A Prova da Fé [Tg 1.2-8]
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Captação
Captação
Um homem sofreu um naufrágio e sobreviveu ao boiar nos destroços em direção a uma ilha deserta. Ele era um homem muito grato a Deus e ao invés de reclamar agradeceu por sobreviver. Na ilha passando alguns dias percebeu que estava sozinho e precisaria caçar e construir um abrigo, ainda assim agradeceu a Deus a oportunidade e buscava um meio de conseguir algum socorro. Diversas vezes perdeu a caça, se machucou e com muita dificuldade cortou a madeira e construiu seu abrigo, sempre com um coração grato.
Em certa tarde seu abrigo pegou fogo, então o homem não aguentou e ficou indignado com Deus, afinal em todas as dificuldades havia se alegrado e agradecido, ainda assim Deus não havia cuidado dele e permitiu algo tão cruel, em sua fúria segue para a praia revoltado, quando percebe a proximidade de um barco e um grande navio mais distante parado.
Ao ser resgatado pergunta como fora encontrado e surpreende-se quando ouve como resposta que viram o seu sinal com fogo para ser localizado.
Alegria na Provação (1.2)
Alegria na Provação (1.2)
O modo verbal mais utilizado por Tiago nesse trecho é o imperativo expressando um pedido, mas um pedido vindo de um líder da igreja às suas ovelhas, naturalmente um pedido difícil com peso quase de uma ordem.
Começa solicitando que os cristãos considerem motivo de grande alegria o passar por provação, essa palavra traz a ideia de desgraça ou aflição. Então não importa o que eles estejam enfrentando é motivo de alegria, afinal a prova da fé produz perseverança.
Essa segunda palavra prova é diferente da primeira e parece indicar um teste mais genérico. Assim ele primeiro especifica os tipos de prova que podemos enfrentar e depois afirma que isso é um teste de fé que produz em nós perseverança.
A perseverança aqui é uma paciência leal, ou seja, produz um sentimento de esperarmos em Deus por nossa fidelidade e confiança nEle e não simplesmente porque não temos outra alternativa.
Ilustração
Ilustração
Homem no momento do naufrágio
Perseverança tendo ação completa produz Maturidade (1.3-4)
Perseverança tendo ação completa produz Maturidade (1.3-4)
Tiago afirma que essa perseverança deve ter ação completa e aqui mais um imperativo, nem toda perseverança tem ação completa, mas a nossa deve ter de modo que a consequência é a maturidade.
Assim ele explica a razão da grande alegria que devemos ter ao passar por provações, afinal ela gera perseverança e a perseverança com ação completa gera a maturidade e faz com que deixemos de ser crianças e caminhemos para a vida cristã adulta e completa.
Ilustração
Ilustração
Homem durante o período na ilha
Sabedoria de Deus é o meio para com alegria, atravessar as dificuldades. (1.5-8)
Sabedoria de Deus é o meio para com alegria, atravessar as dificuldades. (1.5-8)
Não há dúvidas de que essa não é uma tarefa fácil para realizarmos, é difícil nos alegrarmos quando passamos por tragédias e os destinatários de Tiago sabiam muito bem disso.
Mas Tiago nos versos 5 a 8 dá uma ferramenta especial para poder obedecer às suas orientações essa ferramenta é a sabedoria de Deus.
Essa sabedoria ele nos deixa disponível livremente para atravessarmos qualquer período de grande tribulação basta pedirmos com fé e sem duvidar, pois, aquele que duvida já não confia e vai de um lado ao outro guiado pelo vento e é instável.
Quando Deus nos desafia e não ficarmos de um lado a outro no meio da provação, mas confiarmos tão somente nEle e Ele sem dúvidas dará a sabedoria necessária para atravessar por esse período com alegria completa.
Ilustração
Ilustração
Homem ao ser resgatado teve a sabedoria que nem lhe pertencia
Princípios Eternos
Princípios Eternos
Deus é bom e soberano independente do que acontece
Minha alegria não depende das circunstâncias
A fonte da minha alegria está em Deus que me salvou e não no ambiente
Perseverança pode gerar maturidade
É uma ordem que eu me alegre, persevere e amadureça
O caminho do cristão está na fé diante dos problemas e maturidade espiritual
Preciso pedir por sabedoria para lidar com as provações
Deus dá essa sabedoria livremente
Para receber preciso confiar plenamente e não ser levado de um lado aos outros
Com a sabedoria de Deus atravesso a provação com alegria
Com a sabedoria de Deus atravesso a provação com alegria
Desafios
Desafios
Ser grato a Deus pelas provações e desenvolver maturidade a partir delas
Orar para que Deus dê sabedoria para enfrentá-las
Perguntas para os PGM’s
Perguntas para os PGM’s
A Alegria em meio a prova é uma alternativa na vida do cristão?
Não, é uma ordem
É fácil ter alegria em momentos difíceis?
Não é fácil, por esse motivo Tiago usa tantas ilustrações e da tantos conselhos
Quais são os motivos que Tiago da para desenvolver essa alegria?
Gera perseverança
Gera maturidade espiritual
Quais são as ferramentas de Tiago para cumprir essa ordem?
Sabedoria sobrenatural
De que modo você tem desenvolvido isso no seu dia a dia? Se não tem feito como pode começar a produzir?
Pedindo a sabedoria sobrenatural e dependendo de Deus em meio aos desafios da vida cristã.