas “espirituais”. Não é isso que Paulo pretende dizer aqui, mas sim, que toda a nossa relação com as coisas desse mundo é pautada pelo nosso foco em Cristo. Tanto que ele desdobra no capítulo 3 e 4 como essa nova vida se relaciona na igreja, família, trabalho, etc.
A que coisas terrenas Paulo se refere?
possívelmente as práticas que ele mencionou antes. Podemos não ter essas práticas na nossa realidade cristã hoje exatamente como era na época de Paulo (dualismo, ascetismo, legalismo, misticismo). Porém… podemos perceber as práticas místicas em algumas situações hoje e o foco em uma espiritualidade focada em revelações sobrenaturais. Mas talvez o ponto ali que mais pegue para nós reformado seja o Legalismo
Esse legalismo, praticado por muitos farizeus, foi duramente criticado por Jesus. Onde havia uma busca por cumprir regras com o coração distante de Deus.
Há então a possibilidade de viver uma espiritualidade vazia que não vem de dentro pra fora, é só forma.
Além dos pontos da heresia de colossos, Paulo pode estar também se referindo ao que ele desenvolve na sequêcia do capítulo:
o fazer morrer da velha natureza e seus desejos, abandonando as práticas do passado (Cl3.5-9)
para se revestir de uma nova natureza
Romanos 6.5–14 NVI
Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.
Será que temos vivido uma espiritualidade vazia, autocentrada, cheia das filosofias da nossa era? Estamos pautados na “nossa verdade, visão” ou no Reino de Deus focados em Cristo? Estamos sendo buscando nos sujeitar novamente as práticas das quais já fomos libertos?
Paulo parece preocupado aqui para que os Colossenses não caíssem nessas falácias. Temos um paralelo de uma igreja que se deixou levar pelas filosofias de sua época, que é a igreja européia. Ela perdeu o foco de Cristo, ao perder esse foco, ensinamentos contrários a palavra foram minando a igreja e a distânciando cada vez mais do Senhor. E nós, caminhamos para parecer com a igreja europeia?
2. Essa nova vida está escondida em Cristo
Colossenses 3.3 NVI
Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.
Paulo coloca então, como já afirmado anteriormente, que não são mais os colossenses que vivem mais Cristo vive neles. Eles estão mortos para a velha natureza e para o mundo governado pelo pecado.
Afirma ainda que estão unidos com Cristo, escondidos nele, de modo que o mundo pode não compreender essa união ou parecer para ele loucura, mas essa é uma condição indestrutível e eterna conquistada por Cristo.
Assim também é conosco. Não vivemos mais (ou não deveríamos viver) sendo dominados pela velha natureza, porque já fomos mortos para ela, através da morte de Cristo, e nossa vida está escondida (oculta em Cristo), ela pertence a cristo e isso é uma condição imutável, conquistada por Cristo.
Deveríamos viver de forma que tome posse dessa nova vida (livre da condenação e domínio do pecado) focada em Cristo e seu reino.
Como temos vivido?
Vivemos dominados pelos desejos pecaminosos dos quais já fomos libertos?
Se há uma vitória que já podemos tomar posse é a de que Cristo morreu a nossa morte, a que nós mereciamos, para que nós pudessemos ter vida.
Por que então ainda nos deixamos dominar por aquilo que já fomos libertos?
3. Cristo é a fonte dessa vida e o Padrão de como essa vida deve ser
Colossenses 3.4 NVI
Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.
“…é a sua vida” - que é a fonte da sua vida, e o Padrão de como ela dever ser, semelhante a ele
4. Essa nova vida será manifestada com ele em Glória em sua volta
quando ele vier, e todo o mundo o conhecer em sua majestade e poder sendo completamente expostos, aqueles que são seus também serão revelados
Essa é então a nossa esperança e devemos viver focados nele e na esperança última da sua volta
Essa volta é certa, nossa esperança portanto, de um dia estarmos finalmente livres desse corpo humilhado e sujeito aos desejos do pecado também é
Filipenses 3.20–21 (NVI)
A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.

Conclusão

A nossa vida, deve refletir aquilo que Cristo conquistou por nós. Uma vida consagrada, dedicada e focada na pessoa de Cristo e nas coisas do alto.
Em resumo, isso significa viver a vida levando Deus em conta em tudo que acontece e considerar sua vontade em todas as decisões. (A supremacia e suficiência de Cristo, A. Nicodemus)
Qual o tem sido meu foco? Cristo ou as coisas desse mundo?
O que guia minha vida e meus passos?
O que ocupa a minha mente?
Será que estou tão preocupado com as coisas dessa vida, que Cristo se tornou secundário ou nem faz parte da minha vida?
Jesus é parte da minha rotina diária? Tenho tempo de qualidade para comunhão com ele, ou isso se resume aos cultos de domingo?
A maneira como me relaciono com as pessoas a minha volta é uma consequência da minha união com Cristo?
A minha união com Cristo muda a maneira como me relaciono com as pessoas a minha volta? Ou com meu trabalho, minhas finanças, meus compromissos, minha igreja?
Related Media
See more
Related Sermons
See more