Ana e suas aflições
Sermon • Submitted
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
1Sm 1.9-18
1Sm 1.9-18
Introdução
1. Deus chama ainda hoje homens, mulheres, crianças com objetivos de revelar-lhes a sua vontade. Isso é graça e misericórdia. É nesse relacionamento que conhecemos seu tremendo poder. Isso é misericórdia porque não são todos que nascem de Deus. Embora, a Bíblia afirme que Deus é bom, no entanto Deus é Santo e não se sujeita ao pecado.
2. Temos aqui uma família composta como a cultura da época, não como Deus ensina, e assim também é hoje. A Bílbia não foi escrita para revelar só coisas boas dos servos de Deus. Ela revela como o homem se tornou desobediente, mesmo conhecendo que Deus havia dito - o homem se unirá a sua mulher e os dois serão uma só carne.
3. Mas a graça e o poder do Senhor faz o que é impossível ao homem.
4. Perceba como o Senhor vai transformar um coração amargurado, afligido pela injusto costume na família, que era a poligamia.
5. O que aprendemos com Ana e sua oração? 1º) Aflição, 2º) Humilhação, 3º) Resposta.
I - Aflição.
5. Por que Deus tem que fazer que passemos por aflições? Não é difícil de reconhecer que a maldade das pessoas provocam tristezas. E o costume cultural da época não condenava a poligamia. E isso trouxe tristezas não só pessoais dentro do ambiente familiar, mas muitas das guerras do AT aconteciam por esse princípio. Os filhos de mães diferentes exigiam a participação na herança, que era dada ao primogênito. E o crescimento de famílias trazendo o ódio por causa da injusta herança, ao longo do tempo respondiam com a guerra.
6. Aqui, assim como em muitas outras famílias, vemos essa mulher sofrendo zombarias da sua adversária por não poder dar filhos ao seu marido.