CONSTRUINDO A CASA OU UM LAR ?

Construindo a casa ou um lar ?  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 57 views

Uma visão clara do que é mais importantes para a família.

Notes
Transcript
O Salmos em questão nos ensina sobre prioridades na vida. O Salmos foi escrito por Salomão e enfatiza três aspectos importantes na vida do homem: habitação, segurança e família. Três esferas em que Salomão falhou.
Salomão falhou na construção do templo e palácio (1Reis 9:10-19)
Salomão falhou na segurança do seu reino visto que terminou em divisão(1Reis 11.11)
Salomão falhou na construção de uma família, visto que seus casamentos políticos defraudavam a imagem de um Deus de Pactos(1Reis 11)
Não tenho certeza da ocasião de escrita do Salmo. Mas se escrito no final da vida de Salomão, trata-se de um atriste constantação de quem falhou. Se no início da sua caminhada com Deus, trata-se de um fracasso ainda maior em razão de não colocar em prática tudo quanto tinha.
Esse salmo é um alerta quanto às prioridades invertidas. Além disso, o salmo apresenta o perigo da autossuficiência e não dependência do Senhor, na primeira parte. Na segunda parte, lembra aos pais o propósito dos filhos, são eles benção do Senhor.
Não podemos perder de vista o seguinte: trabalhamos para o sustento da nossa casa para que ela seja um lugar em que as futuras gerações sejam fiéis ao Senhor e o adorem em Espírito e em verdade.
EM VÃO - A expressão é utilizada em duas ocasiões no primeiro verso e uma vez no segundo verso. Fala de algo inútil, sem valor, que traz frustração, não leva ao objetivo desejado.
Isso se aplica a:
Construir a casa
Guardar a cidade
Trabalhar
A lembrança era encorajadora para quem estava deixando sua habitação fechada por uma semana e ia em direção a jerusalém.
Sal.127:1a “Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta(em vão) nada trabalhar para construí-la.”
A primeira parte do primeiro verso 1 apresenta o cenário de esforço, de labor que se não for feito sob dependência, gera frustração.
Sal 127:1b “Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta(em vão) nada os guardas ficarem vigiando.”
Nesta segunda parte vemos um lembrete sobre o que nos dá sensação de segurança. Tecnologia alguma, longe da dependência de Deus pode nos manter seguros.
Sal.127:2 “Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo.”
Aqui o salmista fala sobre a futilidade de do trabalhador que se esforça sem considerar que é o Senhor quem supre a necessidade da sua casa. A palavra “penosamente” nos lembra sobre as consequncias do pecado . A melhor tradução para a segunda parte do verso é que “o Senhor dá sono aqueles que dependem dele”
O propósito de Deus para as famílias e o ambiente do lar é que sejam conhecidos pela dependência e confiança.
Quantos lares possuem um ambiente pesado por não haver confiança no Senhor.
Dívidas normalmente são fruto de cobiça e indisciplina, o excesso de trabalho, falta de coerência na dsiciplina dos filhos, tudo isso tira a paz da casa e o sono de quem nela está.
Sal.127:3-5 “Os filhos são um presente do Senhor; eles são uma verdadeira bênção. Os filhos que o homem tem na sua mocidade são como flechas nas mãos de um soldado. Feliz o homem que tem muitas dessas flechas! Ele não será derrotado quando enfrentar os seus inimigos no tribunal.”
O texto hebraico apresenta uma expressão interessante (hinneh) - Tome nota!
É o Senhor quem edifica também a família. Os filhos são uma evidência disso.
Nossa sociedade se divide entre amor e ódio com relação às crianças. Para muitos as crianças são um atraso na carreira profissional, para outros são dívidas, atrapalham a rotina da casa e tocam no nosso conforto pessoal.
Existem muitas evidências em nosssa sociedade que prejudicam a decisão de termos filhos:
planejamento familiar mal feito
aumento da violência
maus tratos
pedofilia
substituição de filhos por animais
Além disso , as decepções da vida. Filhos rebeldes, ingratos, insensíveis fazem com que muitos perguntem: vale a pena ter filhos ?
Mas a Bíblia fala dos filhos como:
herança - Deus é o autor da vida ele dá
fruto - resultado da benção (biblia)
recompensa - salário recebido por um trabalho
flechas - defesa e sustento / retas e com um alvo(direção e disciplina)
satisfação - filhos disciplinados na palavra do Senhor são fonte de satisfação. Não há frustração nem futilidade.
defesa e testemunho -os filhos são a defesa e caráter dos pais. Filhos de pais que confiam no Senhor tem um caráter digno e não há nenhuma acusação contra eles.
O salmos nos ensina que não há nada mais importante e valioso do que a nossa família.
Related Media
See more
Related Sermons
See more