Jonas - Estudo introdutório

Jonas  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 35 views

Sermão expositivo do livro de Jonas. Parte introdutória da pregação expositiva.

Notes
Transcript
Handout
Handout

Leitura do texto - Jn 1.1-2

Jonas 1.1-3 “A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”. Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.

Contexto:

Deus esta tratando com o povo do Norte de Israel, pois eles estavam vivendo uma vida de idolatria e não se arrependiam e se voltavam para adorar ao Senhor.

Grande Ideia:

Deus age com misericórdia para com os Marinheiros, Jonas e os Ninivitas que, no final, eles se arrependem e fazem votos ao Senhor.

Resposta Desejada:

Que venhamos a reconhecer que o sacrifício de Cristo é a manifestação da misericórdia de Deus para a sua igreja e que isso nos leve a abandonar a idolatria em arrependimento, e agir com misericórdia.
Porque Jonas? Porque Nínive?

Estrutura:

O profeta

Sua função: Profeta. “a palavra do Senhor veio a...” Expressão utilizada em outros profetas da bíblia.
O seu nome: “Pomba”. E de pomba não tem nada. Como diria um escritor antigo (Dionísio) “gavião seria mais apropriado”. Longe de ser um homem pacífico, Jonas está em guerra com Deus e com as pessoas.
Parentesco: Amitai é seu pai. Não tem mais nenhuma descrição sobre ele.
Sua origem: Judeu, da trio de Zebulom, da cidade de Gate-Hefer, sete quilômetros da Galileia. Fazia parte do povo do norte na época da divisão do Reino.
Período do seu ministério: Seu ministério iniciou-se na época que Jeroboão II, filho de Joás, Rei do reino do Norte.

Povo do Norte

Informação importante: O povo do Norte foi o povo que não teve nenhum rei bom, pelo contrário, tiveram reis que conduziram o povo a se afastar de Deus e a viver na Idolatria.
2 “Jeroboões” - Jeroboão filho de Nabate, e Jeroboão II filho de Jeoás
Entre os dois reis, é um espaço de 130 anos.
Durante esse tempo os reis e o povo de Deus nunca se voltou inteiramente para Ele, mas se entregaram a idolatria.
Jeroboão[contexto], Depois de dividir o Reino, para impedir que o povo volte a Judá, em Jerusalém, para adorar a Deus no templo, evitando uma possível rebelião contra o seu reinado, constrói deuses em Betel e em Dã (2Rs 12.25-37). “Aqui está, ó Israel, os deuses que tiraram vocês do Egito.”
Deus condena o povo de Adultério e prostituição: Abriram mão de Deus para buscar outros deuses e recorrer ajuda a outros povos.

Os profetas do Norte

O que Deus fez?
Levantou profetas como Elias e Eliseu, Jonas, Oseias e Amós. Entre outros.
Ministério: Confrontar o povo de Israel.
Elias: Os 400 profetas de Israel. O Deus verdadeiro.
Eliseu: Profetiza o ataque da Assíria ao povo de Israel (Pai de Jeroboão II, Jeoás. Vencerá apenas 3 vezes a Assíria… Mas perderá depois disso.)
Amós: Profetiza contra o Reino do Norte pelo pecado de injustiça, corrupção, exploração do pobre. Profetiza a vinda da Assíria.
Oséias: Casa-se com uma mulher adultera, e mostra na sua vida o que o povo de Israel faz com Deus da aliança. O povo fez aliança com os Assírios e outros povos, e pelos Assírios serão destruídos.
E Jonas?
Jeroboão II - Reinou 41 anos em Samaria, cidade capital do reino do norte.
2Reis 14.24 “Ele fez o que o Senhor reprova e não se desviou de nenhum dos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, levara Israel a cometer.”
2Reis 14.25 “Foi ele que restabeleceu as fronteiras de Israel desde Lebo-Hamate até o mar da Arabá, conforme a palavra do Senhor, Deus de Israel, anunciada pelo seu servo Jonas, filho de Amitai, profeta de Gate-Héfer.”
Profecia a favor de Israel! O sucesso do reinado de Jeroboão em estender as fronteiras conquistando novas cidades. Deus age com misericórdia, profetizando a favor do seu povo por meio de Jonas.
E essa não foi a primeira vez que Deus agiu com misericórdia, tardou em si irar e perdoou o seu povo.
Essa foi a ultima demonstração de misericórdia pactual para com Israel, antes de sua punição.
2Reis 14.26-27O Senhor viu a amargura com que todos em Israel, tanto escravos quanto livres, estavam sofrendo; não havia ninguém para socorrê-los. Visto que o Senhor não dissera que apagaria o nome de Israel de debaixo do céu, ele os libertou pela mão de Jeroboão, filho de Jeoás.”
Ainda no sucesso de Israel, a palavra de Deus vai até Jonas, e o envia para pregar contra os ninivitas. Nínive é a capital da Assíria, povo que será a vara de punição do povo de Israel.
Jonas sabia disso? Será que isso não explica a sua atitude para com os ninivitas? Alguém que profetiza a favor de seu povo para livrá-los das mãos de seus inimigos, agora é enviado para pregar contra os seus inimigos sabendo que Deus agiria com perdão e com misericórdia? (no final ele diz isso: “EU SABIA”)
Jonas 1.1-3 “A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”. Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.”
Jonas, depois de um período glorioso em Israel, é chamado para um caminho de humilhação, Pregar para o seu povo Inimigo;
A misericórdia do senhor alcança as pessoas, ou o povo mais improvável! Pois não há pecado que não posso ser perdoado.

Teologia Bíblica:

Essa história se conecta com a história maior: Assim como Efésios 2.11-18
Efésios 2.11–18 NVI
Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.
O evangelho é a mensagem de misericórdia de Deus para alcançar os seus inimigos. Cristo é o meio da paz que reconcilia Deus com o mundo.

Aplicação

Idolatria: Como vimos, o que desencaminhou israel a viver uma vida de idolatria foi afetar o culto público. Idolatria não só tem haver em adorar outros deuses, mas adorar a Deus do nosso jeito. Da forma que nos agrada. Da maneira mais convencional e que ganhe mais público e ouvintes. Se devemos prestar um culto ao Senhor, devemos fazer da maneira como o agrada, como ele deseja.
O que devemos fazer: Não deixar de cultuar ao Senhor, afim de que não caiamos na idolatria e nos esqueçamos do Senhor.
Misericórdia: É a disposição de Deus em perdoar o seu povo. Mesmo de sua atitude idólatra e pecaminosa, ele se dispõe a perdoar. Não punir de acordo com as nossas ofensas e transgressões, mas lançar os nossos pecados para longe dele e agir graciosamente para com o seu povo.
O que Devemos fazer: Assim como Deus agiu misericordiosamente para conosco, venhamos a expressa essa misericórdia. Pois o que recebemos, nos deus condições de dá. Perdoar:
Efésios 4.31-32 “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more