Conhecendo Jesus
Discipulado • Sermon • Submitted
0 ratings
· 4 viewsConhecer Jesus é uma necessidade urgente! Dizer que anda com ele sem verdadeiramente conhecê-lo tem sido a grande armadilha dos dias atuais.
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
Introdução
Introdução
Primeira pergunta: Quem é Jesus para você?
Segunda pergunta: O que indica que conhecemos alguém?
Terceira pergunta: Por que confiamos em alguém?
“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou”.
Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?”
Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriamc também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”.
Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”.
Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras. Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.
Jesus está perturbado e aflito. Judas já havia ido entregar Jesus, Pedro já havia sido alertado que iria negar o Senhor. O clima estava tenso.
Os discípulos estão perturbados e aflitos.
Mesmo em meio a tudo esse clima, Jesus prestes a ir para o seu destino consola e anima os seus discípulos, incitando-os a acalmarem os seus corações. Como? Confiando nele e em suas palavras. Aqui Jesus está falando do céu.
A pergunta de Tomé abre espaço para uma das declarações chave de Jesus no Evangelho de João: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Felipe pede um “exposed” completo do Pai, sem se dar conta que todo esse tempo, na verdade, tudo o que ele havia presenciado era o próprio Deus realizando a sua vontade através do filho.
Precisamos conhecer Jesus. Precisamos compreender quem ele é. Precisamos, como escreveu o profeta Oseias: Conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor Oseias 6:3.
O caminho
O caminho
Como você escolhe o caminho para chegar a algum lugar? Provavelmente você deve usar o Maps ou o Waze. A queda e o pecado fez a gente perder a direção, é como se o tempo inteiro nós estivéssemos com a mensagem: “Sem Sinal de GPS”.
Aí Jesus aparece na história, mas ele não é como o Maps ou o Waze que precisam do sinal GPS para indicar o caminho, na verdade é como se ele fosse o próprio sinal, Jesus não é um caminho, Ele é O CAMINHO.
APLICAÇÃO: A ESCOLHA PELO CAMINHO
Aquela história de que todos os caminhos levam a Deus é FAKE.
Somente Jesus pode nos levar e nos revelar quem Deus é.
Conhecemos Jesus quando estamos caminhando nele. Ele é o caminho que nos leva a Deus.
No livro O Peregrino de John Bunyan.
Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.
Jesus é o único caminho que nos leva até Deus. Ele fez isso nos reconciliando com nosso pai, perdoando nossos pecados e nos acolhendo na família de Deus através da sua morte e ressurreição.
Estou andando no caminho?
O que precisamos ajustar em nossa rota?
A verdade
A verdade
Em tempos de FAKE NEWS a verdade se tornou artigo de luxo.
Em nossa sociedade pós moderna e pluralista, a discussão não gira em torno se existe uma verdade, mas em torno de quais verdades podem existir.
Para alguns filósofos a verdade está relacionada a como as coisas se tornam concretas no nosso mundo, na nossa realidade.
APLICAÇÃO: A ESCOLHA PELA VERDADE
Jesus não se apresenta como uma das possíveis verdades dentro do seu contexto, e por ser ele o Caminho que leva a Deus, ele também é a Verdade que revela Deus aos homens. É como se Deus se tornasse “real” para nós através da pessoa de Jesus Cristo.
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio.
Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.
A verdade não está e não é uma religião. A verdade é e está em uma pessoa, a verdade é e está Jesus Cristo.
Diante de Jesus todas as mentiras caem por terra.
Em Jesus a realidade eterna toma forma e invade o nosso mundo caído trazendo uma perspectiva maior e melhor.
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
A verdade de Jesus nos liberta do pecado, nos liberta da escravidão e nos liberta da morte eterna.
Quais mentiras a sociedade, as suas amizades e o mundo em geral tem contado para você?
Qual verdade você precisa reconhecer em Jesus?
A vida
A vida
Para alguns a vida como conhecemos não tem sentido algum e aconteceu baseada em uma série de aleatoriedades do Universo que vivemos.
A vida e toda a criação existem, não por causa de uma aleatoriedade, mas por causa de um propósito!
Fomos criados para sermos eternos, porém o pecado trouxe a morte ao mundo.
APLICAÇÃO: A ESCOLHA PELA VIDA
Jesus é o Caminho para a Deus e por isso Jesus é o Caminho para a Vida. Ele é a própria Vida
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.
Jesus nos encontrou mortos, mas nos Deus uma nova vida.
Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
A vida em Jesus nos dá um propósito, uma direção, um destino.
Conclusão
Conclusão
Quem é Jesus pra você?
Agora você o conhece?
Você confia nele?
Que Jesus seja o caminho a verdade e a vida que nos leva e nos revela o Pai.
Soli Deo Gloria