O Milagre de Betesda

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
O Milagre de Betesda
Pr. Jonas Arrais
INTRODUÇÃO
O livro de João é precioso e especial para cada um de nós, porque confirma que Deus ama este mundo, ama a cada um de nós de maneira individual. Fala de que em Cristo podemos ter vida abundante e eterna.
O livro de João é rico em detalhes e informações quando relata os milagres de Jesus. Aqui estão contidos os 7 sinais ou milagres de Jesus:
A transformação da água em vinho, em Caná – Jo 2.1-10;
A cura do filho do funcionário do rei – Jo 4.46-54;
A cura do enfermo (paralítico) em Betesda – Jo 5.1-9;
A multiplicação de pães e peixes – Jo 6.1-13;
Jesus caminhando sobre o mar da Galiléia – Jo 6.16-21;
A cura do cego de nascença – Jo 9;
A ressurreição de Lázaro – Jo 11.1-46.
I – JESUS VAI À IGREJA
Hoje vamos falar sobre o milagre 3. É impossível em um sermão cobrir todos os aspectos envolvidos na história desta cura. Mas vamos estudar e tirar algumas lições deste texto. VAMOS LER JOÃO 5:1.
Calendário Judaico: possuía 7 festas religiosas.
Pascoa: Saída do Egito, livramento. Durava um dia.
Pães Asmos: Acontecia após a Pascoa. Durava uma semana. Lev. 23:6. A festa dos pães asmos era uma parte da Páscoa. Trata-se de uma comemoração de natureza agrícola, que talvez já existisse antes mesmo da instituição da Páscoa.
Primícias: Lev. 23:11. Estava relacionada com a colheita da cevada.
Pentecostes: Cinquenta dias após a celebração da Páscoa, época de colheita da cevada, vinha a colheita do trigo, e a comemoração da festa de Pentecostes, ou a festa das semanas. Como os israelitas eram uma sociedade basicamente agrícola, tinham sempre muita alegria em relação à colheita dos cereais. Essa prática vinha desde os tempos de Moisés (Êx 34.22).
Trombetas: A Festa das Trombetas aponta para um alerta e um tempo para reflexão e arrependimento da humanidade antes que venha O Grande Rei Jesus – Sofonias 1:14-16.
Expiação: Conhecida também como a festa do perdão (Yomkipur). Até hoje os Judeus celebram, uma vez por ano, com jejum e leitura da Torá.
Tabernáculo: Comemorada no início do outono, celebra a colheita das uvas e azeitonas. De todos os festivais religiosos de Israel esse é o que mais se assemelha à comemoração do Dia de Ações de Graça feita nos Estados Unidos. Talvez seja ela a festividade mais alegre, a ocasião em que o povo mais se diverte.
Mas as 3 grandes festas eram: Pascoa, Pentecostes e Tabernáculo. Se você fosse um Judeu, vivendo em um raio de 16 milhas (25.85 km) de Jerusalém, você deveria atender estas 3 festas. Mais de 16 milhas, deveria atender pelo menos uma ao ano.
Jesus, como um Judeu devoto, estava indo para uma destas festas, não é possível falar com certeza qual das festas ele estava indo. VAMOS LER JOÃO 5:2.
II – CORDEIRO DE DEUS
Quantas portas possuía a antiga cidade de Jerusalém? Era a mesma quantidade que possuirá a Nova Jerusalém. Eram 12. Livro de Neemias no capítulo 3, apresenta uma lista de nomes de 10 portas. Quais são seus nomes? Porta do Peixe, porta das Ovelhas, porta Velha, porta do Vale, porta das Águas, porta do Monturo, porta da Fonte, porta dos Cavalos, porta Oriental e porta da Guarda. Hoje são apenas 8 e cada porta possui mais de um nome, mas cada nome tem seu simbolismo ou significado.
A porta das ovelhas, conhecida também como a porta do gado, era a menor das 12. Existe até hoje. Foi a única consagrada pelos sacerdotes (Neemias 3:1). Ela era chamada assim porque os pastores entravam por esta porta com suas ovelhas para levar ao templo para serem vendidas para o sacrifício.
Agora olha que simbolismo lindo, Jesus, o cordeiro de Deus, entra por esta porta, um dia ele morreu por mim e por você como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” Jo 1.29. Hoje é o nosso Sumo Sacerdote intercedendo por nós, ali ele oferece o seu precioso sangue como propiciação pelos nosso pecados.
A direita desta porta está o tanque de Betesda. Ele foi redescoberto em 1871 pelos arqueólogos. Não é um tanque grande e nem impressionante. O tanque era separado por uma parede no meio. De um lado as ovelhas eram lavadas, do outro lado as pessoas se banhavam. Nesta parte havia 5 pavilhões, aonde em uma delas uma multidão de enfermos vinham buscar cura.
Betesda em hebraico significa Casa de misericórdia. Quando eu escuto este nome, me vem à mente as Santa Casa de Misericórdia existente em várias cidades. Elas são o hospital para todos. Não existe plano de saúde, é de graça, todos têm acesso. Quebrou o braço, foi mordido pelo cachorro, picado de cobra, coice de cavalo, parto, etc. Todos podem ir para lá e serão atendidos.
A igreja poderia e deveria também ser comparada hoje a uma Betesda. Um lugar onde pessoas podem encontrar graça, misericórdia, amor, compreensão, carinho, cura. Não apenas da parte de Deus, mas por aqueles que já encontraram o caminho. Porém nem sempre é assim.
John T. Carroll menciona que, quando foi pastor numa cidade do estado de Nova York, costumava colocar semanalmente uma frase no quadro externo de anúncios para chamar a atenção de pessoas que passavam pela frente da igreja. Em certa ocasião, a frase era a seguinte: “Esta igreja é apenas para pecadores.”
No fim daquela semana, ele recebeu uma carta na qual um membro anônimo escrevia indignado: “Eu estou chocado em saber que nossa igreja é apenas para pecadores. Tenho sido membro dela por 25 anos, e nunca percebi que eu estava no lugar errado e não era bem-vindo.” Na semana seguinte, o pastor Carroll escreveu no quadro de anúncios um texto bíblico: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23, ARC).
Tem muita gente que se acha sem pecado, superior aos outros. Mas Jesus condenou todo elitismo religioso daqueles que se julgam melhores.
O escândalo da graça, é que o “justo” não está mais perto de Deus do que o injusto que reconhece sua condição. Deus rejeita todo desempenho humano erradamente motivado. Em última análise, mais que “transgressão da lei”, o pecado tem uma dimensão relacional, que desce ao nível das motivações. Como o apóstolo relembra, “tudo o que não provém de fé é pecado” (Rm 14:23). Assim, a questão não é apenas o que fazemos, mas por que o fazemos.
Alimentando ilusões a respeito de sua santidade, muitos pensam que são superiores aos seus irmãos. Isso apenas revela que eles desconhecem a Deus e a si mesmos. C. S. Lewis observa corretamente que, “quanto mais um homem está se tornando verdadeiramente melhor, ele entende mais e de modo mais claro o mal que ainda permanece nele. Quando um homem está se tornando pior, menos ele entende sua própria malignidade”.
Precisamos entender que cada um de nós somos uma extensão, da mão e do ministério de Cristo. Precisamos aproveitar cada oportunidade para expressar respeito, interesse, amor, carinho, consideração para com aqueles que estão ao nosso redor.
Esta igreja precisa ser um lugar de cura e restauração. Quando isso acontece, presenciamos o grande milagre da graça entre nós.
Pessoas, membros da igreja não abandonam a fé por causa de seus problemas físicos ou doutrina, mas porque não são amadas e aceitas. Mal relacionamento, falta de atenção, falta de amigos, incompreensões. VAMOS LER JOÃO 5:3-4.
III – JESUS SE SENSIBILIZA
Uma grande multidão de enfermos (apenas 1 foi curado). Ellen White fala que este homem era o que estava em situação mais triste.
Ellen G. White diz (DTN, 201) que centenas de sofredores estavam ali (homens, mulheres e crianças). Quando a água agitava, todos corriam e havia um atropelamento dos mais fracos e muitos morriam a beira do tanque. Havia tanta gente que eles construíram abrigos de proteção contra o calor do dia e o frio da noite.
Aqui eu vejo um Cristo que não vê simplesmente uma multidão, mas pessoas individualmente. Aqui vejo um Cristo que tem sensibilidade. Ele poderia entrar por outro portão, poderia ter passado reto – estava indo para a igreja. VAMOS LER JOÃO 5:5-6.
38 anos enfermo. Antes de Jesus nascer este homem já estava enfermo. 38 anos é muito tempo para estar esperando por algo. Muitos aqui não têm 38 anos de vida. Aqui vejo uma lição de perseverança. Aqui entendo de que embora sua enfermidade não tenha uma cura hoje, um dia ela virá. Não desanimes.
Ellen G. White afirma que aquela doença era resultado de uma vida de pecado. O que é pecado? Errar o alvo, transgressão da lei (Saúde, moral, física). A enfermidade naquela época era considerada um juízo da parte de Deus, mas neste caso, este homem colhia o que plantou.
Jesus pergunta: “Você quer ser curado?” Interessante esta pergunta. Não somente para aquele paralitico, mas para cada um de nós hoje.
Por que adoecemos? Por que pessoas ficam doentes? Por que algumas ficam doentes quase todas as semanas e outras passam pela vida praticamente sem ter nada? Aonde está o diferencial?
Queridos, a realidade é que muitas vezes ficamos doentes porque ingerimos coisas que não deveríamos ingerir ou porque deixamos de ingerir coisas que deveríamos. Por que ter saúde não é apenas deixar de comer isso ou aquilo, mas ingerir o que é bom e saudável.
Hipócrates, 400 anos a.C. já dizia: “Que a sua comida seja o seu remédio e que o seu remédio seja a sua comida.”
“Aquele que não encontra tempo para cuidar da saúde, vai ter que encontrar tempo para cuidar da doença.” Dr. Lair Ribeiro.
Quando levamos o carro na oficina: queremos o melhor óleo, pneu, fluidos, melhor gasolina. Mas com o nosso corpo, muitas vezes não temos o mesmo cuidado.
Tudo o que não presta ou não é saudável, mandamos para dentro. Estas toxinas são absorvidas pelo fígado. O pobre coitado ficado cansado, estressado.
Como igreja temos promovido os 8 remédios da natureza, as vezes o fazemos em gotas de saúde, mas o que precisamos são chuvas-tempestades de saúde:
Exercício físico, Água, Alimentação saudável, Luz solar, Ar puro, Descanso (sono, sábado), Equilíbrio e Confiança em Deus.
Um exemplo é o perigoso refrigerante, (Dr. Lair Ribeiro – Informação). Se você gosta do seu corpo e dá a sua família, isso não deveria fazer parte da mesa em sua casa, nem mesmo nos finais de semana.
Um refrigerante tem um PH de 2.5, enquanto o sangue tem um PH 7.45. O PH é Logaritmo.
5 – 3.5= 10
5 – 4.5= 100
5 – 5.5= 1.000
5 – 6.5= 10.000
5 – 7.5= 100.000
Traduzindo isso para o popular, quando você toma um copo de refrigerante, você tem que tomar 32 copos de água só para correr atrás do prejuízo.
Parar de tomar refrigerante é uma das decisões mais importante que você estará tomando, isso é ter mais expressão de amor para com você mesmo.
Não vou falar dos enlatados, refinados, sal e óleo que são outros fatores que merecem nossa atenção.
A pergunta para você hoje é a mesma que Jesus fez para o paralitico. Você quer ser curado? Você quer mudar seu estilo de vida? Isso poderá significar mudança de hábitos, estilo de vida, e escolhas e decisões. VAMOS LER JOÃO 5:7.
IV – VOCÊ TEM VALOR PARA DEUS
“Não tenho ninguém” Solidão, abandono, ignorado. As vezes nos sentimos sem valor. Meu pai quando se sente desanimado, diz que não vale 1 centavo. Está você assim? Achando que não vale 1 centavo? Em qualquer momento da vida, seja ele o pior, você tem um valor imenso para Deus. Você é precioso aos olhos de Deus.
Tudo indica que este homem não tinha família ou foi abandonado por ela. Não tinha amigos. Fico pensando no valor das amizades, eles apoiam, encorajam, consolam, visitam na dificuldade.
Este homem era um problema sem solução para a sociedade. Uma pessoa sem futuro, esperança, capacidade para contribuir. Mas Jesus vê nesta pessoa sem nome, sem história, sem valor, sem futuro, abandonada por todos, algo que ninguém vê.
Poderia aqui na igreja alguém estar se sentindo sozinho e abandonado? E aqueles que por muito tempo não vem a igreja? Quando alguém deixa de vir a igreja, o que fazemos? Responsabilidade do pastor? Não, de todos nós. VAMOS LER JOÃO 5:8-9.
V – É PRECISO ACREDITAR
Interessante que a maioria dos milagres registrados na Bíblia são antecedido de uma atitude de OBEDIÊNCIA.
Noé: faça uma arca. Foi salvo do dilúvio.
Moises: tira as sandálias. Se transformou no libertador.
Naamã: 7 vezes mergulhou. Foi curado.
Pedro: Ande sobre as águas e andou.
Se você começar a fazer o que Deus te pede. Você verá milagres em sua vida. Em meio aos seus problemas, lutas, desafios, duvidas, lembre-se que Deus pode fazer qualquer coisa em sua vida. Ele é soberano e sensível Ele é criador, ele ama você, se importa com seus problemas, mas você precisa ser obediente a sua palavra.
VI – ERA SÁBADO
Não foi por casualidade que Jesus curou este homem no sábado. Os judeus haviam agregado tantas leis e regras ao sábado, que este dia de benção havia se transformado em um fardo. Este nunca foi o propósito do sábado.
Jesus não está aqui transgredindo, anulando, mas restaurando o real propósito deste dia que foi dado a humanidade para ser um dia de restauração, esperança, bênção, alegria, paz, descanso, meditação, família, reunião, celebração, confraternização, é um dia diferente, é um dia santo.
Ellen G. White diz que a obra de aliviar os aflitos está em harmonia com a lei do sábado. Está em harmonia com a obra dos anjos de Deus que estão sempre descendo e subindo entre o céu e a terra para servir a humanidade sofredora (DTN, 206). Como tem sido este dia em sua vida, na vida de sua família?
Meu Pai trabalha até agora e eu também. O sol cumpre sua missão no sábado. O sistema solar e os astros continuam em movimento. As fontes de águas não param. As ondas do mar continuam. Se Deus retirasse sua mão, não sobreviveríamos. Este dia foi dado para o homem.
Ellen White diz que as solicitações para com Deus são maiores no sábado do que nos outros dias. Pedem mais favores no sábado que nos outros dias. Deus não espera para que o sábado passe para conceder esses pedidos. A obra do céu não cessa nunca. E o homem não deve deixar de fazer o bem (207). A lei proíbe o serviço secular. O labor do ganha pão.
CONCLUSÃO:
Estaria você precisando de uma benção ou um milagre da graça ou da glória em sua vida hoje? Lembre-se que o seu dinheiro não pode te dar o que você mais precisa. O teu trabalho, teus relacionamentos, ou mesmo a igreja muito pouco pode fazer por você neste sentido. Só Jesus pode te dar plenamente o que você precisa. VAMOS LER JOÃO 5:14.
APELO
Agora eu pergunto: Você também precisa de cura? Está esperando um milagre como o paralítico do tanque de Betesda? Hoje Deus quer restaurá-lo física e mentalmente, quer restaurar emoções, sensações, quer fazer você vencer medos e traumas. Se você quer ser restaurado e crê que Jesus pode fazer isso, ou melhor, crê que só Ele pode fazer isso, coloque-se em pé. Se você quiser ser restaurado, aceite a Jesus, estude Sua Palavra e prepare-se para ser batizado e incorporado à família de Deus. Coloque-se em pé, vou orar por você!
Related Media
See more
Related Sermons
See more