SERMÃO DIA DAS MÃES

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 563 views
Notes
Transcript
Handout
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
SERMÃO DIA DAS MÃES

ILUSTRAÇÃO

Dia das Mães – ilustrações para o Dia das mães
“Meu” filho Amado Pai, obrigado por este filho que chamo “meu”. Ele não é meu filho e sim minha responsabilidade sagrada. Me ensine paciência e humildade para que possa passar o melhor que conheço para ele.
Ajude-me a sempre lembrar que amor o amor maternal é meu instinto natural, mas, o amor de meu filho terá que ser conquistado e merecido; que para receber amor, preciso amar, que para ser compreendida, preciso compreender, que para ser respeitada, preciso respeitar, que como eu fui genitora de vida, preciso continuar doando.
Ajude-me a compartilhar meu filho com esta vida e não segurá-lo só para mim. E me conceda corajem para fazer deste mundo um lugar melhor para todos os filhos, inclusive o meu… – autora desconhecida (tradução de Dennis Downing para o site www.hermeneutica.com)
Quem ensinou o homem que Paulo enviou em seu lugar? Crianças são preciosas, frágeis e indefesas. Elas precisam de quem as ame e cuide pessoalmente de seus interesses. Elas precisam de quem mostre para elas que o que se vê na televisão ou aprende na escola nem sempre é certo. Elas precisam de quem lhes ensine o caminho do Senhor.
Este é trabalho também do pai. Mas, muitas vezes é uma tarefa que só será cumprida pela mãe.
O apóstolo Paulo, homem tão admirado por tantos Cristãos, também tinha um homem que ele admirava.
1 Cor 4:16-17 Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. Por esta causa, vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo Jesus, como, por toda parte, ensino em cada igreja.
A igreja em Corinto enfrentava sérios problemas. Imoralidade, contendas entre irmãos, divisão. Mas, Paulo mandou um jovem em seu lugar – Timóteo.
Timóteo certamente recebeu muita instrução ao lado de Paulo.
Mas, no final da sua vida, Paulo lembrou quem criou Timóteo no caminho da fé – sua mãe e sua avó.
2 Tim 1:5 Recordo-me de sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.
Aonde foi que Timóteo ganhou sua fé? Da sua avó, mãe de sua mãe. E da sua própria mãe.
2 TIM 1:5
2 Timothy 1:5 BEARA
pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.
Primeiro, ele elogiou a fé de Timothy como "sincera" ("genuína", Williams). A fé a que Paulo se referiu era uma fé no Deus do Antigo Testamento que havia se revelado em Jesus. A confiança de Timóteo em Jesus o levou a uma fidelidade em ação.
ἀνυποκρίτου (anypokritou) — 2 Occurrences
1 Timothy 1:5 Adj-GFS GRK: καὶ πίστεως ἀνυποκρίτου NAS: conscience and a sincere faith. KJV: and [of] faith unfeigned: INT: and faith sincere
Em segundo lugar, Paulo elogiou a herança espiritual que Timóteo havia recebido. Esta fé no Deus da Bíblia viveu pela primeira vez em sua avó Lois e sua mãe Eunice. 6 Sua fé foi a expressão da fé de um judeu "verdadeiro" (Rom 2:28-29) que encontrou sua realização em Jesus Cristo. O casal tinha uma fé genuína para o Messias do Antigo Testamento. Quando ouviram o evangelho, acreditaram em Jesus Cristo como o Messias, para quem esperavam. Eles passaram sua fé para Timothy. Paulo estava traçando a fé de Timóteo de volta às suas raízes.
Em terceiro lugar, Paulo declarou que estava certo da realidade da fé de Timóteo. A expressão "Estou convencido" ("Tenho certeza", nasb) emprega um tempo perfeito grego que implica que Paulo estava completamente convencido. 7 Paulo não declarou o que o "lembrou" da fé sincera de Timóteo, mas a expressão sugere que algum ato de fora de Paulo havia motivado sua memória. 8 Paulo mais tarde expressaria algumas dúvidas sobre a coragem moral de Timóteo em responder à dificuldade (v. 8). Ele não tinha dúvidas sobre a realidade da fé de Timothy.[1]
6 A fé cristã de Eunice é elogiada em Atos 16:1. A mesma passagem é silenciosa sobre a fé do pai de Timóteo, mas nenhuma passagem do NT encoraja a crença de que ele se tornou cristão. 7 A tradução do NIV (e KJV), "Estou convencido", pode não sugerir a forte convicção da certeza que Paulo implícito. O uso do tempo perfeito grego de Paulo é muito mais fortemente expresso do que com um simples "tenho certeza". Paulo quis dizer: "Tenho certeza de que eu não tenho certeza de que eu tenho certeza de que eu tenho certeza de que eu Eu estou convencido. Não havia absolutamente nenhuma dúvida em sua mente sobre a realidade da fé de Timóteo, e ele usou uma expressão forte para indicar sua convicção. 8 J. E. Huther sugere que as "lágrimas de v. 4 podem ter reacendedo a memória de Paulo" (Manual Crítico e Exegetical às Epístolas para Timóteo e Tito [1884; reimpressão, Peabody, Mass.: Hendrickson, 1983], 206). Lenski diz: "Algo havia ocorrido em Roma e sob os olhos de Paulo que vividamente o lembrava de Timóteo e da fé antipática de Timóteo, e tinha feito isso a tal ponto que deixou uma profunda impressão sobre Paulo. O apóstolo deve ter exclamado: "Assim como a fé do meu amado Timóteo!" " R.C. H. Lenski, A Interpretação das Epístolas de São Paulo aos Colossenses, aos Tessalonicenses, a Timóteo, a Tito e a Philemon (Colombo, Oh.: Wartburg, 1946), 750. [1] Thomas D. Lea e Hayne P. Griffin, 1, 2 Timothy, Titus, vol. 34, The New American Commentary (Nashville: Broadman & Holman Publishers, 1992), 185.
1 TIMOTEO 1:5
1 TIM 1:5
“Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.”
O filho preferido Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido,aquele que ela mais amava. E ela deixou entrever um sorriso, respondeu: “Nada é mais volúvel que um coração de mãe”. E como mãe lhe respondeu: o filho predileto,aquele a quem me dedico de corpo e alma é o meu filho doente até que sare O que partiu, até que volte O que está cançado, até que descanse O que está com fome, até que se alimente O que está com sede, até que beba O que está estudando, até que aprenda O que está nu, até que se vista O que nao trabalha, até que se empregue O que namora, até que se case O que casa, até que conviva O que é pai, até que os crie O que prometeu, até que cumpra O que chore, até que cale E já com o semblante bem distante daquele sorriso completou: O que me deixou, até que o reencontre Parabems pelo seu dia. – autor(a) desconhecido
Related Media
See more
Related Sermons
See more