PODEROSO PARA SALVAR
Sermon • Submitted
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
Igreja Batista Logos 15/05/2022
Igreja Batista Logos 15/05/2022
Texto base: Lc 23:39-43 “Um dos criminosos que estavam crucificados ali insultava Jesus, dizendo: — Você não é o Messias? Então salve a você mesmo e a nós também! Porém o outro o repreendeu, dizendo: — Você não teme a Deus? Você está debaixo da mesma condenação que ele recebeu.A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que nós merecemos por causa das coisas que fizemos; mas ele não fez nada de mau. Então disse: — Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei! Jesus respondeu: — Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso.”
A) INTRODUÇÃO
Existem poucas palavras no novo testamento que soam de forma tão familiar aos ouvidos humanos como falar do “ladrão arrependido”. Esse texto tem confortado muitas mentes perturbadas, tem trazido paz a muitas consciências ansiosas, têm sido um bálsamo medicinal para muitos corações feridos, tem sido remédio para muitas almas doentes. Onde o evangelho é pregado, estes versos são amados, honrados e mantidos na mémoria.
Essa noite gostaria de meditar nesses versos e que o Espírito Santo nos ilumine.
B) DESENVOLVIMENTO
O PODER E A BOA VONTADE DE CRISTO PARA SALVAR PECADORES.
Antes de tudo, estes versos pretendem nos ensinar sobre o poder e a boa vontade de Cristo para salvar pecadores. Is 63:1 ““Quem é este que vem da cidade de Bosra, a capital de Edom? Quem é este, vestido de roupas vermelhas, luxuosas, que vem marchando forte e poderoso?” “Sou eu — diz o Senhor — que anuncio a vitória, que sou poderoso para salvar.”
PERGUNTO, Existe um caso mais desesperador e sem soluçãodo que o caso daquele ladrão arrependido? A sua conduta de vida o havia levado até aquele fim, ele estava sofrendo a sua justa punição. Viveu de forma ímpia e parecia estar determinado a morrer na impiedade. Mt 27:44 “E até os ladrões que foram crucificados com Jesus também o insultavam.” Ele era um home que estava morrendo, não tinha mais forças e não iria sair vivo dessa situação.
Se algum dia houve uma alma que esteve a beira do infern, era a alma desse ladrão. Se tinha alguém totalmente perdido, sem esperança, eraa esse ladrão. Se houve alguém que satanás tinha certeza de possuir, era aquele homem.
MAIS VEJA O QUE ACONTECEU DEPOIS- Esse homem começa falar de maneira diferente, para de insultar o Senhor e blasfemar. Ele volta-se para Cristo em oração e pede que Jesus lembrasse dele quando entrasse em seu reino. PERCEBE QUE TIPO DE RESPOSTA ELE OBTEVE: O Senhor lhe respondeu de forma bondosa, garantiu-lhe que estaria com Ele no paraíso naquele mesmo dia, perdoou-o completamente e purificou-lhe de todos os pecados, recebeu-o de forma graciosa, justificou-o gratuitamente, e o livrou da morte eterna. NINGUÉM NA BÍBLIA RECEBEU UMA CERTEZA TÃO GLORIOSA COMO AQUELE HOMEM. “HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO”.
NO DIA EM QUE CRISTO PARECIA ESTAR MAIS FRACO, MOSTROU QUE ERA UM LIBERTADOR PODEROSO. Na hora em que seu corpo estava fustigado pela dor, Ele demonstrou que podia ter afeição pelos outros. No momento em que Ele mesmo estava morrendo, ainda sim conferiu vida eterna a um pecador. Hb 7:25 “E por isso ele pode, hoje e sempre, salvar as pessoas que vão a Deus por meio dele, porque Jesus vive para sempre a fim de pedir a Deus em favor delas.”
Podemos pensar a luz desse texto que Cristo receberá qualquer pecador que vier a Ele com a oração da fé, sem o rejeitar.
Podemos ver que pela graça sois salvos, mediante a fé, não por obras. Esse ladrão nunca fora batizado, nunca pertencera a uma igreja visível, nunca havia recebido a ceia do Senhor, nunca havia feio qualquer obra para cristo. Mas, tinha fé e, por esta razão foi salvo.
Podemos dizer que a fé mais imatura pode salvar a alma do homem, desde que seja uma fé verdadeira.
2. SE ALGUNS SÃO SALVOS NA HORA DA MORTE, OUTROS NÃO SÃO.
A segunda lição que podemos aprender desta passagem é está, uma verdade que jamais deve ser ignorada. Essa verdade é retratada pelo triste fim do outro malfeitor, e muitas vezes esquecemos que havia dois ladrões.
Não temos qualquer direito de dizer que este ladrão era pior do que o seu companheiro, não há provas disso. Ambos eram homens completamente ímpios, ambos estavam recebendo dura recompensa de seus atos, ambos foram pendurados ao lado de nosso Salvador Jesus Cristo, ambos ouviram-no interceder pelos seus assassinos. Porém enquanto um se arrepende o outro permanece endurecido, um começou a orar o outro continuou com seus insultos, um se converteu o outro morreu ímpio. Textos assim são para nossa advertência.
Versos como esse me diz que apesar de algumas pessoas se converterem em seus leitos de morte, não podemos concluir que o mesmo se dará com todas as pessoas. A hora da morte nem sempre é um momento de salvação.
Pessoas podem ter as mesmas oportunidades de alcançar o bem para suas almas, podem ser colocados na mesma situação, e contudo apenas um deles tirará proveito dessas coisas, arrependendo-se, crendo e sendo salvo.
Vejo que muitos admitem que precisam arrepender-se, mas que tem procrastinado o próprio arrependimento. Imaginam ser salvo no momento exato que antecede sua morte, e correm o risco de estarem tremendamente enganados.
3. O ESPÍRITO SANTO GUIA AS ALMAS SALVAS DE MODO PECULIAR.
Vamos considerar as provas abundantes que esse homem deu sobre a obra do Espírito em seu coração. O Espírito Santo trabalha de maneira peculiar, seja convertendo o homem em um dado momento, como também também por estágios mais demorados. Não existe um caminho mais fácil ou complicado, existe a ação do Espírito na converção do crente. 1Cor 12:3 “Por isso precisam compreender que ninguém que diz “Que Jesus seja maldito!” pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. E que ninguém pode dizer “Jesus é Senhor”, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo.”
VEJA QUAL FIRME ERA A FÉ TESTEMUNHADA POR ESTE HOMEM - Ele chamou Jesus de Senhor. Ele declarou sua fé e no fato que Jesus possuía um reino. Ele acreditava que Jesus era capaz de lhe dar a vida eterna e firmado nessas promessas orou. Ele defendeu Jesus diante das acusações e fez isso de maneira aberta, muitos podem até terem pensado, mais ninguém disse abertamente.
VEJA O SENSO DE PECADO QUE ESSE LADRÃO POSSUÍA - Ele reconheceu sua própria impiedade, bem como a justiça de sua punição. Ele não tentou justificar ou dar desculpas para sua maldade. Falou como homem submisso e humilhado. Esse é o sentimento de todo filho de Deus. Sabemos que somos pecadores e merecedores da morte eterna.
ELE DEMONSTROU AMOR FRATERNAL POR SEU COMPANHEIRO - Ele tentou fazer com que seu companheiro parasse de insultar e blasfemar, não há maior evidência da graça do que está. A graça faz com que o homem vença o egoísmo e faz com que se preocupe com os outros.
4. QUANDO OS CRENTES EM CRISTO MORREM, ELES ESTÃO COM SENHOR.
Isso responde questões difícieis , que de outra forma, poderiam confundir a mente humana. Eu não quero aqui descrever sobre o paraíso. Porém, não preciso de uma visão mais clara do paraíso do que está: A DE QUE CRISTO ESTÁ LÁ.
5. O DESTINO ETERNO DE TODO HOMEM ESTÁ BEM PRÓXIMO.
Jesus disse HOJE. Ele não mencionou um período distante, Ele falou hoje. Como isso parece próximo, não há tempo a perder.
C) CONCLUSÃO
Vemos nesse homem as caracteristicas da obra do Espírito, apesar do pouco tempo que tinha, deixou evidências abundantesde que ele era um filho de Deus.
A santidade é uma característica do verdadeiro cristão, uma marca.