O PERFIL DA MASCULINIDADE CRISTÃ.
Sermon • Submitted
0 ratings
· 189 viewsNotes
Transcript
Todo homem cristão é chamado, de alguma forma, a se envolver na obra de Deus. Gosto de pensar nisso como entrar nos “negócios da família”. Quando o mundo foi criado, Deus chamou Adão para entrar em seu trabalho, tornando o jardim original mais frutífero e espalhando seu fruto pelo mundo. Em nossos dias, a obra de Deus neste mundo é a obra de seu evangelho, a difusão de sua graça salvadora na vida dos pecadores perdidos.
Phillips, Richard D.. Homens de verdade: o chamado de Deus para masculinidade (p. 51). Edição do Kindle.
SCOTT, Stuart O Homem Bíblico: masculinidade, liderança e decisões. São Paulo: NUTRA, 2014
pp. 19-39:
O que cremos a respeito do nosso SEXO, de quem somos e do que deveríamos ser impacta grandemente nossa própria avaliação de gênero, assim como afeta a formação dos meninos, a educação dos rapazes, o sucesso do casamento, a eficiência da igreja no mundo, e até mesmo a estabilidade da sociedade.
De certa forma, homens e mulheres SÃO iguais, mas não foram criados para ser exatamente iguais. Gênesis 1.27
1. A PECAMINOSIDADE AFEITA O CONCEITO PESSOAL DE MASCULINIDADE.
A masculinidade foi apenas uma das áreas que foram corrompidas. Não é necessário olhar muito além da QUEDA para se perceber os efeitos da depravação no conceito de masculinidade. Gênesis 3.1-8; Jeremias 17.9.
2. A PERDA DE ABSOLUTOS AFETA O CONCEITO PESSOAL DE MASCULINIDADE.
Na história ocidental mais recente, o relativismo crescente e o individualismo resultante têm exercido forte impacto no conceito dos gêneros. E essa “sabedoria” jamais aproximará a pessoa dos padrões de Deus.
2.1 As ideias e os desejos do próprio homem são normalmente egoístas e servem apenas a ele mesmo.
2.2 Ao longo da história a cultura tem acompanhado a depravação humana.
2.3 Os modelos seguidos hoje normalmente são personalidades imorais e patéticas como atletas, atores e músicos.
2.4 Os sistemas educacionais superiores de hoje são, em sua maioria, baseados nos estudos de pessoas não salvas sobre pessoas não salvas.
J. I. Packer: “A verdade é que, uma vez que perdemos contato com Deus e com Sua Palavra, perdemos o sentido de comunidade (pois o pecado destrói o amor ao próximo) e de nossa própria identidade (pois, no nível mais profundo, não sabemos quem ou o que somos, ou por que motivo existimos).
2Timóteo 3.1-5; Provérbios 14.12.
3. A VERDADE DE DEUS NOS MOSTRA O CAMINHO.
Não existe uma compreensão clara a respeito da masculinidade, pois nossa sociedade abandonou a forte absolutamente confiável que existe: a Palavra de Deus. O homem precisa saber o que Deus diz acerca do homem e da masculinidade.
Salmo 119.105; João 17.17; 2Pedro 1.3.
4. CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE MASCULINIDADE
4.1 O homem foi criado à imagem de Deus. Gênesis 1.27.
Ele encontra sua identidade na pessoa de Deus. Ele é racional, criativo e relacional. Possui uma alma eterna que precisa encontrar significado e descanso apenas em Deus.
4.2 O homem foi criado para ser um adorador. João 4.23; Romanos 1.21-25.
Até que ele seus joelhos diante de Jesus Cristo, ele irá adorar ele mesmo, outra pessoa, o dinheiro, o sucesso e o que vem com ele, adorará deuses falsos ou uma série de outras coisas. Esse tipo de adoração não é nem própria do sexo masculino ou verdadeira.
4.3 Desde a Queda, o homem tem sido pecador por natureza. Romanos 3.12.
Em seu interior encontra-se uma inclinação para o mal que é inata e que estará com ele até que chegue ao céu. Sendo assim, é certamente bem masculino admitir quando estiver errado em seus pensamentos e em suas ações, em lugar de tentar esconder seus erros ou negá-los.
4.4 O homem precisa da graça salvadora de Deus. João 3.16; Tito 3.4-7.
Ao longo da história, o homem tem protegido e resgatado mulheres, crianças, sociedades e até ideologias. Esse tipo de coragem é algo próprio do homem. Entretanto, o homem também precisa perceber que ele necessita de um salvador e de um protetor. Admitir sua total incapacidade e sua necessidade de salvação é uma experiência duplamente humilhante para um homem corajoso.
4.5 O homem não foi criado para ser autossuficiente, pois ele tem necessidade de Deus e do próximo. João 15.5; Gálatas 5.14; Hebreus 4.16.
John MacArthur: “No casamento, o homem não pode ser fiel ao Senhor, a não ser que esteja disposto a depender da esposa e a amá-la, pois Deus a deu para ele”.
4.6 O homem foi criado para ser diferente da mulher. Gênesis 1.27.
Não há qualquer erro no desejo de Deus por uma diferença externa. A existência de Adão e Eva antes de serem cobertos no Jardim revela que Deus obviamente planejou que homem e mulher tivessem aparências diferentes. Deuteronômio 22.5; 1Coríntios 11.14,15.
Ambos os gêneros são iguais pessoal e espiritualmente. Há evidências cientificas e pesquisas que revelam a existência de diferenças psicológicas e pessoais entre homem e mulher. Tais diferenças incluem: estrutura e constituição óssea, musculatura, pele, órgãos e funções sexuais, constituição sanguínea, fluídos corporais, hormônios, estrutura celular cromossômica, função cognitiva, capacidades, aparências e relacionamentos.
John Benton: “Em particular, a diferença de gênero não é algo acidental. Não é produto do acaso. Não é algo sem propósito ou sem sentido. Não é algo que devemos lamentar ou lutar contra. Tal diferença deve ser aceita graciosamente como um dom precioso de um Deus amoroso”.
A. B. Bruce: “O que realmente conta não é o que está do lado de fora do homem, mas o que está dentro dele”. A masculinidade é, então, uma questão da mente ou do coração.
5. CARACTERÍSTICAS DE FUNÇÃO NAS QUAIS O HOMEM PRECISA BUSCAR A EXCELÊNCIA.
Um homem forte e piedoso será caracterizado por seguir as qualidades que são necessárias para cumprir os papéis que Deus designou a ele.
5.1 Liderança. Gênesis 2.15; 1.28-30; 2.20; Efésios 5.22-33.
Douglas Wilson: “Nossos filhos precisam aprender sobre humildade, e também precisam aprender a respeito de ousadia e de coragem. A única maneira de conseguir esse equilíbrio é compreendendo quem Deus é. Quando paramos de ensinar que Deus é nosso Pai, com os atributos de um Pai divino, perdemos a compreensão de uma masculinidade derivada. Por causa disso, nossos filhos se desviarão para um dos dois extremos. Ou adotarão a humildade sem a ousadia, o que para meninos é algo efeminado, ou a adotarão a ousadia sem a humildade, o que é destrutivo”.
5.2 Amor. 1Coríntios 13; Malaquias 2.14; Efésios 5.25; 1Pedro 3.7; João 13.15.
John Benton: “Existe a necessidade de arrependimento. Talvez os rapazes solteiros usem seu vigor para servir a si mesmos em lugar de servir ao próximo. Talvez os maridos usem seu vigor para dominar a esposa e os filhos. Precisamos aprender a nos voltar para Deus, para a Sua Palavra e aprender novamente a caminhar com Ele. Ser um servo sacrificial do próximo, como Jesus Cristo foi, não é sinal de fraqueza. Isso é ser um homem de verdade.”
5.3 Proteção. 1Tessalonicenses 3.3; Números 1.2,3; 1Coríntios 16.13; João 17.12; Atos 20.28.
5.4 Provedor. Salmo 34.10; Efésios 5.29; 1Timóteo 5.8; Ezequiel 34.1-4; João 21.15-17.
John Piper: “No coração de uma masculinidade madura, está um sentido de responsabilidade benevolente para liderar, prover e proteger as mulheres de formas que sejam apropriadas nos diferentes relacionamentos do homem”.
POR FIM:
John MacArthur: “Homem e mulher são complementos perfeitos- o homem é o cabeça, o provedor; a mulher é a auxiliadora, apoiadora e companheira”.
Masculinidade é a posse e a busca da perspectiva redimida e do caráter redimido aprimorados pelas qualidades compatíveis com os distintivos papéis masculinos de liderança, amor, proteção e provisão- tudo para a glória de Deus.