Sem título Sermão (3)
Sermon • Submitted
0 ratings
· 23 viewsNotes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
Seminário Presbiteriano do Norte
Sermão de Prova - Sem. Nilson Lira
Habacuque 2.1-5
1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.
2 O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.
3 Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá , não tardará.
4 Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé .
Oração
Introdução
· Em abril de 1942, um jovem chamado Desmond Doss foi recrutado pelo Exército dos Estados Unidos, pois entre os anos de 1939 a 1945, a população mundial sofria com a 2ª guerra mundial.
· Esse jovem que tivera um sério conflito familiar, ainda na infância um acontecimento marcou sua vida ao ver seu pai bêbado discutir com seu tio e depois pegar uma arma de fogo.
· Sua mãe tomou a arma do marido e pediu a Doss que a levasse para longe do pai.
· Ele correu dois quarteirões e prometeu a Deus que nunca mais pegaria em uma arma.
· E mesmo no quartel o jovem estava convectivo que deveria cumprir sua promessa e se negou portar uma arma.
· E por suas convicções religiosas se caracterizava como um objetor de consciência (são pessoas que seguem princípios religiosos, morais ou éticos de sua consciência).
· A única arma que portava era uma Bíblia de bolso.
· Esse jovem sofreu barbaridade por causa sua convicção, chegando a ser ameaçando de ir para a corte suprema e não era isso que o jovem imaginava quando se alistou.
· Esse pacato homem, queria demais servir ao seu país e com certeza imaginava que poderia contribuir com aquilo que aprendeu sobre o evangelho.
· E de repente tudo foge de seu controle e passa a viver os piores dias de sua vida. Mas mesmo com todas essas tribulações, permanece fiel a Deus e consegue continuar no exército.
· E mesmo estando no meio de um dos maiores conflitos bélicos da história da humanidade.
· Assim, durante a Batalha de Okinawa, ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens.
· A postura ganha repercussão e lhe rende uma Medalha de Honra do Congresso, tornando-se o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana.
· Essa biografia desconhecida do grande público até 2016, foi a que inspirou o filme “Até o Último Homem” com direção de Mel Gibson.
Elucidação
· O profeta Habacuque que está figurado entre os profetas menores, e como já sabemos, não porque é um livro de menor importância, mas por causa do volume de material escrito, apenas 3 capítulos. Habacuque foi um importante profeta não apenas ao seu tempo, mas também para as gerações futuras.
· Habacuque viveu em uma época muito complicada, onde era fácil notar sérios problemas morais e espirituais sem contar com a crise social que abalava esse povo nos tempos de Habacuque.
· Provavelmente Habacuque fosse um profeta imbuído, movido pelo senso de justiça o qual não o permite ignorar essa situação vivida por Judá.
· Algumas peculiaridades deste livro que leva o nome do profeta e foi escrito por Habacuque, é que não temos muitas informações a respeito do profeta, por exemplo de onde ele vem, qual sua linhagem a não ser o significado do seu nome que deriva de uma palavra hebraica que quer dizer abraçar. Outras informações que venhamos a dizer são apenas especulações, tais como era um profeta levita, alguém que atuava no templo possivelmente por causa do capítulo 3, que é um texto em forma de, canto, salmo.
· Existe uma tradição mas precisamente no livro apócrifo "Daniel, Bel e o Dragão" traz essa informação de que Habacuque traz comida para Daniel durante os dias que passou na cova dos leões, mas como falei esses detalhes serão apenas especulações.
· Outra peculiaridade é que Habacuque foi o primeiro profeta a impugnar não a Israel, pois no Antigo Testamento, um profeta era alguém chamado por Deus, levantado por Deus para cumprir uma tarefa, especialmente a de entregar uma mensagem Dele para seu povo, mas o que percebemos é que o livro contém um monologo entre ele e Deus.
· O papel dos profetas era fazer a nação e seus líderes voltar a obedecer aos preceitos de Deus, se preceitos eram negligenciado ou abandonado o profeta confronta os infratores e exigia arrependimento. Mas no caso de Habacuque, Ele confronta o próprio Deus.
· Em um primeiro momento a queixa de Habacuque é por causa da aparente ausência de Deus em não punir o pecado de Judá devido à presença da iniquidade entre o povo de Deus, Habacuque clama:
· 2 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?
· 3 Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita.
· 4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida.
· E o que perturba coração de Habacuque é que a resposta de Deus não é a que ele esperava.
· Bem possível que Habacuque estivesse esperando algum tipo de reavivamento como aconteceu nos dias de Josias, não uma invasão.
· Mas a resposta de Deus foi: estou prestes a punir Judá, e os caldeus são Meu instrumento.
· Daí a segunda queixa: Como um Deus santo pode usar um instrumento como os caldeus para julgar o seu próprio povo?
· Habacuque não estava pronto pra lidar com uma resposta contrária a que ele imaginava.
· Que fazer agora nessas circunstâncias em que tudo parece está fora do controle? É difícil ver nossos planos frustrados, ninguém faz planos pensando que o pior vai acontecer.
· É nesse contexto que podemos aprender com as atitudes de um servo de Deus em meio ao caos.
· Queria meditar nessa manhã o tema:
Tema: Vivendo sobre a perspectiva da resposta de Deus
Pergunta Sermonária: Como viver na perspectiva da Resposta de Deus?
1º Ponto - Buscando a Deus confiante na sua resposta.
1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.
· Um dos meios de graça mais desprezados pelos cristãos de nosso tempo é a oração, e devemos sempre lembrar de sua importância, mas do que lembrar é que essa prática seja uma verdade em nossas vidas.
· Habacuque tem consciência de sua função como profeta, oráculo de Deus, ele sabe sua obrigação.
· E com isso Habacuque tem algumas atitudes que tem muito a nos ensinar, pois a suplica do profeta não foi com ceticismo que ele apresenta sua queixa, mas agora com fé, e agora estava preparado para receber a resposta do Senhor.
· Podemos destacar já no primeiro versículo uma atitude partindo do profeta, pôr-me-ei, na minha torre de vigia, esperando respostas para as indagações feitas por Habacuque ainda no capítulo 1.
· Note que essa atitude é demonstrada em três palavras, três verbos: Pôr-me-ei (Qal, imperfeito), colocar-me-ei (Hiṯpaēl, imperfeito) e vigiarei (Piēl, imperfeito).
· Os três verbos estão no imperfeito. Ou seja ação inacabada uma, ação continua.
· Pôr-me-ei (Qal), onde o sujeito pratica a ação simples.
· colocar-me-ei (Hiṯpaēl)onde o sujeito pratica e recebe a ação, ou seja ele mesmo pratica essa ação.
· vigiarei (Piēl) onde o sujeito pratica a ação com intensidade. Ou seja Pôr-me-ei, colocar-me-ei e vigiarei intensamente na torre de vigia para um único objetivo esperar pela resposta do Senhor.
· Em diversos momentos os profetas foram comissionados a vigiar por uma resposta vinda de Deus.
· Torre de vigia. Alguns teólogos comenta sobre esse versículo que a torre de vigia seja literal, seja uma torre de fato.
· Palmer Robertson coloca três exemplos de profetas que “se colocaram na torre de vigia” como fez Habacuque com o fim de receber a revelação de Deus.
· Moisés se pôs na brecha da rocha e “vigiou” a fim de ver a glória de Deus passar diante dele (Êx 33.21–23).
· Balaão se afastou a fim de “vigiar” pela revelação que Deus poderia lhe trazer (Nm 23.3).
· Elias recebeu a ordem de ir para as montanhas e “vigiar” pela revelação de Deus que viria (1Rs 19.11).
· De modo semelhante, Habacuque se posicionou numa torre de vigia a fim de “vigiar” pela revelação que viria de Deus.
· Interessante notar que não temos a informação de quanto tempo durou para Habacuque receber a resposta, possivelmente tenha demorado.
· Mas a intensão do profeta era esperar pelo o que o Senhor tem a dizer depois de ter revelado sua sentença para o povo, o que Habacuque fará a partir desse momento em diante.
· E agora diferentemente dos primeiros questionamentos, o profeta não espera uma resposta positiva, “vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.”
· A palavra traduzida por queixa é um termo jurídico, poderíamos entender melhor o que Deus me dirá e que resposta eu terei à aos meus argumentos.
· Deus responde a Habacuque, esse fato demostra que Deus considera os seus questionamentos sinceros.
· Meus irmãos quando negligenciamos ou não entendemos o sentido da oração, poderemos amargar sérios problemas em nosso ministério.
· A igreja que faço parte passou por um momento complicado a ponto de quase fechar um trabalho de mais de 30 anos. Quando homens que deveria estar em suas torres de vigias, decidirem em uma reunião de conselho acabar com o momento de oração alegando que não tinha público para esse momento na semana.
· E quando decidimos voltar e trabalhar essa igreja agora doente e sem perspectiva de futuro. A primeira coisa que começamos a trabalhar foi a nossa vida de oração.
Pergunta Sermonária: Como viver na perspectiva da Resposta de Deus?
2º Ponto – Obedecendo a ordem de proclamar sua palavra.
2 O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.
· Depois de se colocar na torre de vigia esperado uma resposta de Deus, O Senhor responde a Habacuque em forma de visão. E dá uma ordem ao Profeta.
· Mas o texto nos traz alguns aspectos importantes para que possamos ser obedientes as ordens do Senhor.
· Em primeiro lugar é Deus quem concede a visão, e coube ao profeta, que sem hesitar, obedece a ordem de escrever a visão por ser uma resposta a sua oração.
· Habacuque recebe uma ordem, Escreva a visão. O profeta é orientado como deve escrever primeiro para sua compreensão, como ele deve agir em relação a essa visão e como ele deve passar em relação ao público mais amplo.
· Escrever claramente a visão assegura a exatidão na sua transmissão. Escreva exatamente como ela é.
· Em segundo lugar, Gravar sobre tábuas, Tem um sentido muito interessante, Habacuque deveria escrever essa visão em tábuas.
· Diferentes tipos de materiais eram usados para fazer registros, Isaías e Jeremias usaram códices, outros profetas usaram couro, mas porque Deus ordena para que o profeta escreva em tábuas (não necessariamente em tábuas, mas provavelmente de argila).
· Notamos aqui a seriedade que é escrever em tábuas, pois é algo para durar, para ser registrados paras gerações futuras e que está sendo dito tem o mesmo peso das tábuas da lei entregue a Moisés.
· Escrita em tábuas tem o sentido também que o que está sendo escrito não muda, essas verdades não podem ser alteradas.
· Judá estava em pecado por ter abandonado a lei do Senhor.
· E em terceiro lugar para que a possa ler até quem passa correndo. Além de demostrar a sua fácil compreensão.
· Serve para que outros proclamem essa mensagem correndo como era práticas de alguns profetas que proclamavam correndo. Ou seja, transmita com urgência essa mensagem.
· Irmãos, como notamos isso em nossos dias, mas não da proclamação do verdadeiro evangelho.
· São verdadeiros enganadores e falsos profetas.
· Hernandes Dias Lopes comentando sobre esse texto que Deus manda Habacuque escrever a visão e gravá-la sobre tábuas. Deus estava trazendo uma revelação permanente.
· A visão deveria ser bem legível e acessível a todos.
· Essa visão não era destinada apenas ao profeta, mas também às gerações futuras. Era uma mensagem universal que todos deveriam conhecê-la.
· Essa visão deveria ser perpetuada ao longo dos séculos como verdade gloriosa de Deus.
· Esse escrito, deveria ser de fácil visão e interpretação até para quem passe correndo, deveria ter fácil acesso, em lugares estratégicos. Coloque em prática as aulas de Comunicação Social.
· Dionísio Pape diz que Habacuque é o pioneiro da publicidade bíblica, para fins de publicidade. (Comente)
· Essa palavra chegou até nós e precisamos meu irmãos como futuros pastores, proclamar as boas novas de libertação para que qualquer pessoa possa compreender que só o evangelho de Jesus Cristo tem a resposta para esse mundo caído.
· O mundo tem sofrido por falta dessa palavra, o mundo está de cabeça para baixo porque não entendem os princípios do Senhor.
· Muitos pastores estão calados diante de assuntos como aborto.
· Não são poucos os partidos políticos que são favorável a essa prática. E a igreja está calada em relação a esse assunto. Jájá..
· Muitos estão calados sobre o assunto de ideologias de gênero, que entraram sorrateiramente em nossas escolas.
· Precisamos combater o pluralismo, o secularismo e o pragmatismo e outros ismos que tem tentado invadir nossas igrejas.
· Que fecharam as potas de igrejas com mais de 100 anos nos estados unidos.
· O mundo está do jeito que está, porque a palavra de Deus não está sendo anunciada.
· Berço da Reforma Protestante tem menor taxa de fiéis da Europa, por falta da palavra de Deus.
· A família é um projeto de Deus que está sendo desvirtuada por falta da palavra de Deus.
· Os filhos de muitos crentes estão deixando as igrejas e se tornando rebeldes por falta da palavra de Deus.
· Há uma grande envolvimento de muitos crentes e até mesmo pastores achando que candidato A ou candidato B resolverá os problemas do país.
· Mas estão inteiramente enganados.
· Porque o que pode resolver e colocar a ordem no país é a Palavra de Deus.
Estamos mediando nesta manhã sobre o Tema:
Vivendo sobre a perspectiva da resposta de Deus
Pergunta Sermonária: Como viver na perspectiva da Resposta de Deus?
1º Lugar - Buscando a Deus confiante na sua resposta.
2º Lugar - Obedecendo a ordem de proclamar sua palavra.
3º Lugar – Esperando Pacientemente com fé e fidelidade.
· Podemos notar a partir do versículo 3 um outro aspecto da visão, o profeta além de proclamar a visão, agora precisa aguardar o cumprimento dela e ter fé em tudo que Deus determina.
· Essa visão aponta para o futuro, que Deus agiria disciplinando o seu povo por causa de seus pecados usando a nação ímpia dos caldeus e quando os caldeus serão punidos por Deus.
· Deus fala para Habacuque, isso deve ser aguardado veja a parte “a” desse versículo: Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará;
· Em outras palavras Deus está dizendo, vai acontecer!
· A segunda parte desse versículo é difícil de compreender principalmente porque um momento diz que poderá demorar e depois de que não tardará. Acompanhe comigo a parte B desse versículo.
· Se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará.
· Habacuque precisou entender que não é de acordo com o seu tempo, se achamos que os propósito de Deus está demorando, devemos esperar no Senhor com a certeza do que o Senhor prometeu será cumprido.
· Foi o que ele fez, esperou.
· A palavra chave desse texto é PACIÊNCIA! Eu e você precisamos ter paciência e confiar em Deus.
· Isaltino Gomes Coelho Filho diz que “o tempo determinado”, além de indicar a garantia de sua concretização, é também escatológico, o sentido de um evento histórico marcante na redenção do povo de Deus. Estando registrada por escrito, a profecia tem seu cumprimento assegurado.
· Ela está documentada.
· O autor de Hebreus menciona essa parte do texto de Habacuque para motivar os cristãos que estão passando por uma grande perseguição.
· Hebreus 10.36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem (Jesus) virá e não tardará;
· Precisamos entender que a nossa esperança, não está mais na visão, mas em Cristo Jesus que virá.
· Meus irmãos, em tempos difíceis, Deus quer que sua mensagem seja anunciada para um propósito, Cristo virá e não tardará, e cabe a nós esperamos o tempo determinado por Ele e o propósito de Deus culminará no julgamento do ímpio e a salvação do justo.
· O que fazer agora? Como esperar nesse um momento difícil.
· Deus dá a forma de como o seu povo deverá viver durante esse processo. Versículo 4.
4 Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé .
· Existem apenas duas categorias de pessoas, não existe uma terceira opção.
· O texto nos fala que existe uma pessoa que teme a Deus e outra não, um crente e um ímpio, um justo e um soberbo, aqueles que adora a Deus e os não adoram a Deus.
· Isso quer dizer, ou você é fiel a Deus ou não é.
· Martyn Lloyd-Jones diz que há somente duas atitudes para a vida neste mundo: a da fé e a da incredulidade. Do fiel e do ímpio.
· Então, em que caracteriza esses dois tipos de pessoas?
· O ímpios são comparados aos, soberbos caldeus, arrogantes, gananciosos.
· Eis o Soberbo: Em 1 Pedro 5.5 diz que Deus resiste aos soberbos.
· Deus registe, ou seja, declara guerra porque essas pessoas que satisfazem seu orgulho no mundo.
· Eles se consideram autossuficientes. O soberbo se acha merecedor de tudo. Então onde há orgulho não há espaço para a graça que é um favor imerecido.
· Não são apenas os caldeus que o texto está se referindo, mas a todos aqueles que querem viver longe dos caminhos do senhor.
· Assim era os caldeus, que confiavam em suas próprias forças.
· Assim são os ímpio! Esses serão julgados e condenados.
· Meus irmãos, foi a soberba que subiu para a cabeça dos caldeus, o fato deles serem bem sucedidos por suas ações, pelas suas diversas conquistas, fez com que esse povo os tornaram arrogantes, presunçosos e prepotentes.
· Irmãos, não pense que o fato de estar na igreja não corremos esse risco.
· Jamais permita, que o sucesso pastoral encha o seu coração de orgulho, porque essa é a característica do ímpio.
· Veja agora as características do Justo: mas o justo viverá pela sua fé.
· Esse texto é tão importante que é citado 3 vezes no Novo Testamento, duas vezes por Paulo e uma vez pelo autor de Hebreus.
· É desse texto de Habacuque que o justo viverá por sua fé e em outras traduções por sua fidelidade. É desse texto que vem o ensino da justificação pela fé, um dos pilares da fé cristã.
· Segundo Walter Kaiser Júnior essas palavras sacudiram o mundo inteiro. A justificação pela fé em Cristo.
· Mas irmãos, precisamos entender o aspecto do justo nessa frase.
· Justo é um termo usado nos tribunais, o que Habacuque está dizendo aqui é um termo judicial, conforme James Boice coloca em seu livro o Evangelho da Graça, que descreve a ação de um juiz em absolver uma pessoa acusada.
· Não é o que eu faço, mas o que Cristo fez, ele está falando dos que são salvos, dos eleitos.
· E a outra questão que esses justificados viverão pela fé.
· E isso não é apenas uma questão de dizer que tem fé em Deus como muitos verbalizam e não demonstram frutos dessa fé.
· O justificado é aquele em qual o padrão de vida está de conformidade com aquilo que ele crê em relação a Palavra de Deus.
· Não é essa fé que muitas igrejas ensinam a teologia da prosperidade que preciso ter fé para alcançar bens materiais.
· Fé são as nossas atitudes, esse o sentido de viver pela fé, é ser fiel a Deus independentemente da situação entendendo que fidelidade a Deus é uma questão inegociável.
·
Aplicação
· Com isso podemos tirar algumas aplicações a partir das atitudes do profeta Habacuque.
· Em primeiro lugar, não abra mão desse meio de graça que é a oração, com essa intensidade que o profeta buscou a Deus.
· Em segundo lugar Não tenha vergonha de rasgar seu coração perante o senhor, veja que ele em nenhum momento repreendeu Habacuque por suas sinceras queixas.
· Em terceiro lugar: Se apegue a Palavra de Deus e fale aquilo que Deus quer para sua igreja.
· Não são poucas as igrejas que estão Definhando por ausência da Palavra de Deus.
· Confiem pacientemente no Senhor crendo que suas promessas se cumprirá, mas pra isso precisamos ser fieis em toda e qualquer situação.
Conclusão
· Irmãos ainda sobre o filme mencionado na introdução desse sermão, e que foi baseado em uma história real, queria destacar duas frases que retratam o sentimento de Habacuque para com sua fidelidade e assim como o profeta devemos ter de igual modo esse sentimento.
· Quando ele se encontra em prisão, esperando julgamento, recebe a visita de sua noiva, talvez a pessoa que ele mais queria ver naquele momento.
· Ela suplica para ele pegar a arma e deixar todo mundo feliz, não tem que usar a arma é só agradá-los.
· E a reposta de Desmond Doss foi: Não vou conseguir viver comigo mesmo, se não permanecer fiel ao que eu acredito.
Que Deus nos abençoe!