UMA MULHER PARA SER LEMBRADA

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Igreja Batista Logos 08/05/2022

Texto Base: Lc 17:32 “Lembrem da mulher de Ló.”
A) INTRODUÇÃO
Nessa noite gostaria de conversar com os irmãos a respeito da mulher de Ló. Esse texto fala de uma advertência solene feita pelo nosso Senhor Jesus. Essa mulher possuía um marido justo, conforme podemos verificar em 2Pe 2:8 “Todos os dias esse homem bom, que vivia entre eles, ficava muito agoniado ao ver e ouvir as coisas más que aquela gente fazia.” Ela deixou sodoma com ele no dia em que a cidade foi destruída, ela morreu tendo ido contra o mandamento expresso de Deus, ela olhou para trás. O Senhor Jesus a destaca como um sinal de alerta para a Igreja.
Essa é uma advertência solene se pensarmos na pessoa que Jesus cita. Ele não ordena a lembrar de Abraão, Isaque ou Jacó, ou de Ana e Rute. Ele aponta para essa mulher que se perdeu.
É também uma advertência solene, se considerarmos o assunto sobre o qual o Jesus está falando. Ele fala sobre a Sua segunda vinda, quando virá para julgar o mundo, Ele descreve o terrível estado de despreparo em que muitos serão achados, Ele está pensando nos últimos dias quando diz; “Lembrem da mulher de Ló”.
É também uma advertência solene, se pensarmos na pessoa que a proferiu. O Senhor Jesus é digno de toda confiança e verdade.
E também se pensarmos nas pessoas para as quais essa advertência foi dada a primeira vez, o Senhor falava com seus discípulos e não para escribas e farizeus.
Diante de todos esses fatores, parece ser muito importante examinarmos as lições referentes a mulher de Ló. Sua história está cheia de instruções úteis para a igreja.
Há três pontos sobre este assunto que pretendo abordar:
Os privilégios religiosos dos quais a mulher de Ló desfrutou.
O pecado que a mulher de Ló cometeu.
O castigo que Deus impôs sobre a mulher de Ló.
B) DESENVOLVIMENTO
OS PRIVILÉGIOS RELIGIOSOS DOS QUAIS A MULHER DE LÓ DESFRUTOU.
Nos dias de Abraão e Ló a verdadeira religião na terra era rara, o conhecimento de Deus estava limitado a poucas famílias. Comparado às milhares de famílias da época, e mulher de Ló era favorecida. Ela tinha um marido piedoso, Abraão o pai da fé, agora como seu tio. Essa mulher passa ter contato com o Deus destes dois homens, e este não era um privilégio insignificante. Provavelmente em muitos momentos marcantes que lemos nas escrituras a mulher de Ló estava lá, ela viu os anjos e foi levada para fora da cidade por eles, ainda sim esses privilégios não produziram efeitos em sua vida. A despeito de todas advertências especiais, ela viveu e morreu ímpia, os olhos do seu entendimento nunca foram abertos.
Que lições podemos tirar desse ponto:
Possuir privilégios religiosos não salva a alma de uma pessoa. Podemos ter acesso a oportunidades e recursos da graça, desfrutar do há de melhor em pregações e ensinamentos, boas companhias, e ainda sim permanecer sem conversão. Pode parecer duro essa mensagem, mais pensemos nos casos de Demas e Judas Iscariotes. Por mais que tenhamos beneficios não podemos descansar neles e nem coloca-los no lugar de Cristo. Pensemos em boas palavras, filhos, maridos e esposas.
2. O PECADO QUE A MULHER DE LÓ COMETEU.
A história do pecado de Ló é transmitida pelo Espírito Santo com simples e poucas palavras: “E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal”, nada além disso é informado. Esse pecado pode parecer pequeno aos nossos olhos, uma falha trivial, castigada com tamanha punição.
O que tudo indica que existe algo mais naquele olhar do que se pode perceber à primeira vista:
Aquele olhar era algo insignificante, mais revelava o verdadeiro caráter da mulher de Ló. As pequenas coisas de modo geral revelam mais sobre a mente de um homem do que as grandes coisas podem revelar, pequenos sintomas, podem ser sinais de doenças letais. O fruto que Eva comeu era algo pequeno, mais comprovou que ela havia decaído de um estado de inôcencia e se tornara uma pecadora. Uma rachadura em uma construção parece coisa pequena, mais isso prova que o alicerce pode estar cedendo e toda estrutura não é segura.
Aquele olhar fala sobre a desobediência interior da mulher de Ló. O mandamento do anjo foi direto e inconfundível: “Não olhes para trás” Gn 19:17 “Então um dos anjos disse a Ló: — Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer.” Ela recusou a obedecer. O Espírito Santo diz “que o obedecer é melhor que sacrificar” 1Sm 15:22-23 “Samuel respondeu: — O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. A revolta contra o Senhor é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O Senhor o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.”
Aquele olhar fala da incredulidade e soberba da mulher de Ló. Ela parecia duvidar que Deus destruiria a cidade, não acreditou haver nenhum tipo de perigo ou necessidade para uma fuga apressada. No momento em que um homem começa a pensar que sabe mais do que Deus, e que Deusnão tem a intensão de cumprir sua palavra, sua alma corre grande perigo.
Aquele olhar também fala do amor secreto que aquela mulher tinha pelo mundo. Seu coração estava em sodoma, embora seu corpo estivesse fora da cidade. Os seus olhos se voltaram para onde estava o seu tesouro. Mt 6:21 “Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.”
3. O CASTIGO QUE DEUS IMPÔS SOBRE A MULHER DE LÓ.
Agora por fim, o castigo que Deus impôs a mulher de Ló. é dito que ela virou estátua de sal. Um fim terrível para uma alma.
A mesma Bíblia que ensina que Deus é amor e misericórdia, ensina que ele odeia o pecado. João 3:16 “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” João 3:36 “Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus.”
A Bíblia nos ensina que Deus punira os perversos, e Ele tem dado prova sobre prova. O dilúvio, a destruição de sodoma e gomorra, a derrota de faraó e tantos outros exemplos.
A Bíblia no ensina da eternidade longe de Deus daqueles que recusam a salvação que Deus providenciou. João 14:24 “A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.”
D) CONCLUSÃO
LEMBREM DA MULHER DE LÓ
Como cristãos possamos nessa noite avaliarmos nossa vida e obedecermos a Jesus. A mulher de Ló é um alerta.
Hb 10:37 “Pois, como ele diz nas Escrituras Sagradas: “Um pouco mais de tempo, um pouco mesmo, e virá aquele que tem de vir; ele não vai demorar.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more