Pecado da ingratidão
Pregações • Sermon • Submitted
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
2Cr 24.17-25,14; 2Re 12.2;
2Cr 24.17-25,14; 2Re 12.2;
Introdução
Introdução
1. Joás havia sido salvo da morte da usurpadora do trono, a rainha Atália. Esta depois que Acazias havia sido morto, mandou matar todos os parentes de Acazias, inclusive os filhos de Acazias. Note, Acazias era filho de Atália os filhos dele, óbvio, eram netos dela (22.10-12).
2. Agora no cap 24.1 - Joás está com sete anos, e quem coloca esse garoto no trono é o sacerdote Joiada (23.1-21).
3. Uma criança com essa idade consegue governar uma nação? Joiada entroniza e reina pelo rei.
4. Agora em 2Re 12.2 - fez Joás o que era reto…todos os dias que o sacerdote Joiada o dirigia.
I - A tragédia do ser humano é o pecado.
5. Porque não temos medo do pecado, e porque não gostamos de falar muito sobre ele. Porque o pecado é um mal que está agarrado em nossas costas como um fardo. Não o podemos tirar por nós mesmos.
6. Mas pior que isso é ignorá-lo. Pior é tentar encobrir das pessoas, da família, dos irmãos. Mas não é possível esconder da nossa consciência.
7. O maior mal não são as moléstias, nem a morte, o maior mal é o pecado.
8.O pecado não é um erro, um escorregão, um equívoco. O pecado é o desejo de destruir Deus. O pecado foi a derrota de Adão e Eva, quando invejaram a posição de Deus, e quizeram tomar das mãos de Deus o poder sobre toda criação. Todo homem está acorrentado com as cadeias do pecado, que são impossíveis arrancá-las por suas forças.
9. O pecado é o maior mal do mundo. E o pecado da ingratidão só é cometido por um coração que não se conforma ao padrão de Cristo.
10. Samuel Bolton (1606-1647) fala sobre o pecado. Agora preste atenção como a igreja de hoje precisa reavaliar sua posição diante de um Deus Santo, que pune o pecador no seu pecado.
*Ele diz: “o pecado da alma é a doença que vai levar muitos crentes para o inferno. É o pecado da alma que nunca terá fim. É o pecado da alma que será punido para sempre. Outros pecados externos serão perdoados quando confessados e deixados. Para esses pecados, por mais dolorosos e prejudiciais e que trazem consequências inevitáveis, serão perdoados. Mas o pecado da alma não pode ser perdoado. Será punido pela eternidade”.
11. O pecado da alma é o pecado da dureza de coração, que impede a transformação de um crente que se limita a adorar com interesses. Ele vai obedecer até quando seus interesses pessoais forem aceitos e tolerados.
12. Veja como o Rei Joás se submeteu ao Sacerdote Joiada, e porque? Interesse no trono. Até a morte de Joiada ele parecia um homem de Deus. E aqueles principes que se uniram com Joiada não tinham o mesmo coração?
13. Após a morte de Joiada eles revelam o pecado da alma. Eles esperaram até se libertarem de Deus, isso porque a alma estava contaminada pelo desejo de praticar o pecado, conforme os ídolos que tinham como cultura a prostituição e a desonesidade. Joás não teve coragem de contrariar quem o elevou, a não ser quando apareceu uma oportunidade de conceber o desejo do seu coração maligno.
*Samuel Bolton diz: o pecado luta contra o maior bem. O pecado quer acabar com Deus. O pecado se empenha em vencer Deus, se pudesse. Mas o poder de Deus e seu amor é milhões de vezes maior que o pecado.
*Veja o pecador da cruz que destilou todo o veneno contra Nosso Senhor - blasfemava contra Jesus, não és tu o Cristo, salva a ti mesmo e a nós também.
*Há coisas boas na doença, nas aflições, mas no pecado não existe nada de bom, o pecado é excessivamente maligno. Deus não pode amar o homem se o pecado não for eliminado dele.
*O pecado é repulsivo tanto quanto um leproso que era lançado fora dos muros da cidade. É o pecado responsável pelas guerras, violência de toda espécie. É o pecado o responsável pela falta de pão, é o pecado que traz pestilências.
*É o pecado o fundador do inferno. O inferno sem o pecado não existiria. O inferno por si só nada poderia fazer, semplesmente não existiria. O pecado é pior que o inferno.
*Ambrósio disse: prefiro ir para o inferno do que pecar. Crisóstomo disse: prefiro sofrer o mais amargo tormento de Cristo, que pecar contra ti.
14. Paulo nunca lamentou nenhuma outra situação a não ser o pecado> miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte.
15. Muitos irmãos preferiram mendigar do que pecar. Preferiram trabalhar duro, que levar uma vida de luxurias, enquanto muitos passavam necessidade.
16. O que falar dos irmãos que condenados à morte não se submeteram aos apelos de seus familiares e de seus executores, como a jovem Blandina, Perpétua. Preferiram morrer que pecar negando Cristo?
II - O castigo vem (v.25)
17. Todo pecado será castigado. A ingratidão de Joás foi punida primeiramente em todo povo, e depois foi morto pelos seus próprios servos.
18. O castigo da nação e do próprio rei ingrato mostra que Deus não suporta o pecado.
19. Jesus ensina-nos a orar, e uma das petições é a respeito do crente se livrar do coração maligno que domestica a dureza em seu coração. Em Mt 6.13 - Livra-nos do mal/maligno, em certo sentido é fugir do diabo. No entanto, o termo mal/maligno possui o sentido de livrar-se de que o coração seja dominado por qualquer coisa que seja maligno.
20. Jesus tinha a mais profunda compreensão do mal que o pecado fez, quando foi concebido pela primeira vez. Ele estava com o Pai criando todas as coisas. E Ele sabia da maldição que o pecado proporcionou para todos os homens.
21. Isaias disse, que é o pecado que ainda continua nos separando de Deus (Is 59.2).
III - A maior ingratidão é rejeitar o sacrifício de Deus.
22. Jesus sabia que não hveria outra maneira de livrar o homem da ira futura, do inferno, do lago de fogo que arde com enxofre (Ap 21.8).
23. O Espírito Santo está levando todos os que ouvem o evangelho para entenderem seu estado de pecado e a salvação em Cristo. Todos podem receber Cristo, mas podem rejeitar a verdadeira fé que o Espírito produz.
24. Veja que o maior pecado, e o pecado que não terá remédio de cura é a indiferença com o sacrifício de Cristo (Jo 16.8,9 - o Espírito convencerá que somos pecadores, e necessitamos de arrependimento).
25. O Espírito ilumina o quarto escuro, e quando iluminado voce verá toda a sujeira que poor anos a fio se acumulou ali. Poeira sobre os móveis, teias de aranhas, ratos da escuridão, baratas. Ele mostra o pecado, mas cabe a você pegar a vassoura e começar a limpeza. Ou voce pode ignorar e continuar como se nada tivesse acontecido, e esperar até que Deus retire-se e tenha que puni-lo pela eternidade.