Casamento de Luís e Larissa

Casamento  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 35 views

A linguagem suja e destrutiva precisa ser substituída por palavras que curam ao transmitir o amor de Deus (4.29). Carlos Osvaldo Cardoso Pinto, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, ed. Juan Carlos Martinez, 2a Edição revisada e atualizada. (São Paulo: Hagnos, 2014), 351.

Notes
Transcript

Comunicação: a chave para a edificação mútua

Efésios 4.29 RA
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
No capítulo 4 de Efésios, o apóstolo Paulo enfatiza a necessidade dos cristãos se revestirem de Cristo. É necessário deixar práticas antigas e se revestir de práticas piedosas que apontam para o caráter de Cristo.
Ele diz que o cristão deve:
Deixar a mentira e falar a verdade por causa da interdependência dos membros do corpo de Cristo (Ef 4.25);
Deixar a ira por meio de tratamento imediato para que o pecado não seja induzido (Ef 4.26-27);
Deixar a desonestidade do ganho do sustento e passar ao trabalho honesto e diligente (Ef 4.28), e...
DEIXAR A LINGUAGEM DESTRUTIVA E SUBSTITUÍ-LA POR PALAVRAS QUE CURAM AO TRANSMITIR O AMOR DE DEUS (Ef 4.29).
Nós conversamos sobre muitos assuntos. Falamos sobre:
Aliança e Amor bíblicos;
O Papel do Marido
O Papel da Esposa
Como resolver conflitos
Santificação Progressiva
Divórcio e Novo Casamento
Ainda vamos conversar sobre outros assuntos mais pra frente, mas por ora, gostaria de tratar sobre três aspectos da nossa comunicação baseados no nosso versículo:
O homem e a mulher de Deus possuem capacidade de controlar o que falam (Ef 4.29)
Tiago 3.2b RA
2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.
Gálatas 5.22–23 RA
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Aqueles que não nasceram de novo não conseguem agradar a Deus porque são inclinados para as coisas da carne (Rm 8.7-8). Mas nós, que temos o Espírito de Cristo habitando em nós (Rm 8.9), somos guiados pelo Espírito de Deus e queremos e podemos fazer aquilo que Deus espera (Rm 8.14).
Um casal de servos do Senhor, guiados e controlados pelo Espírito possui tudo o que precisam para a vida e a piedade (2Pe 1.3)
O poder de Deus atua nos que cremos (Ef 1.19). Sem o poder de Deus não somos capazes de fazer nada. O galho não dá fruto se não estiver ligado à árvore e nem a lâmpada pode brilhar se não estiver ligada à fonte de energia. O casal cristão não terá poder para resistir o mal e fazer o bem se não estiver ligados em Cristo.
O homem e a mulher de Deus devem evitar palavras podres (Ef 4.29)
"Nenhuma palavra torpe" deve sair da boca de um cristão.
Para que isso aconteça é necessário cuidar do coração. A boca é o meio, mas o coração é a fonte onde as palavras são geradas. Veja o que Tiago escreve:
Tiago 3.11–12 RA
11 Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? 12 Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.
Os cristãos devem tomar cuidado não só com as palavras que saem da boca, mas a forma como saem. A palavra sempre é dita com uma motivação e uma forma. O tom de voz e a forma expressam doçura ou podridão.
Colossenses 4.6 RA
6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Cada uma as palavras que vamos proferir precisam ser observadas. Essa é a ideia de "nenhuma".
O Senhor Jesus afirmou que de "toda palavra frívola que os homens proferirem, dela darão conta no Dia do Juízo (Mt 12.36)
O adjetivo traduzido por "torpe", aparece 4 vezes no NT para descrever:
As palavras e conversas podres, ruins (Ef 4.29; 5.4)
A necessidade do presbítero não ser ganancioso por dinheiro ilícito (torpe ganância) (Tt 1.7)
A atitude dos falsos mestres que pervertem as casas, ensinando o que não devem por torpe ganância (Tt 1.11)
O homem e a mulher de Deus devem abençoar as pessoas com palavras de graça (Ef 4.29)
Palavra de graça "destaca-se por produzir bons frutos: contribui para a “edificação” “onde há necessidade” (Eberhard Hahn, Comentário Esperança, Carta aos Efésios (Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2006), 102).
Palavras que transmitem graça são aquelas palavras:
Saudáveis (boa), agradáveis, felizes que edificam. Que estimulam a prática do bem. Que auxilia na contrução de algo que está inacabado. A boa obra que Deus está realizando em nós é aperfeiçoada por meio de boas palavras de edificação que nos são ministradas.
Que atingem a necessidade do momento (Ef 4.29). "Conforme a necessidade". A ideia por trás da palavra grega é de ausência. Implica em conhecer o outro a quem nos dirigimos. Pra que isso aconteça é necessário investir tempo no relacionamento e ter capacidade de ouvir e se importar com o outro.
Conclusão:
Como casal cristão, os irmãos tem a responsabilidade de refletir o grande orador que é Deus. Quando Deus falou o invisível se tornou visível. Quando Deus falou coisas boas aconteceram. Quando Deus falou a vida se formou, mas quando o diabo falou o pecado entrou no mundo e a desgraça atingiu todos os homens. Jesus veio ao mundo para destruir as obras do diabo e nos redimir. Hoje, por meio do Espírito de Deus, temos condições de glorificar a Deus quando nos revestimos de Cristo.
Revistam-se do Senhor na forma como se comunicam um com o outro. Busquem ajuda de Deus para controlar o que falam e como falam. Decidam abandonar as palavras podres e inúteis que não cooperam para o bem, mas para a destruição da vida e do lar de vocês. Lembrem-se que a morte e a vida estão no poder da língua, quem faz bom uso das palavras comerão dos seus frutos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.