Casamento de Luís e Larissa

Casamento  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views

A linguagem suja e destrutiva precisa ser substituída por palavras que curam ao transmitir o amor de Deus (4.29). Carlos Osvaldo Cardoso Pinto, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, ed. Juan Carlos Martinez, 2a Edição revisada e atualizada. (São Paulo: Hagnos, 2014), 351.

Notes
Transcript

Comunicação: a chave para a edificação mútua

Efésios 4.29 RA
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
No capítulo 4 de Efésios, o apóstolo Paulo enfatiza a necessidade dos cristãos se revestirem de Cristo. É necessário deixar práticas antigas e se revestir de práticas piedosas que apontam para o caráter de Cristo.
Ele diz que o cristão deve:
Deixar a mentira e falar a verdade por causa da interdependência dos membros do corpo de Cristo (Ef 4.25);
Deixar a ira por meio de tratamento imediato para que o pecado não seja induzido (Ef 4.26-27);
Deixar a desonestidade do ganho do sustento e passar ao trabalho honesto e diligente (Ef 4.28), e...
DEIXAR A LINGUAGEM DESTRUTIVA E SUBSTITUÍ-LA POR PALAVRAS QUE CURAM AO TRANSMITIR O AMOR DE DEUS (Ef 4.29).
Nós conversamos sobre muitos assuntos. Falamos sobre:
Aliança e Amor bíblicos;
O Papel do Marido
O Papel da Esposa
Como resolver conflitos
Santificação Progressiva
Divórcio e Novo Casamento
Ainda vamos conversar sobre outros assuntos mais pra frente, mas por ora, gostaria de tratar sobre três aspectos da nossa comunicação baseados no nosso versículo:
O homem e a mulher de Deus possuem capacidade de controlar o que falam (Ef 4.29)
Tiago 3.2b RA
2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.
Gálatas 5.22–23 RA
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Aqueles que não nasceram de novo não conseguem agradar a Deus porque são inclinados para as coisas da carne (Rm 8.7-8). Mas nós, que temos o Espírito de Cristo habitando em nós (Rm 8.9), somos guiados pelo Espírito de Deus e queremos e podemos fazer aquilo que Deus espera (Rm 8.14).
Um casal de servos do Senhor, guiados e controlados pelo Espírito possui tudo o que precisam para a vida e a piedade (2Pe 1.3)
O poder de Deus atua nos que cremos (Ef 1.19). Sem o poder de Deus não somos capazes de fazer nada. O galho não dá fruto se não estiver ligado à árvore e nem a lâmpada pode brilhar se não estiver ligada à fonte de energia. O casal cristão não terá poder para resistir o mal e fazer o bem se não estiver ligados em Cristo.
O homem e a mulher de Deus devem evitar palavras podres (Ef 4.29)
"Nenhuma palavra torpe" deve sair da boca de um cristão.
Para que isso aconteça é necessário cuidar do coração. A boca é o meio, mas o coração é a fonte onde as palavras são geradas. Veja o que Tiago escreve:
Tiago 3.11–12 RA
11 Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? 12 Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.
Os cristãos devem tomar cuidado não só com as palavras que saem da boca, mas a forma como saem. A palavra sempre é dita com uma motivação e uma forma. O tom de voz e a forma expressam doçura ou podridão.
Colossenses 4.6 RA
6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Cada uma as palavras que vamos proferir precisam ser observadas. Essa é a ideia de "nenhuma".
O Senhor Jesus afirmou que de "toda palavra frívola que os homens proferirem, dela darão conta no Dia do Juízo (Mt 12.36)
O adjetivo traduzido por "torpe", aparece 4 vezes no NT para descrever:
As palavras e conversas podres, ruins (Ef 4.29; 5.4)
A necessidade do presbítero não ser ganancioso por dinheiro ilícito (torpe ganância) (Tt 1.7)
A atitude dos falsos mestres que pervertem as casas, ensinando o que não devem por torpe ganância (Tt 1.11)
O homem e a mulher de Deus devem abençoar as pessoas com palavras de graça (Ef 4.29)
Palavra de graça "destaca-se por produzir bons frutos: contribui para a “edificação” “onde há necessidade” (Eberhard Hahn, Comentário Esperança, Carta aos Efésios (Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2006), 102).
Palavras que transmitem graça são aquelas palavras:
Saudáveis (boa), agradáveis, felizes que edificam. Que estimulam a prática do bem. Que auxilia na contrução de algo que está inacabado. A boa obra que Deus está realizando em nós é aperfeiçoada por meio de boas palavras de edificação que nos são ministradas.
Que atingem a necessidade do momento (Ef 4.29). "Conforme a necessidade". A ideia por trás da palavra grega é de ausência. Implica em conhecer o outro a quem nos dirigimos. Pra que isso aconteça é necessário investir tempo no relacionamento e ter capacidade de ouvir e se importar com o outro.
Conclusão:
Como casal cristão, os irmãos tem a responsabilidade de refletir o grande orador que é Deus. Quando Deus falou o invisível se tornou visível. Quando Deus falou coisas boas aconteceram. Quando Deus falou a vida se formou, mas quando o diabo falou o pecado entrou no mundo e a desgraça atingiu todos os homens. Jesus veio ao mundo para destruir as obras do diabo e nos redimir. Hoje, por meio do Espírito de Deus, temos condições de glorificar a Deus quando nos revestimos de Cristo.
Revistam-se do Senhor na forma como se comunicam um com o outro. Busquem ajuda de Deus para controlar o que falam e como falam. Decidam abandonar as palavras podres e inúteis que não cooperam para o bem, mas para a destruição da vida e do lar de vocês. Lembrem-se que a morte e a vida estão no poder da língua, quem faz bom uso das palavras comerão dos seus frutos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more