Providência - Mateus 6:25-34

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 190 views
Notes
Transcript

Providência - Mateus 6:25-34

Nova Versão Internacional 6.25 As Preocupações da Vida

25 “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? 26 Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? 27 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

28 “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 29 Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. 30 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? 31 Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ 32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. 33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. 34 Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

Quando estamos preocupados, nós confiamos em em quem?
Essa é pergunta aparentemente tem uma resposta óbvia, mas é importante considerar.
Porque nossas preocupações podem tirar nossos olhos do reino de Deus.

Não se preocupem (introdução de Jesus)

Antes do texto que lemos, Jesus prega sobre confiança.
Tendo uma vida com diversos problemas nesse mundo em que vivemos, naturalmente a gente precisa colocar nossa confiança em algum lugar, pois os problemas vem, a dificuldade vem, os imprevistos veem...
E quando eles vierem, é importante termos um tesouro que nos garanta a provisão nesse dia.
A pergunta de Jesus é simples: nosso tesouro está onde? No céu ou aqui na terra?
Ele quer saber em quem nós confiamos. Ele diz que o tesouro terreno não é confiável, porque os tesouros que o dinheiro compra são temporários e podem ser roubados. Já os tesouros de Deus são eternos, são para sempre. Deus é mais confiável.
Sendo assim, a declaração de Jesus do versículo 25 faz todo sentido: Mateus 6:25
Mateus 6.25 NVI
25 “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?
Ele está dizendo que quem acumula tesouros no céu, ou seja, quem deposita a confiança em Deus, não tem mais do que se preocupar.
Não preciso mais me preocupar com o que comer, beber ou vestir, porque essas coisas são menores. Só preciso comer ou beber porque tenho vida, e quem dá a vida e a mantém é Deus. Só preciso me vestir porque tenho corpo, e quem dá o corpo e o mantém é o Senhor.
São duas coisas: vida e corpo.
Jesus então dá dois exemplos disso.

1. Observe as aves

Mateus 6.26–27 NVI
26 Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? 27 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
a. Não trabalham (Deus as alimenta)
b. Temos mais valor
c. Nossa preocupação com a vida não pode nos dar mais vida.

2. Observe os lírios

Mateus 6.28–30 NVI
28 “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 29 Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. 30 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
a. Não trabalham (Deus os veste)
b. Temos mais valor

Priorize o Reino

Mateus 6.31–33 NVI
31 Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ 32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. 33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Aqui Jesus já vai para a conclusão da ideia, e faz uma clara distinção que nós devemos levar em conta.
A Bíblia o tempo todo pede para sermos santos, e nós sabemos que santo quer dizer separado/diferente. Se o mundo é cheio de pecado, santo traz a ideia de pureza. Se o mundo está em trevas, santo tem a imagem de luz. E assim por diante.
E por incrível que pareça, Jesus fala sobre santidade aqui conosco. Porque ele diz que o mundo se preocupa com o básico para a vida e perde o sono por isso, mas vocês não!
Ele diz que nós temos um pai que já sabe o que nós precisamos. E daqui a poucos versículos ele vai dizer que se Deus sabe que nossa necessidade é pão, ele não vai dar pedra para nós. Ele vai dar pão.
Portanto, nós não precisamos viver preocupados com o dia de amanhã. Antes, podemos agora viver aliviados e tranquilos porque temos um pai que cuida de nós. Que sempre cuidou, e vai continuar cuidando.
Jesus quer aliviar nosso fardo. Nós passamos a vida toda preocupados com as coisas básicas pensando que quando as coisas acontecem são por nosso mérito, sendo que na verdade é Deus quem dá todas elas. O que precisamos vem de Deus, e ele não nos desampara jamais.
E irmãos, vamos combinar que preocupação toma muito o nosso tempo.
Viver preocupado toma tempo ou não toma?
Passamos o dia com a cabeça a mil, imaginando um monte de problemas, e a noite perdemos o sono, preocupados.
Jesus quer que nós deixemos ele cuidar de nós, sabendo que o que nós realmente precisamos ele vai prover. Podemos viver menos preocupados, vivendo o dia de hoje, na paz de Cristo.
Mas, se preocupação toma tempo, e nós não precisamos mais nos preocupar, então vai começar a sobrar tempo nos nossos dias, não vai?
Então se a proposta de Jesus é que a gente não se preocupe com o amanhã em primeiro lugar, eu devo dar minha atenção ao que? Ao Reino de Deus e a sua justiça.
A prioridade agora é do Reino de Deus, e a partir daí Deus vai dar tudo aquilo que nós vivíamos preocupados.
Agora você já pode reservar aqueles minutinhos pra falar com Deus quando você acordar. Já pode ler alguns capítulos da bíblia no horário de almoço. Já pode orar com sua família no final do dia… porque esses momentos eram ocupados por suas preocupações, mas elas não precisam mais de toda aquela atenção, afinal de contas Deus está cuidando.

Conclusão

Irmãos, que nessa noite nós possamos todos lançar nossas angústias e preocupações aos pés do Senhor Jesus, porque na verdade a gente tempo pouco poder nas mãos pra cuidar de nós. No final, quem nos mantém é Deus mesmo. Sendo assim, eu posso viver em paz, e atento ao que de fato importa: o reino de Deus.
Se preocupe menos com seus problemas, deixe Deus cuidar. É ele quem sempre cuidou de nós e nos promete que continuará assim.
Sendo assim, busque o Reino de Deus como prioridade, o que comer, beber ou vestir ele vai dar pra você.
Related Media
See more
Related Sermons
See more