Nossa história
Gênesis • Sermon • Submitted
0 ratings
· 4 viewsO quanto nossa história tem afetado o nosso presente.
Notes
Transcript
Nossa história
Nossa história
TEMOS UMA HISTÓRIA
Curiosidades (* mostrar o mapa trajeto feito por Abrão):
Em sua peregrinação, Abraão sai de Ur e vai para Harã e de lá para Canaã; nessa época muitos clãs migravam para a região conhecida como Crescente Fértil.
Ur foi uma importante cidade-estado na antiga Suméria, localizada na província do Iraque.
Harã foi uma cidade assíria da Alta Mesopotâmia, que é atualmente um sítio arqueológico no sudeste da Turquia.
Vimos na semana passada, Gênesis 11:10-32 As gerações de Sem
Moisés, o autor do livro de Gênesis, dirigido pelo Espírito Santo, procura mostrar que desde Adão, Noé, Sem, Tera e Abraão, houveram muitas histórias de famílias, com coisas boas e ruins
Qual é sua história?
Qual é sua história?
Quem são seus pais, onde você nasceu, com quem brincou, onde morou e estudou quando criança?
“Falam os psicólogos que a pessoa tem tendência genética à preguiça, sono, gula, otimismo, pessimismo ... Pois é diante daquilo que vivenciamos no ambiente, ao que somos expostos, a forma como somos educados e a tudo que temos de experiência, que irão se manifestando mais ou menos as características predispostas.” (Revista Univates)
O que a sua história produziu em você?
O que a sua história produziu em você?
Tem gente que não valoriza abraço, elogios, datas comemorativas, aniversários, natal, passeios, festas, visitas, dia dos pais, dia das mães, ... – Por ter vindo de um contexto onde essas coisas não eram valorizadas ou algo aconteceu em um desses momentos que te levou a deletar este tipo de coisa.
Lembro de um fato ocorrido com um aluno:
Certo dia, um professor ateu, desafiou seus alunos com a seguinte pergunta: Deus fez tudo o que existe? Um estudante respondeu corajosamente: Sim, fez!
Deus fez tudo, mesmo? – Insistiu o professor. - Sim, professor, respondeu o jovem. O professor replicou: Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe. E, considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, e somos a imagem e semelhança de Deus, então Deus é o mal.
O estudante calou-se diante de tal afirmativa e o professor ficou feliz por haver provado uma vez mais que a fé era um mito.
Outro estudante levantou sua mão e disse: Posso lhe fazer uma pergunta, professor? - Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou: Professor, o frio existe?
- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu: Na verdade, professor, o frio não existe. Eu não sou especialista no assunto, mas, segundo as leis da Física, o que consideramos frio é, na realidade, ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. E a escuridão, existe? – Continuou o estudante. O professor respondeu: Mas, é claro que sim.
- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é, na verdade, a ausência da luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente. Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor: Diga, professor, o mal existe?
Ele respondeu: Claro que existe. Como eu disse, no início da aula, vemos roubos, crimes e violência, diariamente, em todas as partes do mundo. Essas coisas são o mal. Então o estudante disse: O mal não existe, professor, ou, pelo menos, não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência do bem. O mal, como acontece com o frio e o calor, é um termo que o homem criou para descrever essa ausência do bem. Assim sendo, Deus não criou o mal. Deus criou o amor, a fé, que existem como existe a luz e o calor. Já o mal é resultado da falta de Deus nos corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz. Diante da lógica da argumentação do aluno, o professor se calou, pensativo.
Há! O nome do aluno? Albert Einstein.
Na história de muitas famílias, Deus não esteve presente. Como ele realmente é. Deus santo, bom, justo, amável e verdadeiro. Jesus não foi o centro da vida de muitos lares que estão hoje aqui. Isto produziu traumas, personalidades corrompidas e doentes.
Quero contar um segredo MARAVILHOSO; sua história não é muito diferente da história de Abrão.
Muitos na história de Abrão foram Homens e mulheres distantes de Deus e isto os levou a fazerem coisas más.
A cidade de Ur e Harã eram cidades totalmente idolatras. Estavam TODOS distantes de Deus e fazendo aquilo que não agravada a Deus.
Algo talvez, bem semelhante à sua família.
MAS ALGO ACONTEU!!!!
1Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;2de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã
O mesmo DISSE de Gên 1:3 – haja luz ... ,6,9,11, ... da criação do mundo.
A mesma palavra hebraica (VAYOMER ELOHYM)/YAVEH ) usada na criação, foi usada para relatar que Deus disse, para Abrão.
Ora
,
disse
o
Senhor
A
Abrão
:
1 וַ
2 יֹּ֤אמֶר
→
3 יְהוָה֙
4 אֶל
5 אַבְרָ֔ם
- Deus aparece para Abrão, FALA com ele e isso MUDA TUDO PARA ELE.
Começa uma NOVA HISTÓRIA PARA ABRÃO.
Momento curiosidade: É uma pratica normal entre os judeus, mudarem o nome diante de uma nova fase. Exemplo: Jacó / Israel, Abrão/Abraão, Sarai/Sara, Mateus/Levi, Simão/Pedro. MAIS CURIOSIDADE: Não ocorreu mudança de nome em Paulo, pois Saulo está em hebraico e Paulo em grego. Assim como Tiago(português) e James(inglês).
- Abrão, vê e ouve aquilo que ninguém estava vendo por causa do chamado de Deus.
Jer 29.11-14 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.”
Jer 29.11-14a 11Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.12Então, me invocareis,passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.13Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.14Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte;[2]
- O povo que andava em trevas viu a LUZ (JESUS)...
Isaías 9:2 O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
Mateus 4:16 O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou.
Gênesis 1:4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
Deus fez separação entre TREVAS e LUZ
- Descida o que enxergar A LUZ. Seu chamado.
- Começou uma NOVA HISTÓRIA e UM NOVO COMEÇO.
- Deixe o passado ser passado e não presente.
- Se alimente do NOVO DE DEUS
- Tempo de vida reduzido e logo serei o próximo na lista da genealogia de Sem. Algo assustador para Abrão. MAS DERREPENTE DEUS APARECE E FALA.
Assim como HOJE e AGORA!
- Precisamos de uma NOVA MENTE e NOVOS OLHOS, para VER e OUVIR coisas novas.
NÃO DURMA com o seu INIMIGO (Passado que te deformou), DECIDA SER ALGUÉM TOTALMENTE CURADO.