Os Efeitos do pecado na Família
Sermon • Submitted
0 ratings
· 329 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Leitura do texto:
1 Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor.
2 Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.
3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta;
5 ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
6 Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?
7 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
8 Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.
9 Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?
10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.
11 És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão.
12 Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra.
13 Então, disse Caim ao Senhor: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo.
14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará.
15 O Senhor, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.
16 Retirou-se Caim da presença do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
O modelo familiar da primeira família do mundo, a família de Adão e Eva, viria a se tornar o modelo de famílias que temos até hoje, ou seja, Famílias afetadas pelos efeitos do pecado
Hoje alguns ramos da teologia, psicologia e sociologia, afirmam que a corrupção humana se dá pela sociedade, “é a sociedade quem corrompe o indivíduo”. Ou seja, somos maus porque vivemos em um ambiente mal. No entanto, a bíblia, além de não negar a presença e influência do mal externo, vai mais longe ao afirmar que há um mal inerente dentro de nós, há uma parte ruim que já vem no DNA de todo ser humano.
Inúmeras passagens bíblicas afirma isso, veja:
Sl.51:5 “5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.”
Rm.3:10-18 “10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. 13 A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, 14 a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; 15 são os seus pés velozes para derramar sangue, 16 nos seus caminhos, há destruição e miséria; 17 desconheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.”
A partir da leitura do texto de Gênesis, quero mostrar os efeitos desse mal - que ainda não nominamos - na família
F.T. Podemos perceber através da história familiar de Adão e Eva a partir da leitura que fizemos, que, primeiramente o pecado:
1) Atingiu os seres humanos por completo
a) Mas, que negócio é esse de pecado pastor? O que isso?
A teologia afirma que: Pecado é um mal da Alma, é algo que carregamos dentro de nós. Por definição de palavra, Pecado (Gg. Hamartia) é errar o alvo, ou seja, é equivocadamente, ao invés de fazer o que é correto, acabar por se fazer a coisa errada. Mas a Bíblia também afirma que pecado é iniquidade, ou seja, é um coração obstinado em fazer o que é contrária a vontade conhecida de Deus, mesmo sabendo o que é correto se fazer, a pessoa escolhe fazer o que é errado. Pecado é falta de conformidade a lei moral de Deus em ações, pensamentos (vontades e desejos), Palavras e Omissões. E por fim, pecado é sempre contra Deus, mesmo quando o ferido, morto, ofendido é um ser humano, o pecado é sempre contra aquilo que Deus como legislador instituiu como o correto a ser feito.
b) O inicio do pecado: O pecado surge através do estimo da serpente para que Adão e Eva, transgredissem a ordem de Deus que dizia: “De todos os frutos do jardim vocês podem comer, menos que árvore do conhecimento do bem e do mal...” (Gn.2:16,17)
Incitados pela serpente, Adão e Eva seres livres criados por Deus desobedecem à vontade estabelecida e conhecida de Deus.
c) A contaminação do pecado, atingiu o homem por completo, mas na totalidade do seu ser
Depravação Total: O homem foi corrompido em toda sua natureza, mas como não foi em sua totalidade, é isso ainda que torna possível a vida em sociedade, ou seja, há dentro do homem ainda um senso de dever para o que é correto que lhe é inato, já vem de fábrica, isso é graça de Deus.
Aplicação: Por questão de lógica, se o pecado atingiu todos os seres humanos e os atingiu por completo, ainda que não na totalidade do seu ser, é óbvio que atinge a sua e a minha família.
Desde o momento do namoro ou noivado, uma coisa nós precisamos ter bem em mente, não nos esquecermos que estamos sendo atingidos pelo pecado em nosso ser
O pecado, que se manifesta em nossos desejos e vontades é um inimigo nosso, e como inimigo, é bom termos conhecimento que ele existe, suas aramas e de como podemos nos defender dele
F.T. Em segundo lugar, o pecado, temos
2) Os Efeitos do pecado na Família
a) Passado de pais para os filhos
Caim herdou a maldade no seu DNA. Adão e Eva só foram ter filhos depois do pecado (v.1)
Sl.51:5 “5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.”
b) Endurece o coração das pessoas
Diante do apelo de Deus, Caim não mudou de coração (v.6,7)
Jo.16:8-11 “8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
9 do pecado, porque não creem em mim;
10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;
11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.”
Não veem as própria desgraça
c) Separa as pessoas de Deus
1 Vocês estão pensando que o SENHOR perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? 2 Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações. 3 "Vocês têm as mãos manchadas de sangue e os dedos sujos de crimes; vocês só sabem contar mentiras, e os seus lábios estão sempre dizendo coisas que não prestam." (Isaías 59)
Caim foi amaldiçoado por Deus e se tornou um nômade, andarilho (v.11,12)
d) Produz corrupção da natureza humana e da sociedade
Caim premedita matar o seu irmão (v.8)
Com o pecado as pessoas adquiriram uma propensão natural para o pecado. Depravação Total
Mentiras e dissimulações
Prostituições
Corrupção política e governamental
e) Culpa e Vergonha
Adão e Eva perceberam que estavam nus…
Caim tentou ocultar e se esquivar da morte de seus irmão (v.9)
Muitas pessoas não vem a casa de Deus por vergonha
f) Distúrbios sociais, sofrimentos
Caim sofreria uma severa punição por causa de seu pecado (v.13)
A relação entre homem e mulher foi afetada
As relações entre pais e filhos foram afetada
As relações entre irmãos foram afetadas
As relações entre vizinhos, ou em comunidade foi afetada pelo pecado
Violência
Doenças
Desiquilíbrio da natureza
g) A morte
Rm.6:23 “23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Ef.2:1-6 “1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;”
A morte é a separação espiritual do homem de Deus, dele mesmo, da sua família e da sociedade. De acordo com esse conceito, um homem mesmo vivo fisicamente, pode estar morto espiritualmente, totalmente alheio ao propósito existencial de Deus para a vida dele
Aplicação: Os efeitos do pecado são muitos:
a) Passado de pais para os filhos
b) Endurece o coração das pessoas
c) Separa as pessoas de Deus
d) Produz corrupção da natureza humana e da sociedade
e) Culpa e Vergonha
f) Distúrbios sociais, sofrimentos
g) A morte
3) As consequências do pecado nas gerações Familiares
a) O pecado gera maldições familiares
Nenhuma das gerações dos descendentes de Caim buscou a Deus, há ainda uma profundidade no nível de violência. Veja o que Lameque fala:
Gn.4:23-24 “23 E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou. 24 Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete.”
A violência é a maldição familiar de Caim, ela torna-se um colar no pescoço, ou seja, um motivo de orgulho
b) divisões na família
A experiência de vida de cada um de nós é que não há nenhuma Família sem: brigas, ciúmes e confusões (sejam elas públicas ou privadas)
Na Família de Noé, Deus escolheu Sem, a descendência de Canaã foi amaldiçoada por Noé
Na família de Abraão, este mandou embora Ismael seu filho primogênito e quase morreu no deserto de sede
Na família de Isaque e Rebeca, Jacó enganou o seu irmão e teve que fugir
Na Família de Eli e Samuel, seus filhos eram perversos na casa do SENHOR
Na família de Davi teve de tudo: Estupro entre irmãos, Assassinato, um irmão matou outro, filho roubando o trono e as concubinas do próprio pai
Aplicação: A sua família é perfeita? Tenho certeza que não. Duvido que nunca tenha ocorrido uma briga, um ciúme...
Faz parte das consequências do pecado
Mas sobretudo, nós podemos colocar as futuras gerações de nossa Família no rumo da bênção ou da maldição
Definição de pecado: A teologia afirma que: Pecado é um mal da Alma, é algo que carregamos dentro de nós. Por definição de palavra, Pecado (Gg. Hamartia) é errar o alvo, ou seja, é equivocadamente, ao invés de fazer o que é correto, acabar por se fazer a coisa errada. Mas a Bíblia também afirma que pecado é iniquidade, ou seja, é um coração obstinado em fazer o que é contrária a vontade conhecida de Deus, mesmo sabendo o que é correto se fazer, a pessoa escolhe fazer o que é errado. Pecado é falta de conformidade a lei moral de Deus em ações, pensamentos (vontades e desejos), Palavras e Omissões. E por fim, pecado é sempre contra Deus, mesmo quando o ferido, morto, ofendido é um ser humano, o pecado é sempre contra aquilo que Deus como legislador instituiu como o correto a ser feito.
Sobre a Descendência dos Justos, ou seja, das pessoas que buscam a Deus a Bíblia afirma:
Sl.112:1-3 “1 Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. 2 A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. 3 Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre.”
Se você já é cristão, tem um relacionamento de amor com o pai, creia que todos os seus pecados já foram perdoados e não necessita de nenhuma oração poderosa para quebrar as maldições da sua família de origem. Quando entregamos nossa vida a Jesus, recebemos a marca, o selo do Espírito Santo em nós. NO ENTANTO, O DIABO QUE É MENTIROSO, PODE ENGANAR VOCÊ FAZENDO-O NÃO TOMAR POSSE DAQUILO QUE DEUS JÁ TE DEU, VOCÊ PODE PEDIR FÉ: “Pai me dá fé para crer que todos os MEUS pecados da minha família de origem foram cravados na Cruz”
Quais podem ser as maldições familiares que você tem herdado na sua família? Quais são as consequências dos pecados das sua família? Violência? Vícios? Prostituição?
Eu quero dizer para você que as maldições familiares existem, são consequências do pecado e há um jeito de quebrar todas elas de uma única vez e eu vou ensinar para você agora:
ENTREGAR A SUA VIDA A JESUS CRAVANDO NA CRUZ TODOS OS SEUS PECADOS!
Se você que ainda não firmou um pacto de fé com Jesus, ainda não desceu as águas do batismo, não tem comunhão com o povo de Deus através da Ceia do Senhor, você não pode mais ficar em cima do muro: VOCÊ PRECISA ENTREGAR SUA VIDA A JESUS.