O VALE DA MISSÃO. Lucas 9.37-43

Lucas   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 130 views

Nossa missão é sermos instrumentos da compaixão de Deus a todos os que estão aprisionados por Satanás.

Notes
Transcript
Grande ideia: Nossa missão é sermos instrumentos da compaixão de Deus a todos os que estão aprisionados por Satanás.
Estrutura: Descendo do monte, uma demanda aguardava a Jesus (vv. 37-40), Jesus manifesta mais uma vez a sua autoridade (vv. 41-43).
Marcos 9.17–18 (NAA)
17 E um, do meio da multidão, respondeu: — Mestre, eu trouxe até o senhor o meu filho, que está possuído de um espírito mudo; 18 e este, sempre que se apossa dele, lança-o por terra, e ele espuma, range os dentes e vai definhando. Pedi aos seus discípulos que o expulsassem, mas eles não puderam.
Marcos 9.21–22 (NAA)
21 Jesus perguntou ao pai do menino: — Há quanto tempo isso está acontecendo com ele? O pai respondeu: — Desde a infância; 22 e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar. Mas, se o senhor pode fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e ajude-nos.
Marcos 9.23–24 (NAA)
23 Ao que Jesus respondeu: — “Se o senhor pode”? Tudo é possível ao que crê. 24 E imediatamente o pai do menino exclamou: — Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé!
Mateus 17.19–21 (NAA)
19 Então os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: — Por que motivo nós não pudemos expulsá-lo? 20 Jesus respondeu: — Por causa da pequenez da fé que vocês têm. Pois em verdade lhes digo que, se tiverem fé como um grão de mostarda, dirão a este monte: “Mude-se daqui para lá”, e ele se mudará. Nada lhes será impossível. 21 [Mas esse tipo de demônio só pode ser expulso por meio de oração e jejum.]
1. Do monte da transfiguração ao vale da missão. (vv. 37-40)
(a) Lucas segue a cronologia: “no dia seguinte”.
(b) Frase importante: “ao encontro de Jesus”.
(c) Lucas é o único que menciona o fato de que se tratava de um “filho único”. Uma relação com a porção anterior: Deus declarou ao mundo o seu “filho, o seu eleito” e agora um pai lamenta pela situação de seu “único filho”.
(d) Esse “espírito imundo” tornava o menino surdo e mudo. Ele ficava agitado, até à convulsão. Seu estado era lastimável.
Lucas, Volumes 1 e 2 B. Dupla Tragédia

Os sintomas mencionados por Lucas – especialmente os ataques, as convulsões e a espuma pela boca – são característicos da epilepsia. É verdade que em Mateus 17.15 o original usa uma palavra que, traduzida literalmente, faria desse endemoninhado um “lunático”, tradução essa que atualmente tem sido adotada por A.V. e Phillips. Mas a tradução favorecida pela maioria dos tradutores é “epiléptico”. “Lunático” é uma pessoa insana, e nada há no presente contexto que indique insanidade.

(e) Há um lamento aqui por parte desse pai: “Roguei aos teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam”.
Lucas 9.1 (NAA)
1 Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças.
2. Da incredulidade ao maravilhamento da autoridade de Jesus. (vv. 41-43)
(a) Não foi a primeira vez que Jesus se utilizou dessa expressão: “geração perversa”.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 1294 διαστρεφω diastrepho

διαστρεφω diastrepho

de 1223 e 4762; TDNT - 7:717,1093; v

1) torcer, desencaminhar, desviar

1a) opor-se, conspirar contra os propósitos e planos salvadores de Deus

2) desviar do caminho certo, perverter, corromper

Mateus 12.39 (NAA)
39 Mas ele respondeu: — Uma geração perversa e adúltera pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas.
Mateus 12.45 (NAA)
45 Então vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali. E o último estado daquela pessoa se torna pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.
Lucas 11.29 (NAA)
29 Visto que aumentavam as multidões em volta dele, Jesus começou a dizer: — Esta é uma geração perversa! Pede sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas.
(b) A fala de Jesus foi em um tom de “exclamação” para a sua audiência (o que incluiu o pai do menino).
Lucas, Volumes 1 e 2 C. Luz em Meio às Trevas

Em maior ou menor grau, todos eram incrédulos, falhos no exercício de uma fé verdadeira, ardente, duradoura, fé essa eficazmente operosa. Ao acrescentar Jesus: “Até quando estarei com vocês? Até quando os suportarei?”, ele mostra que, em vista de sua própria confiança no Pai celestial, confiança sem mácula, e em vista de seu próprio amor que era infinito e terno, era-lhe doloroso “suportar” (sentido exato do original) os que eram carentes dessas qualidades ou que falhavam no exercício dessas virtudes em grau suficiente. Seu ministério tinha durado, até então, quase três anos. Ele estava desejoso de ver o fim.

(c) “Traga o seu filho aqui”.
Lucas, Volumes 1 e 2 C. Luz em Meio às Trevas

Ao dizer isso, Jesus não quis dizer: “Verei se posso curá-lo”, mas: “Eu o curarei”.

Se você tem orado por algum ente querido, e o diabo não é expulso, mas aquele por quem você tem implorado parece pior do que melhor, apesar de todas as suas orações e todos os seus esforços, ouça o próprio Mestre dizendo para você esta noite, como ele disse ao pai desta criança: "Traga teu filho aqui."
Spurgeon, Charles. Comentário Bíblico Charles Spurgeon (p. 2432). Edição do Kindle.
As muitas orações em favor de nossos filhos jamais serão rejeitadas. O tempo de Deus para a conversão pode não ser o nosso tempo. Ele pode achar conveniente provar a nossa fé ao nos fazer esperar por um longo tempo. Mas, enquanto nossos filhos estiverem vivos e orarmos em favor deles, não devemos perder as esperanças no que se refere à alma deles.
Ryle, J. C.. Meditações no Evangelho de Lucas (Meditações nos Evangelhos) (p. 223). Editora Fiel. Edição do Kindle.
(d) Os verbos que destaco da ação de Jesus: “repreendeu”, “curou” e “entregou” (mais do que o encargo de curar, vemos aqui a instrumentalidade da compaixão).
Marcos 9.26 (NAA)
26 E ele, gritando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: — Morreu.
Apocalipse 12.12 (NAA)
12 Por isso, alegrem-se, ó céus, e vocês que neles habitam. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vocês, cheio de fúria, sabendo que pouco tempo lhe resta.”
Lucas, Volumes 1 e 2 D. Livramento

Como anteriormente Jesus havia “repreendido” os demônios (4.35, 41), uma febre (4.39), os ventos e as ondas (8.24), assim também aqui, de um modo muito eficaz, fez prevalecer sua autoridade sobre esse espírito imundo.

(e) Só aqui aparece, essa expressão “majestade de Deus”.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 3168 μεγαλειοτης megaleiotes

μεγαλειοτης megaleiotes

de 3167; TDNT - 4:541,573; n f

1) dignidade, magnificência

1a) da majestade de Deus

1b) do esplendor visível da majestade divina como ocorrido na transfiguração de Cristo

Lucas 4.36 (NAA)
36 Todos ficaram admirados e comentavam entre si: — Que palavra é esta? Pois, com autoridade e poder, ele ordena aos espíritos imundos, e eles saem.
R. C. Sproul:
Os homens nunca são devidamente tocados e impressionados com a convicção de sua insignificância enquanto não percebem o contraste entre eles e a majestade de Deus.
3. Outras aplicações:
(a) Nossas experiências no “monte” não podem ser cristalizadas, pois temos de descer ao nosso “vale”. Há muito o que fazer aqui embaixo. Temos uma missão.
Eu Tenho Um Chamado Quatro Por Um
Eu não vou parar a estrada é muito longa vou continuar Mesmo em meio às lutas eu não estou só te sinto aqui Eu não vou parar a estrada é muito longa vou continuar Mesmo em meio às lutas eu não estou só te sinto aqui A vida é mesmo assim, tantas aflições eu tenho que enfrentar Mas o Senhor está sempre a me proteger te sinto aqui Quando o vento sopra contra mim Os problemas tentam me abater Eu me lembro, o grande Eu Sou me enviou Eu tenho um chamado jamais vou me calar Eu tenho um chamado o evangelho anunciar Eu fui escolhido no ventre da minha mãe Eu sei que Deus não abre mão de mim não Há muito pra fazer não há mais tempo pra olhar pra trás
(b) Temos de clamar por libertação de vidas escravizadas por Satanás, no nome de Jesus. Essa é a nossa missão.
Lucas 8.29 (NAA)
29 Porque Jesus havia ordenado ao espírito imundo que saísse do homem, pois muitas vezes se havia apoderado dele. E, embora procurassem conservá-lo preso com cadeias e correntes, despedaçava tudo e era impelido pelo demônio para o deserto.
Lucas 9.42 (NAA)
42 Quando o menino estava se aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou ao pai.
Lucas 11.24 (NAA)
24 — Quando o espírito imundo sai de uma pessoa, anda por lugares áridos, procurando repouso. E, não o achando, diz: “Voltarei para a minha casa, de onde saí.”
(c) Jesus é a “majestade de Deus” encarnada. Ele está entre nós. Não estamos sozinhos em nossa missão.
Marcos 9.7–8 (NAA)
7 A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela veio uma voz que dizia: — Este é o meu Filho amado; escutem o que ele diz! 8 E, de repente, olhando ao redor, não viram mais ninguém com eles, a não ser Jesus.
Vivemos num mundo onde crianças são desumanizadas, sem qualquer respeito por ninguém e mesmo sem perspectiva na vida. Temos ainda muitos filhos totalmente perdidos em seus próprios males.Um mundo onde adultos agem como crianças que só buscam suas satisfações pessoais, onde adolescentes adolescentes têm de agir como adultos antes da hora e sem orientação. Parece que o demônio nem precisa mais possuir alguém diretamente para destruí-lo. E onde estão os discípulos de Jesus nisso tudo? Será que têm conseguido socorrer sua geração? Apesar de tudo isso, e a despeito de seus discípulos ainda falharem muitas vezes, Jesus continua agindo e salvando poderosamente através desses mesmos discípulos. Assim aprendemos a depender dele e, ao mesmo tempo, sermos responsáveis pela missão que nos foi confiada.
Gouvêa de Oliveira, Flávio; Gouvêa de Oliveira, Flávio. O Evangelho em Carne e Osso: Uma exposição do evangelho de Lucas para pessoas de corpo e alma (p. 168). Flávio Gouvêa de Oliveira. Edição do Kindle.
Ilustr.:
Oi, estou lendo "Pregue Missões: Um manual para exposição do Novo Testamento" de Kevin Bradford e quis compartilhar esta citação com você.
"Às vezes, a fé é encontrada em pessoas em quem não se espera. Em 2005, Hassan deixou o Irã com o objetivo de converter europeus ao Islã. Ele cresceu em uma família islâmica rigorosa e manteve a lei sharia. Ele queria que o mundo inteiro se tornasse muçulmano. Em sua jornada, conheceu um homem que o convidou para uma reunião de cristãos iranianos. Mas cada vez que este homem convidava Hassan e sua esposa, eles recusavam. Hassan estava zangado até com a ideia de que havia muçulmanos que haviam se convertido ao cristianismo. Finalmente, no entanto, ele foi ver por si mesmo, e ficou surpreso ao encontrar uma igreja cheia de rostos sorridentes. Quando ele e sua esposa voltaram, eles podiam perceber que o amor das pessoas lá era genuíno. Ele começou a ler o Novo Testamento, e logo descobriu que ele gostava mais do que o Alcorão. E ele chegou a amar a pessoa de Jesus descrita na Bíblia. Um dia ele sentiu o Espírito Santo perguntando-lhe: “Se você está perdido no deserto e precisa encontrar o seu caminho, quem você pediria direções: alguém que está morto ou alguém que está vivo?” “Alguém que está vivo”, ele pensou consigo mesmo. Em seguida, o Espírito Santo impressionou-o: “Jesus está vivo!” Com isso, Hassan caiu em lágrimas e deu sua vida a Jesus. Quando ele disse à esposa que queria seguir Jesus, ela pensou que ele estava louco. Até zombou dele, dizendo: “Você não se lembra que queria converter cristãos? Agora eles converteram você!” Mas a transformação da vida de Hassan era inegável. Ele e sua esposa tinham um casamento miserável até aquele ponto. Houve muitas vezes quando Hassan a espancou. Mas depois que ele se tornou cristão, nunca mais bateu nela, mesmo quando ela tentou provocá-lo. Ele também começou a passar tempo com ela, e até mesmo ajudar na cozinha, o que nunca tinha feito antes. Por cinco anos, sua esposa tentou fazer Hassan mudar de ideia sobre Jesus. Finalmente, porém, ela também decidiu se tornar uma cristã. Agora os dois viajam por toda a região ensinando a Bíblia e pregando a Cristo. Hassan deixou o Irã para ganhar a Europa para o Islã. Agora ele e sua esposa ganham outros muçulmanos para Cristo. "
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.