CRER OU OPINAR?
Sermon • Submitted
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Paralamas do sucesso,
A esperança não vem do mar
Nem das antenas da TV
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em quê
Fernanda Lara
Mas eu sei em quem tenho crido
E estou bem certo que é poderoso
Pra guardar o meu tesouro
Até o fim chegar
esplanar
A fé definição Hb 11:1- “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”
Coisas que se esperam… fatos que se não veem. No pesente, somente a fé, quando recebe as promessas de Deus, pode ver o futuro. Porque a fé é o meio pelo qual o crente se apropia de Cristo e das bençãos escatológicas que ele traz, a certeza do galardão futuro é tomada concreta no aqui e agora quando uma pessoa crê. A fé torna real no presente, a vindicação que já desfrutamos em Cristo, mas que o mundo não verá até o julgamento.
Mas falar hoje de fé é estar sujeito a ser ridicularizado. O que dizem muitos: “Sigo a minha opinião”, “consciência” etc.
Quando dizem que tem fé é uma fé superficial. - Mt. 15:8 “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.”
Mt.6:33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
1 - EXEMPLOS FUNESTOS DE OPINAR EM VEZ DE CRER.
Eva - Gn. 3:6,
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
Gn.3:7 “Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.”
2. Caim - Sua oferta contra o plano de Deus.
3. Babel - contra o plano divino. - Gn 11:4 “Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.”
4. Mulher de Ló - Gn. 19:16 “Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade.” Gn. 19:17 “Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.” Gn. 19:26 “E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.”
5. Saul. - 1Rs. 13:7 “Disse o rei ao homem de Deus: Vem comigo a casa e fortalece-te; e eu te recompensarei.” 1Rs. 13:8 “Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar.” 1Rs. 13:9 “Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão, nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde foste.” 1Rs. 13:18 “Tornou-lhe ele: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. (Porém mentiu-lhe.)” 1Rs. 13:24 “Foi-se, pois, e um leão o encontrou no caminho e o matou; o seu cadáver estava atirado no caminho, e o jumento e o leão, parados junto ao cadáver.” 1Rs. 13:26 “Ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à palavra do Senhor; por isso, o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe tinha dito.”
6. Naamã - opinião orgulhosa - 2Rs. 5:10 “Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo.” 2Rs. 5:11 “Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.” 2Rs. 5:12 “Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.”
7. Zacarias. - Lc. 1:12-20 “Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor. Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado. Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; po…”
8. Tomé - incredulidade. - Jo.20:24 “Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.” Jo. 20:25 “Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.”
2. - EXEMPLOS SUBLIMES DE FÉ.
Noé, - Hb.11:7 “Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.”
Abraão - Hb. 11:8 “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.” Hb. 11:10 “porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.”
Moisés. - Hb. 11:24 “Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,” Hb. 11:25 “preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado;” Hb. 11:27 “Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.”
Os mártires. Hb. 11:32-37 “E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados”
3. QUAL A NOSSA ATITUDE?
Que dizemos sobre as verdades bíblicas?
Que pensamos sobre a solenidade dos tempos?
Que pensamos sobre a lei de Deus?
Cremos de lábios ou de coração?
Creiamos e obedeçamos a Deus, e não temamos o opróbio. Então seremos abençoados, Is.51:7 “Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis por causa das suas injúrias.” Is. 51:8 “Porque a traça os roerá como a um vestido, e o bicho os comerá como à lã; mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação, para todas as gerações.” Ap.1:3 “Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.”
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
A fé é uma necessidade absoluta, ou parapercebermos as coisa pelas quais devemos esperar, ou para entendermos que Deus é o Criador de todas as coisas, ou ainda para oferecermos adoração aceitavel.
“Sem fé é impossível agradar a Deus” Pois, como pode alguém que é invisivel, cujas principais recompensas aguardam além da vida presente, a não ser que creia tanto que Deus existe como que, sempre que um homem assim resolve devotar-se a Deus de todo coração, o Senhor nunca deixa de tornar-se seu galardoador, ou seja, aquele que recompensa à oração. Tg.4:8 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros.