Pastoreados Para Pastorear

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 46 views
Notes
Transcript

O que é pastorear?

O termo “pastoreai” (1Pedro 5.2) vem do grego episkopeo. Ele significa literalmente “considerar” e inclui a ideia de olhar cuidadosamente ou assistir diligentemente. Significa amar, cuidar, conduzir, guiar, orientar na caminhada.
Quero que você entenda o que Davi está falando aqui, pois, ele está usando uma metáfora, está usando uma linguagem figurada para nos ensinar sobre verdades essenciais da nossa fé.
O que é um Pastor?
O que é um pastor?
Essa é a figura que Davi usa aqui, e ele inicia dizendo: O Senhor é o meu Pastor
V.1
Pastor: Nós não conseguimos compreender corretamente o que o salmista Davi está dizendo, sem estudarmos o contexto (realidade) ao qual ele está falando aqui, veja, na palestina e em lugares de deserto, a figura do pastor é essencial, indispensável para a sobrevivência do rebanho de ovelhas. Pois, no nosso contexto de Brasil as ovelhas se cuidam sozinhas, elas mesmas vão até o pasto e se alimentam no campo, elas mesmas vão até o rio, a fonte de água, e se hidratam.
Mas no contexto bíblico, no Antigo e Novo Testamento, na palestina, a realidade é que as ovelhas não vivem sem um pastor. Note, é a figura do pastor que alimenta a ovelha, é o pastor que cuida da lã da ovelha, é o pastor quem dá água a ovelha em muitas ocasiões. E por último e não menos importante, é o pastor quem protege a ovelha dos inimigos, dos animais ferozes, dos lobos e entre outros animais predadores. Davi conhecia bem esse papel, antes mesmo de ser chamado para ser rei do povo de Deus, ele era pastor de ovelhas, ele pastoreava as ovelhas do seu Pai Jessé. O cuidado do pastor ainda se estendia a cuidar daquelas ovelhas que estavam feridas, ou mesmo que estavam perdidas deveria procura-las para encontra-las.
O que é uma ovelha?
Ovelha: A ovelha é um animal que precisa, necessita de todos esses cuidados do pastor, cuidado para ser levada para o pasto verde, ser cuidada quando se ferir, ser tirada de algum buraco, ser guiada para não se perder no caminho, ser sempre por seu pastor pastoreada.
Mas note comigo, que sendo assim, as ovelhas nos tempos bíblicos passavam muito, muito tempo mesmo com o seu pastor, e isso criava uma intima compaixão, amor e intimidade entre as ovelhas e o pastor. Elas passavam bastante tempo caminhando para chegar em lugares que encontrassem pastos verdes, dependendo do lugar, eles caminhavam quilômetros e quilômetros até encontrar um lugar para alimentar todo o rebanho.
Nada me faltará
O pastor não deixa faltar:
cuidado (v.2)
condução (v.3-4)
presença (v.4)
proteção (v.4)
Colossenses 3.12-17: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Filipenses 2.4: Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Gálatas 6.2: Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
Romanos 12.10: Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Gálatas 6.10: Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
1 Timóteo 5.8: Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
Provérbios 21.13: O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido.
Gálatas 2.10: Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres: o que também procurei fazer com diligência.
Tiago 1.27: A religião pura e imaculada para com Deus, o pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. 
Provérbios 19.17: Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício.
Salmo 35.10: Todos os meus ossos dirão: SENHOR, quem é como tu? Pois livras o pobre daquele que é mais forte do que ele; sim, o pobre e o necessitado, daquele que os rouba.
Efésios 4.32: Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
João 13.34-35: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
1 João 3.17-18: Quem pois tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele a caridade de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
Mateus 25.40: E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Provérbios 28.27: O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os olhos terá muitas maldições.
Gálatas 6.9-10: E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
1 Tessalonicenses 5.11: Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.
Colossenses 3.12: Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
1 Coríntios 12.25: Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
V.5 Pelo que me parece Davi finaliza o salmo com mais uma ilustração, onde celebra a vitória, a chegada de alguém que estava fugindo dos seus inimigos, e é acolhido por um anfitrião, e é hospedado na casa, e nessa casa há segurança, paz e tranquilidade serena. Em sinal de honra os reis eram ungidos na coroação. Mas também, os óleos eram usados pelos pastores de ovelhas para passar nas feridas e machucados que as ovelhas chegaram por contas das pedras e espinhos que enfrentaram em toda caminhada.
O cálice transborda – a alegria é transbordante, certamente, nós quando chegarmos no final da cainhada cristã, ficaremos jubilosos de alegria, pois chegamos no fim que dá início a eternidade com Deus. E é isso que Davi continua dizendo no próximo versículo.
V.6
Davi foi um escritor usado por Deus, e muitos são os Salmos que ele escreveu que são cheios de lamento, contudo, o Salmo 23 é cheio de conforto para o coração do povo de Deus.
Ele finaliza dizendo que certamente a bondade e a misericórdia do Senhor irá estar com ele até o fim. O que Davi está falando aqui, é que um banquete nos espera na casa do Pai.
Semelhante ao Filho prodigo, que em meio a tudo o que aconteceu, ele retornou a casa do Pai, e ali ele foi recebido com anel no dedo, roupas novas, sandálias novas, e um banquete grandioso. Assim, Jesus, o nosso bom pastor está nos levando de volta para casa do Pai, e certamente bondade e misericórdia nos seguirão todos os dias, e estaremos na casa do nosso Pai todos os dias. Não porque merecemos, não porque fomos corajosos, fomos capazes, fomos assim recompensados, mas sim, porque o nosso pastor não é um pastor qualquer, mas Ele é o melhor, Ele é o bom pastor, que deu a vida por nós, para que fosse colocado em mim e em você uma coroa celestial, para que na sua vinda, todas as nossas feridas sejam curadas, nossas dores sejam sanadas, nosso choro seja enxugado, pois, Ele é o meu pastor e nada que nós necessitamos para caminhar até a casa do pai nos faltará.
Mas Ele nos guiará em todo percurso, Ele será nossa luz, Ele será nosso caminho, Ele será nosso pastor, Ele vai cuidar de nós, Ele será nosso alimento, Ele será nossa bebida para nos hidratar em todo o deserto, Ele será nosso mantenedor, nosso ajudador, nosso protetor, em todo caminho Ele estará nos disciplinando, nos corrigindo, nos trazendo de volta para o caminho correto, E quando enfim chegarmos, Ele vai nos coroar, nos limpar e sarar, nos dando um banquete, e não somente isso, mas Ele disse que é a porta, e nós iremos entrar pela porta que é Jesus Cristo, o nosso Senhor.
Nos Evangelhos, Jesus é retratado como o “bom pastor”:
• Ele demonstra compaixão pelos desamparados (Mt 9:6; Mc 6:34)
• Ele procura suas ovelhas perdidas em Israel (Mt 18:12–14; Lc 15:3–7)
• Sua missão é reunir aqueles que foram dispersos (Mt 10:6; 15:24)[1]
• Como o bom pastor, ele sacrificará sua própria vida pelo bem do rebanho (Jo 10:11, 15, 17, 18)
• Ele conhece suas ovelhas (Jo 10:14-15, 27)
• Suas ovelhas o conhecem e o seguem (Jo 10:4–5, 15, 27)
[1]
[1] Matthew Montonini, “Shepherd”, in Dicionário Bíblico Lexham, org. John D. Barry (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).
[1] Matthew Montonini, “Shepherd”, in Dicionário Bíblico Lexham, org. John D. Barry (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).
Related Media
See more
Related Sermons
See more