A IGREJA QUE QUEREMOS TER! A IGREJA QUE NÃO QUEREMNOS SER!
Sermon • Submitted
0 ratings
· 441 viewsNotes
Transcript
ATOS 2:41-42
ATOS 2:41-42
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos. 44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos.
MEUS AMADOS IRMÃOS VIVEMOS UM MOMENTO DE MOVER / MOVIMENTOS / AGENDAS SUPER LOTADAS / PRAGMATISMOS DENTRO DA IGREJA.
SE OLHARMOS PARA OS CAPÍTULOS 1 E 2 DE ATOS DOS APÓSTOLOS VAMOS VER UM VERDADEIRO AVIVAMENTO, POR QUE FALO VERDADEIRO? POR QUE TEMOS FALSOS AVIVAMENTOS EM NOSSO MEIO.
(DAR O EXEMPLO DO PROFISSIONAL EM NOTAS FALSAS).
V42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
PERSEVERAVAM: προσκαρτερέω (proskartereō), VB. devotar-se
1. Perseverar com dedicação — perseverar em alguma atividade ou causar com o fim de devoção.
ATOS 6.4 Quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
Perseverantes:
A primeira menção sobre eles é que: “(…) perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (v. 42). Eles não pararam de estudar a Palavra de Deus, mas continuamente e de modo diligente concentraram-se na doutrina, a qual é uma das palavras mais politicamente incorretas na igreja atual.
“Não me fale sobre doutrina”, dizem as pessoas, “não necessito de nenhuma doutrina. Tudo que preciso conhecer é Jesus”. Isso demonstra o quanto nos distanciamos da igreja do 1° século, que centralizava sua atenção firme e continuamente em permanecerem juntos para estudar a doutrina dos apóstolos.
Eles não estudavam as fábulas dos gnósticos ou aquelas que estavam fora do coração e da alma da comunidade cristã ortodoxa, eles estudavam a doutrina apostólica. Hoje, essa doutrina apostólica encontra-se nas Escrituras. A igreja primitiva era uma igreja que estudava a Bíblia, firme e continuamente devotada a devorar a Palavra de Deus procedente dos apóstolos.
MEUS IRMÃOS INFELIZMENTE VIVEMOS TEMPOS ONDE SE BUSCA NA IGREJA EXPERIÊNCIAS E NÃO A PALAVRA DE DEUS.
AS PESSOAS DIZEM QUE ESTÃO CHEIAS DO ESPÍRITO SANTO É ISSO QUE BASTA.
Não existe a figura de um cristão cheio do Espírito que negligencie o estudo da Palavra de Deus.
Não existe algo como uma igreja cheia do Espírito que não se aplique contínua e firmemente ao estudo da sagrada Escritura.
O primeiro sinal de uma igreja cheia do Espírito é aquele em que as pessoas cheias do Espírito não fogem da Escritura, tentando substituí-la por algo, mas que são impulsionadas em sua direção, para terem suas vidas espirituais enraizadas e fundamentadas na Palavra de Deus.
DOUTRINA διδαχή -ῆς, ἡ; (didachē), SUBS. ensino; instrução.
1. Ensino (atividade) — as atividades de educar ou instruir; atividades que transmitem conhecimento ou habilidades.
MATEUS 7.28.
Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, as multidões estavam maravilhadas com a sua doutrina,
LUCAS 4.32-32.
31 Jesus foi a Cafarnaum, cidade da Galileia, e os ensinava no sábado. 32 maravilhavam-se com a sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade.
TITO 1:8-9.
8 Pelo contrário, o bispo deve ser hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, piedoso, deve ter domínio de si, 9 ser apegado à palavra fiel, que está de acordo com a doutrina, para que possa exortar pelo reto ensino e convencer os que contradizem este ensino.
COMUNHÃO
Sabemos que os participantes da igreja primitiva continuaram firmes na comunhão. Provavelmente vocês já ouviram os dizeres, “A família que ora junto, permanece unida”. Gostaria de mudá-los um pouco e dizer: “A família que ora e se diverte junto, permanece unida”.
Isso foi algo que os primeiros cristãos fizeram. Além de seu estudo diligente das coisas de Deus, tinham um tremendo momento de comunhão.
Eles experimentaram a koinonia, na qual as pessoas se tornavam amigas íntimas gozando do amor de Deus e da paz de Cristo, compartilhando a alegria e o regozijo do que estavam aprendendo no ensino apostólico.
“Alguns cristãos são os piores ladrões do mundo porque eles roubam a alegria do Senhor”. A alegria deveria fazer parte de todo cristão, e deveríamos ficar empolgados em nos reunirmos para confraternizar.
O QUE NOS MOTIVA A VIR A IGREJA?
PENSE POR UM MOMENTO.
Vemos na igreja primitiva o modelo de como a igreja deveria funcionar. Vinham para ouvir e estudar a Palavra de Deus, mas também vinham para desfrutar da amizade e camaradagem na comunhão dos crentes na igreja.
VOCÊ TEM FEITO ISSO? VOCÊ TEM PROCURADO OS IRMÃOS PARA TER COMUNHÃO?
OU VOCÊ TEM COLOCADO CULPA NOS OUTROS?
DEIXA EU TE FAZER UMA PERGUNTA PESSOAL, VOCÊ TEM SE SENTIDO NÃO NOTADO PELA IGREJA? O QUE VOCÊ TEM FEIRO A RESPEITO DISSO?
Não se diz nenhuma palavra de que em seguida Pedro ainda teria falado a respeito de que agora tinham de permanecer juntos e ser bem fiéis comparecendo a todas as programações.
Não se fazia campanha para fundar uma igreja nem havia sido deliberada a formação de uma associação dos que creem em Jesus.
Tudo isso era desnecessário, porque “perseveravam na comunhão”. Com muita naturalidade eram atraídos uns pelos outros. Não havia quem quisesse ficar sozinho agora.
PARTIR DO PÃO
Eles perseveraram também no partir do pão e nas orações. Aqui, o partir do pão tem dois significados.
De um lado, esse partir do pão se refere simplesmente à hora da refeição e não exclusivamente à Ceia do Senhor, por outro lado, os jantares da igreja constituíam uma grande parte das atividades da igreja primitiva.
Na verdade, não há experiência de amizade mais gostosa do que compartilhar as refeições. Sentando-se ao redor de uma mesa, ou saindo para jantar fora, ou convidando pessoas para nossas casas, o aconchego e intimidade estão presentes quando pessoas se reúnem em torno de uma refeição.
Assim, participaram juntos de muitas refeições, mas a celebração da Ceia do Senhor estava incorporada a essas refeições.
ORAÇÃO
Na igreja primitiva contemplamos o estudo e a proclamação da Palavra, o gozo da comunhão, o partir do pão e o sacramento da Ceia do Senhor. Vemos ainda a oração. O próprio Jesus denominou a casa de seu Pai como casa de oração, e a comunidade do 1° século era uma igreja de oração.
TUDO EM COMUM
“Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade” (v. 43–45).
Na igreja primitiva, alguns viviam em tremenda pobreza enquanto outros prosperavam sob a mão da Providência.
O compartilhamento e distribuição eram impulsionados por algo que deveria dirigir a igreja em todos os séculos – a generosidade.
Não se exige que os cristãos renunciem a todas as suas propriedades particulares, mas a serem generosos porque vivemos sob a mão do Deus mais generoso.
NA IGREJA
“Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (v. 46–47).